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3 considerações sobre a formação do preço de venda

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A formação do preço de venda é um desafio para as empresas, principalmente no caso dos pequenos negócios ou empreendedores individuais. Isso porque uma definição equivocada poderá resultar em prejuízos para o negócio por variados motivos. Pensando nisso, vamos trazer alguns pontos fundamentais sobre o assunto. Boa leitura!

1. A formação do preço de venda deve ser baseada em critérios

O maior erro das empresas na precificação de seus produtos ou serviços é não ter uma base para fazer isso, o que resulta em vários problemas. Um deles é quando o preço é menor que o necessário para cobrir os custos e gerar lucro para o negócio. No mesmo sentido, a marca pode acabar sofrendo uma desvalorização pelo cliente.

Por outro lado, pode-se estabelecer um preço muito mais alto do que o produto ou serviço vale na realidade. Isso, naturalmente, reduz o potencial de vendas da marca, prejudicando o negócio também.

Portanto, a formação do preço de venda precisa sempre ser baseada em dados sólidos. Tanto em relação ao próprio empreendimento quanto no que se refere a fatores relevantes externos a ele.

2. Deve-se considerar os objetivos da empresa na formação de preços

Outro ponto fundamental a ser considerado na hora de definir os preços de venda dos produtos ou serviços da empresa é o objetivo que ela tem no momento. Os mais comuns são:

Penetração no mercado: geralmente, é o caso de empresas iniciantes, que precisam se tornar conhecidas e conquistar o mercado;

Segmentação do mercado: é quando a empresa deseja selecionar o seu público, atingindo segmentos específicos;

Renovação do estoque ou teste de novidades: trata-se de uma situação em que se deseja eliminar todos os produtos de uma determinada linha do estoque. Ou promover um novo produto ou serviço;

Confrontar a concorrência: também é um objetivo mais comum para negócios que não têm uma solidez no mercado e precisam recorrer a baixos valores, para se promoverem no mercado diante de uma grande concorrência.

De acordo com cada um desses objetivos os lucros poderão ser maiores, menores ou até inexistentes. Por isso, é importante que o objetivo da formação de preço de venda também conte com um cronograma que delimite o período da ação.

3. Boas práticas para formação do preço de venda

Considerando os pontos anteriores, existem algumas questões que, se forem consideradas na determinação dos preços de venda, favorecem o sucesso dessa ação. Elas são:

  • Conhecimento dos custos fixos e variáveis do negócio;
  • Cultura de otimização de custos periódica;
  • Definição do lucro desejado pela empresa dentro de um período de tempo;
  • Acompanhamento do preço praticado pela concorrência;
  • Conhecimento do perfil do cliente e de seu poder de compra;
  • Avaliação do potencial de mercado e venda dos produtos e serviços;
  • Dimensionamento dos ciclos operacional e financeiro da empresa.

O preço de venda também deverá sempre ser acompanhado de ações que promovam a valorização do produto e da marca. Dessa maneira, a empresa não terá que se render a promoções absurdas que, no fim das contas, fazem com que suas vendas sequer cubram o que foi gasto com o negócio.

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