Home Dicas 4 tipos de inovação que todo empresário deve conhecer!

4 tipos de inovação que todo empresário deve conhecer!

3 minutos lido
Comentários desativados em 4 tipos de inovação que todo empresário deve conhecer!

Lidar com mudanças e novidades é inevitável para os empreendedores. Contudo, muitas vezes isso é encarado de maneira equivocada, como se fosse algo de outro mundo. Nesse contexto, é importante conhecer os tipos de inovação fundamentais em um negócio, para não ficar paralisado diante delas. Ao ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, você irá entender que inovação nem sempre diz respeito à tecnologia e muito menos à extravagâncias. O fato é que seus modos mais importantes são intrínsecos à própria gestão da empresa. Vamos falar sobre o assunto!

A importância de conhecer os tipos de inovação

Diante da palavra inovação, é comum associá-la à criatividade, recursos tecnológicos e diferenciais extremos. É fato que ela pode envolver isso, mas em nível empresarial, pode ser algo bem mais simples e essencial.

A gestão e os processos de uma empresa, para acompanhar o mercado e atender à demanda dos clientes, precisa periodicamente encarar transformações. Essas mudanças poderão ocorrer em diferentes níveis. É por isso que conhecer os tipos de inovação é importante: para identificar onde a sua empresa precisa mudar alguma coisa para o seu sucesso.

Diante dessa necessidade vamos apresentar os principais tipos de inovação nesse sentido.

1. Inovação no produto ou serviço

Em resposta a um problema do cliente, sua empresa oferece um produto ou serviço. Esse é o objeto final do seu empreendimento. A inovação nesse sentido diz respeito a uma atualização de versão, qualificação de algum aspecto do que já é produzido. Ou, até mesmo, do lançamento de um novo produto ou serviço relacionado ao nicho de negócio da empresa.

O importante é que nesse tipo de inovação a alteração tenha como finalidade agregar valor ao que já era oferecido e também à marca.

2. Inovação nos processos

Os processos de uma empresa dizem respeito às atividades, fluxos, métodos e estratégias envolvidos no desenvolvimento do produto ou serviço. Muitas vezes, a inovação necessária envolve esse aspecto.

São situações como a qualificação das operações, de modo a obter redução ou otimização dos custos, melhorar a relação com o cliente ou a qualidade final do que é oferecido, dentre outras necessidades.

3. Inovação nas ações de marketing

A mudança de abordagem no modo de divulgação da marca, atração e fidelização dos clientes poderá ser aquilo que a sua empresa precisa. Quando o negócio está estagnado, pode ser que você precise reanimar o interesse do cliente a partir de uma mudança de discurso.

4. Inovação organizacional

A inovação organizacional diz respeito às transformações na estrutura e nos modos de gestão da empresa. São melhorias e inovações relacionadas à gestão de pessoas, logística, administração, modelo de negócios e outras questões do gênero.

Lidar com mudanças dessa natureza pode ser um desafio, pois é comum que gerem resistência nos colaboradores e outros envolvidos com o negócio. Por isso, sempre que houver a necessidade de uma mudança organizacional, é preciso tomar providências para que seja um processo rico e fluido.

Consideramos que esses são os cinco tipos de inovação que todo empresário precisa conhecer. Você concorda? Deixe a sua opinião nos comentários!

Comentários estão fechados