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Administração estratégica: um conhecimento que todo dono de empresa precisa dominar!

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A palavra estratégia é um empréstimo que administração toma dos princípios militares. Na Grécia Antiga, ela tinha a função de designar as habilidades de um general ou liderança similar na organização das tropas, de modo a levar o seu exército à vitória.

Com o passar do tempo, o uso dessa palavra se estendeu para outras áreas, como a política, os esportes e a economia, principalmente no que diz respeito ao contexto empresarial.

Afinal, o ato de mobilizar um time ou uma equipe em direção a um objetivo, a partir de princípios que o aproximem da vitória é algo que conseguimos visualizar nesses casos, certo? Isso é ainda mais verdadeiro em um ambiente competitivo, como é o mercado em geral atualmente.

Portanto, a administração estratégica surge como um modo específico de gerir um negócio, adotado a partir da tomada de consciência de que ter sucesso com um empreendimento não é algo intuitivo.

O uso inteligente e consciente dos recursos disponíveis, sejam eles metodológicos, técnicos, materiais ou humanos são premissas desse modo de gestão. Nesse sentido, é importante saber que não se trata de uma habilidade natural de pessoas privilegiadas. A administração estratégica pode e deve ser aprendida por todo empresário!

Considerando a importância do assunto, vamos trazer vários esclarecimentos sobre a administração estratégica e como você pode aprendê-la para aplicar em seu negócio a partir dos seguintes tópicos:

O que é administração estratégica?

Principais conceitos relacionados à administração estratégica. 

Ambiente externo. 

Ambiente interno. 

Planejamento estratégico. 

Informação. 

Comunicação. 

Qual a diferença entre planejamento e administração estratégica?. 

Quais são as etapas do processo de administração estratégica?. 

1ª Etapa: Análise do ambiente. 

2ª Etapa: Diretriz organizacional. 

3ª Etapa: Elaboração da estratégia. 

4ª Etapa: Implementação da estratégia. 

5ª Etapa: Controle estratégico. 

Qual a importância da administração estratégica para as empresas?

Alguns benefícios da administração estratégica para a empresa. 

Visão ampla e assertiva. 

Diferencial competitivo. 

Sinergia e fluidez nos processos e operações. 

Crescimento sustentável. 

Como aprender sobre a administração estratégica?

Explore o conceito de estratégia sob diferentes perspectivas. 

Leia os clássicos de administração estratégica. 

Michael Porter. 

Henry Mintzberg. 

Igor Ansoff. 

Analise casos de sucesso. 

Faça um curso em administração estratégica. 

Curso de Administração estratégica do IDEBRASIL.

O que se estuda em administração estratégica?

Conclusão. 

O que é administração estratégica?

A administração estratégica é o conjunto de análises, decisões e orientações que direcionam a utilização dos recursos da empresa, visando um desempenho superior em longo prazo.

Dessa maneira, ela abrange a análise aprofundada dos ambientes interno e externo, a formulação da estratégia a partir de documentos como o planejamento estratégico, de modo a viabilizar a implementação da estratégia, seu controle e avaliação.

Esse modo de administrar, como é comum nas estratégias em geral, pode tomar diferentes formas. Contudo, é uma constante na administração estratégica a busca por harmonia entre as diferentes atividades, setores e equipes da empresa, isto é, o tratamento do empreendimento como um todo e não como partes.

Sua diferença em relação ao modo convencional de administração é que, enquanto a administração convencional tem foco no presente, a partir de análise de indicadores de desempenho e resultado dos processos, a administração estratégica vai além, projetando uma vantagem competitiva futura, capaz de melhorar o posicionamento da empresa no mercado sob uma perspectiva de vanguarda.

Dessa maneira, a administração estratégica se empenha no desenvolvimento de competências pioneiras simultaneamente à consolidação do negócio. Isto é, ela busca fortalecer a empresa e garantir que ela esteja sempre a um passo à frente.

Principais conceitos relacionados à administração estratégica

Considerando a variedade de elementos que a administração estratégica envolve, existem alguns conceitos interessantes de serem conhecidos para começar.

Ambiente externo

O estudo do ambiente externo é fundamental para a aplicação da administração estratégica. Esse ambiente engloba os clientes, a concorrência, fornecedores, sociedade, tecnologias, agentes de governança e os contextos econômico, político, ambiental e afins.

Esse modo de administração, uma vez que visa estar a um passo à frente e em harmonia com o todo, assume que todos esses fatores influenciam no caminhar do negócio. Por exemplo, se há uma “crise” ambiental e os clientes começam a se preocupar com essas questões, é preciso ficar atento ao que uma empresa deve prover nesse sentido, tal como certificações de sustentabilidade, informações sobre o não uso de teste em animais e afins.

Ademais o exemplo, é esse estudo do ambiente externo que oferece a base para identificação dos riscos e oportunidades para a empresa, permitindo que ela antecipe as tendências, potencializando sua inteligência competitiva.

Ambiente interno

O estudo do ambiente interno complementa os conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento da administração estratégica. Ele se concentra em desenvolver o autoconhecimento da empresa em todos os seus detalhes.

A proposta é identificar as forças e fraquezas da instituição frente ao cenário no qual ela atua, assim como os recursos com os quais ela conta para melhorar e se desenvolver. Segue-se o levantamento de medidas para enfrentar as fraquezas identificadas, por exemplo, a partir da capacitação de pessoal, transformação nos processos, dentre outros.

A partir disso, esse modo administrativo elabora, desenvolve, aplica e monitora variadas ferramentas que têm a função de implementar a gestão estratégica.

Planejamento estratégico

Toda empresa trabalha com diferentes tipos de planejamentos e planos para viabilizar o seu funcionamento, isto é, se utiliza de instrumentos que tem a  função de estabelecer e direcionar ações visando alcançar um objetivo.

Nesse sentido, o planejamento estratégico será o instrumento responsável por direcionar a implementação da administração estratégica. Podemos pensar que enquanto a administração estratégica seria uma espécie de “topografia”, o planejamento estratégico seria o mapa construído a partir disso, indicando os melhores caminhos, trajetos e modos de prosseguir por aquele território.

Uma das funções do planejamento estratégico é criar modos de harmonização entre os planos, objetivos e metas direcionados aos diferentes setores. Afinal, não há como ter metas semelhantes para um setor de vendas e recursos humanos. Contudo, os dois têm um objetivo fim em comum: o crescimento e sucesso da empresa.

É nesse sentido que a harmonização funciona, buscando articular e aproximar a atuação das partes da empresa, fazendo com que o objetivo final seja sempre mais importante do que as metas pontuais, sem, no entanto, negligenciá-las.

Alguns pontos importantes a serem considerados no planejamento estratégico são:

Orientação

Proporcionar um sentido e uma visão para todos os atuantes envolvidos na empresa, tomando por perspectiva maior sempre o que é o objetivo fim da administração estratégica.

Eficiência

Busca otimizar a utilização dos recursos, de modo a reduzir os custos e ampliar os benefícios da empresa.

Competência

Engloba a capacidade de grupos e indivíduos em executar as tarefas a partir da articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes.

Cultura

Conjunto de valores e diretrizes, que têm como ênfase assegurar a cooperação e harmonia entre os colaboradores e demais elementos do empreendimento.

Inovação

Conjunto de esforços e recursos que a empresa despende para manter sua atuação no mercado renovada e pioneira, a partir do desenvolvimento de novos produtos, serviços, metodologias e afins.

Aplicabilidade

O planejamento estratégico deve sempre ser pensado e elaborado de maneira que ele possa ser aplicado cotidianamente na empresa, direcionando todas as suas ações. Portanto, é interessante que ele envolva as equipes em sua elaboração, de modo a ampliar a visão tanto no viés estratégico, quanto na transição deste para a rotina operacional.

Informação

A informação é outro conceito fundamental a ser prezado na administração estratégica. Ela diz respeito ao repertório de conhecimentos e dados produzidos pela organização, que deverão ser geridos de maneira a permitir o seu uso inteligente pela empresa.

As informações subsidiam as decisões dentro da perspectiva de uma gestão estratégica. Elas englobam tanto dados quantitativos quanto qualitativos, conforme as necessidades do tipo de indicador a ser desenvolvido e sua finalidade.

É importante, nesse tópico, diferenciar informação e dados. Os dados são números, documentos e registros. Eles só são transformados em informação quando são interpretados, trabalhados, organizados e munidos de sentido para a empresa.

A informação é o que assegura muitos dos procedimentos relacionados à administração estratégica e garante a sua competência de monitoração e avaliação, isto é, de controle estratégico. Portanto, os elementos da informação que precisam ser priorizados para subsídio da empresa são:

Orçamento empresarial

Responsável por relatar custos de um determinado período, assim como estabelecer direcionamentos para investimento de recursos financeiros.

Relatórios estratégicos

Avaliam e monitoram o desempenho qualitativo da empresa, isto é, elementos não financeiros, como recursos humanos, qualidade dos processos e afins.

Controle de resultados operacionais

Mede os resultados e produtividade de colaboradores, equipes e setores.

Controle de procedimentos operacionais

Registra comportamentos e atitudes dos colaboradores a partir de critérios preestabelecidos, visando identificar a realização correta das atividades e postura organizacional.

Controle de entradas de recursos humanos

Avalia elementos de recrutamento, seleção e treinamento, visando qualificar os conhecimentos, habilidades, aptidões, valores e motivação dos colaboradores.

Controle de estoque

Registra entradas e saídas do estoque da empresa, assim como valores envolvidos em relação a demais aspectos financeiros.

De acordo com cada negócio as empresas poderão encontrar outros tipos de informações prioritárias a serem desenvolvidas. O importante é que se tenha clareza da importância da produção de informações, a fim de evitar que o negócio atue na incerteza.

Comunicação

Complementar à informação, a comunicação é um dos elementos que facilita a sua elaboração. Contudo, ela vai muito além disso, influenciando no ambiente organizacional e em todos os processos empresariais, configurando-se como um dos principais elementos estratégico para um negócio.

A comunicação na administração estratégica preza pela participação e espaços de fala para todos os operantes do empreendimento. Com isso, procura-se enriquecer a gestão de conhecimento da empresa, assim como desembaraçar ambiguidades e outros conflitos causados pela comunicação falha.

Os elementos de comunicação também funcionam com a finalidade de harmonizar a atuação entre diferentes colaboradores, setores e equipes. Sendo assim, é importante discernir e gerenciar os canais de comunicação do negócio, dentre os quais os principais são:

Face a face

É a comunicação estabelecida entre pares, pessoalmente, permitindo identificar fatores não apenas verbais, mas também gestuais: linguagem corporal, expressão facial e afins.

Meios eletrônicos e telefone

Promove a agilidade nos processos comunicativos de curta a longa distância, oferecendo também, em alguns casos, o registro e possibilidade de integração de atos de comunicação entre diferentes agentes.

Documentos

Englobam documentos escritos ou impressos, endereçados pessoalmente ou não, tais como cartas, memorandos, boletins, relatórios e afins.

Cada elemento de comunicação tem sua função e importância na empresa, demandando que todo o aparato comunicativo seja bem gerenciado a fim de produzir informações ricas, assim como proporcionar um ambiente organizacional saudável e fluido.

Qual a diferença entre planejamento e administração estratégica?

Apesar de já termos definido amplamente a administração estratégica e alguns dos seus principais conceitos, por ser uma confusão constante, é importante diferenciar esses dois elementos.

Basicamente, a diferença entre planejamento e administração estratégica, é que o planejamento é uma ferramenta da administração estratégica, visando sua implementação, enquanto a administração estratégica é mais ampla, e engloba outras questões além do planejamento.

Além disso, o planejamento estratégico é feito visualizando um período de aplicação, no qual certos objetivos, metas e planos de ação serão executados para alcançar um primeiro resultado.

A administração estratégica cultiva uma visão mais abrangente, e poderá se utilizar de projetos e conjuntos de planejamento, para subdividir a estratégia em uma perspectiva de longo prazo, assim como atuar em elementos de consolidação e fortalecimento do negócio.

Quais são as etapas do processo de administração estratégica?

Conforme já trouxemos, a administração estratégica é um modo de gestão que envolve uma série de elementos. Falando de modo geral, ela pode parecer muito complexa ou abstrata, mas, na realidade, a sua principal função é justamente trazer simplicidade ao negócio.

Como assim? No sentido de tornar as coisas mais claras, os procedimentos mais enxutos, os resultados mais previsíveis. Enfim, trazer mais praticidade e sustentabilidade ao empreendimento. Nessa perspectiva, existem algumas etapas principais que a compõem:

1ª Etapa: Análise do ambiente

Como você viu, ambiente interno e externo são conceitos fundamentais para a administração estratégica. A finalidade principal da análise dos ambientes é identificar os elementos que interferem nas forças e fraquezas da empresa e, a partir do reconhecimento dos diversos níveis de ambiente que envolvem a organização, indicar ações acertadas para lidar com cada contexto.

2ª Etapa: Diretriz organizacional

A diretriz organizacional é composta por quatro princípios que nortearão as ações da empresa e que, de uma maneira ou de outra, a maioria das pessoas, principalmente empreendedores, já ouviu falar: missão, objetivo, visão e valores. Ao contrário do que muitos pensam, eles não servem só de enfeite.

A missão tem como finalidade delimitar a razão de existir da empresa, isto é, o seu propósito.

O objetivo consiste no ponto onde ela deseja chegar. É a partir dele que os objetivos subordinados e metas serão definidos.

A visão projeta o que a organização deseja ser, o seu “ideal” a ser alcançado.

Os valores definem a cultura da organização, o seu modo de ser e de seguir a trilha de sua atuação.

Além de serem fundamentais para orientar os rumos dos objetivos e metas de todas as áreas do empreendimento, esses quatro elementos também são importantes para orientar os colaboradores ou mesmo a escolha dos profissionais que atuarão na empresa.

Além disso, eles são como uma carta de apresentação da empresa diante do mercado, dos clientes e afins. Quanto mais originais eles forem, mais demonstram o quanto o negócio se empenha em se diferenciar. Contudo, é preciso que sejam claros e concisos.

3ª Etapa: Elaboração da estratégia

Ao observar as etapas anteriores, fica claro que elas têm como função proporcionar uma base sólida para a administração estratégica. Portanto, é a partir delas que a elaboração pode acontecer de maneira efetiva.

Esse momento consiste em formular a estratégia da empresa, definindo o conjunto de ações a serem executadas, a fim de alcançar o objetivo da organização. Essas ações são determinadas a partir da projeção das estratégias mais adequadas para alcançar os fins da empresa com sucesso.

Dessa maneira, a elaboração da estratégia conta com alternativas às suas definições principais, a partir de uma antecipação de cenários possíveis. Afinal, sabe-se que os ambientes que envolvem a empresa não são estáveis, mas também não são completamente imprevisíveis.

Diante disso, a partir dos estudos anteriores, é possível levantar as tendências e se preparar para lidar com mudanças durante o curso de atuação do negócio. É nessa etapa que se elabora o planejamento estratégico e demais instrumentos que irão compor a administração.

4ª Etapa: Implementação da estratégia

Depois da estratégia bem definida, munida de instrumentos e orientações, é o momento de colocá-la em prática. É claro que isso não acontece naturalmente. O ideal é que exista um período de preparo dos colaboradores, equipes e lideranças para atuação na perspectiva da estratégia.

Além de capacitar os recursos humanos, é preciso também adequar qualquer elemento relacionado a processos e operações, para que eles favoreçam a execução da estratégia.

5ª Etapa: Controle estratégico

A etapa do controle estratégico é a que prevê e assegura o monitoramento dos resultados da administração estratégica, de modo a verificar se ela está correndo bem ou se há mudanças necessárias para melhorá-la.

Esse é um momento importante para produzir informações relevantes para a empresa, interpretá-las e utilizá-las com a finalidade de avaliar os indicadores exatos que interessam ao que foi estabelecido pela estratégia.

Qual a importância da administração estratégica para as empresas?

Conforme já ficou subtendido, a administração estratégica é importante, em primeiro lugar, porque ela proporciona o ambiente de trabalho ideal para qualquer empreendimento: mais previsível, organizado, orientado e centrado no alcance dos melhores resultados.

Nessa perspectiva, ela atua com mais segurança, serenidade e solidez. Não se trata, portanto, de um modelo de gestão que, por exemplo, na hora de alcançar um resultado qualquer, move mundos e fundos, estressando os colaboradores e desperdiçando recursos com medidas desesperadas.

É um modo contínuo de atuar, sempre visando o melhor em nível de qualidade, produtividade e valorização da marca. Vendo desse modo, podemos dizer que a administração estratégica busca como resultado primordial, justamente, a solidez e estabelecimento da empresa e não apenas resultados pontuais.

A partir dessa perspectiva de gestão, a administração estratégica garante que a empresa caminhe em direção a uma diferenciação definitiva da concorrência, fazendo com que ela tenha uma vantagem competitiva estável e não momentânea.

Isso é, sem dúvida, suficiente para justificar a sua importância. Contudo, ainda podemos falar de alguns benefícios mais específicos que são proporcionados ao empreendimento que adota esse modo de gestão.

Alguns benefícios da administração estratégica para a empresa

Visão ampla e assertiva

Uma vez que a administração estratégica é fundada na empresa com base em informações sólidas e realistas, capazes de subsidiar projeções e tendências, amplia-se a visão para movimentação do negócio.

O empreendimento guiado pela gestão estratégica extrapola ele mesmo, dominando conhecimentos fundamentais sobre todo o seu ambiente, isto é, clientes, concorrentes, mercados, sociedade e afins.

Com isso, a empresa se antecipa e estará sempre um passo à frente. Isso é mais que algo generalizado ou para lidar com riscos. Poderá, por exemplo, afetar a qualidade de seus objetivos, que se tornarão mais originais e ambiciosos, logo que ela terá condições mais seguras para alcançá-los.

Diferencial competitivo

Mais do que uma simples vantagem competitiva, o diferencial competitivo é aquele que realmente distingue a empresa na “multidão” de pessoas jurídicas. É ele que dá o toque especial a marca, fazendo com que ela seja digna de ser lembrada pelas pessoas em seu nicho de atuação.

O caminho para alcançar um diferencial competitivo de verdade não é fácil, pois ele não pode ser algo copiável ou, muito menos, copiado. Contudo, com o cultivo da administração estratégica, a empresa estará neste caminho.

Sinergia e fluidez nos processos e operações

Áreas, setores, equipes e colaboradores atuando verdadeiramente em conjunto, com poucos ou nenhum conflito, capazes de colaborar uns com os outros e realizar uma atuação integrada, que repercute positivamente nos resultados. Parece um sonho?

Mas, não é! Esse é um dos benefícios de adotar a administração estratégica, desde que ela seja efetiva, é claro. Basta lembrar o quanto pontuamos alguns dos seus conceitos e elementos que são voltados, justamente, para um melhor acompanhamento dos recursos humanos, assim como seu aperfeiçoamento, integração comunicativa e bom clima organizacional.

Não é nenhum milagre ter o capital humano contribuindo efetivamente para o crescimento do negócio, isso é estratégia!

Crescimento sustentável

Este é mais um benefício da administração estratégica que está dentre os sonhos de muitas empresas, embora alguns não saibam. Quando falamos em sustentabilidade, muitos pensam em proteção ambiental, reciclagem e afins.

Bom, mas é isso também. A questão é que quando a empresa atua com sustentabilidade, ela não beneficia apenas o ambiente externo, com cuidados como os mencionados, mas também a si própria. Isso porque a ideia de sustentabilidade propõe um funcionamento com utilização otimizada dos recursos (de todos eles!), isto é, fazer mais com menos, sem perder em qualidade.

Com a administração estratégica isso é possível, pois quando você coloca as coisas no lugar certo, enxuga os procedimentos mantendo apenas o que é realmente funcional, otimiza a comunicação para evitar desperdícios e retrabalho, dentre ações do gênero, você economiza, produz mais e melhor.

Isto é, a visão sustentável é um benefício e uma premissa da administração estratégica, que carrega consigo várias outras vantagens para o empreendimento. Por fim, melhorando a qualidade e quantidade de sua atividade, ao mesmo tempo em que reduz os recursos, a empresa pode crescer com sustentabilidade e solidez.

Como aprender sobre a administração estratégica?

Logo no início afirmamos que praticar a administração estratégica não é uma questão de habilidade natural. Isto é, ela não é uma qualidade de uma pessoa específica. Embora algumas pessoas tenham uma facilidade maior em ter uma visão estratégica, por exemplo, jogadores de xadrez e afins, isso não quer dizer que ela não possa ser aprendida.

A verdade é que a nossa cultura cria muitos “mitos” sobre gênios de áreas diversas e fazem com que as pessoas pensem que eles nasceram daquela maneira, desconsiderando, muitas vezes, toda a trajetória que aquela pessoa trilhou para alcançar o sucesso.

Felizmente, esse modo de ver as coisas vem sendo desconstruído e os gestores de empresa estão dentre os públicos mais conscientes de que a capacidade pode ser desenvolvida e ampliada, a partir do estudo e empenho.

Diante disso, vamos aqui te dar algumas direções para que você se familiarize com a administração estratégica e possa aplicá-la em sua empresa.

Explore o conceito de estratégia sob diferentes perspectivas

Observamos na introdução que a palavra estratégia veio do contexto militar e foi se expandindo para outros usos com o passar do tempo. Isso quer dizer que, embora a estratégia ganhe dimensões mais específicas conforme sua área de aplicação, ela compreende alguns aspectos gerais.

Um dos primeiros passos para se familiarizar com a gestão estratégica, nesse sentido, é se familiarizar com o próprio conceito de estratégia como um todo. O objetivo dessa ação é mesmo compreender o núcleo do pensamento estratégico, de modo a transformar a sua própria maneira de pensar a partir desse viés.

Para isso, você pode explorar diferentes tipos de materiais de leitura, audiovisuais e afins, inclusive articulados com entretenimento. Algumas obras clássicas, como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel ou “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu são leituras relativamente simples e muito interessantes para se aproximar desse pensamento no viés militar e político, mas com lições que já valem para a vida corporativa, por exemplo, sobre liderança.

Acompanhar e observar o uso da estratégia em jogos, ou assistir filmes e seriados que a tem como foco também são uma ótima complementação.

Leia os clássicos de administração estratégica

Como acontece com todo tipo de conhecimento que se torna uma metodologia aplicada, existem alguns estudiosos que estão na raiz de seu surgimento e merecem ser conhecidos.

Isso não quer dizer que você tenha que fazer um estudo amplo e aprofundado sobre eles. Afinal, estamos falando de se familiarizar com o modo de pensamento e atuação direcionados pela administração estratégica.

Além disso, você pode procurar palestras, artigos e textos mais simples sobre as obras desses autores. Não precisa ser complicado! Alguns teóricos importantes para a gênese desse conhecimento são:

Michael Porter

Esse é um dos clássicos da administração estratégica, professor na universidade de Harvard desde os 26 anos e tem como principal obra “A vantagem competitiva das nações”.

Nessa obra, ele aplica a lógica corporativa às nações, descrevendo como impulsionar a economia de um país a partir de empresas competitivas. Para os leitores da língua inglesa, também vale procurar pelo texto “Whats is Strategy”, publicado na Harvard Business Review.

Henry Mintzberg

Acadêmico doutorado pela MIT Sloan School of Management, seu livro mais conhecido é “A ascensão e a queda do planejamento estratégico”, no qual ele aponta algumas críticas a certos modos de uso do planejamento estratégico e propõe outras maneiras de tomar decisões nas organizações.

Trata-se de um teórico polêmico e interessante, uma vez que defende uma gestão que se baseia mais na prática e na experiência do que apenas em números. Principalmente para os que buscam inspiração para desenvolver o espírito inovador, essa pode ser uma boa leitura.

Igor Ansoff

Professor e consultor, Igor Ansoff escreveu a obra “Coporate Stragety”, que infelizmente não tem tradução para o português. Nesse livro, o autor propõe bases para um processo único na formulação de objetivos e estratégias fundados nas oportunidades do ambiente.

Apesar de não ter tradução, você encontra textos que falam sobre as obras desse autor, inclusive abrangendo o seu modelo de planejamento estratégico voltado para a expansão das empresas, chamado “Matriz de Ansoff”.

Analise casos de sucesso

Aprender a partir da experiência de outras pessoas está a um passo de aprender pela experiência. Isto é, traz elementos mais ricos do que a simples leitura de teorias, pois revela as variáveis que só a prática compreende.

Para que esse tipo de familiarização com a administração estratégica funcione melhor, escolha marcas com as quais se identifica, as quais admira e nas quais se inspira para direcionar sua própria empresa.

Em contrapartida, vale a pena estudar também as que são o oposto, aquelas que não gosta ou que foram um “fracasso de sucesso”. Ter o viés tanto do que deseja apreender e adaptar para sua própria prática, quanto do que não quer, é mais interessante e estimulante do que ter apenas um ponto de vista.

Faça um curso em administração estratégica

Existem muitas coisas que você pode aprender sozinho e se familiarizar com o conceito de estratégia e algumas visões da administração estratégia são um exemplo. Isso é positivo e saudável, contudo, não o suficiente para que você domine esse modo de gestão.

Como você pôde perceber, a administração estratégica envolve uma série de detalhes, que vão muito além de um conceito, abrangendo ferramentas, instrumentos, metodologias, indicadores e afins.

Mais do que isso, ela não é uma fórmula pronta! É preciso que o gestor compreenda esse modo de administração o suficiente para aplicar em seu negócio de acordo com as particularidades dele, acompanhando e aperfeiçoando o processo.

Diante disso, fazer um curso na área, oferecido por uma instituição especializada e com foco em gestores de empresa é fundamental para realmente dominar esse modo de gestão.

Contudo, algo importante a se observar é que não se deve recorrer a qualquer curso. Principalmente cursos tradicionais, como graduações e especializações, vão te oferecer principalmente teoria e modos de pesquisa acadêmica.

Mas, a realidade é que falta a esses conhecimentos o suficiente para que sejam aplicáveis em uma empresa. Por isso, deve-se atentar e escolher instituições que englobem uma proposta prática, como o IDEBRASIL.

Saiba mais sobre nossa proposta e como estudar administração estratégica conosco a seguir.

Curso de Administração estratégica do IDEBRASIL

Antes de falarmos da proposta de curso de administração estratégica do IDEBRASIL, vamos te apresentar um pouco sobre a sua história. O IDEBRASIL foi fundado por Elton Lívio Petterle, como resultado da sua experiência e estudos posteriores, no qual procurou entender o porquê do “fracasso” de muitos negócios no Brasil.

Partindo tanto de suas frustrações como empreendedor, quanto da pesquisa com mais de 1500 outros empreendedores, ele chegou à conclusão de que o insucesso de qualquer negócio estava relacionado com a falta de conhecimento para geri-los, independentemente de qual fosse o porte. 

Mas, afinal, por que isso era o problema, se muitos dos gestores de empresa são formados na área de administração e afins? Esse foi outro ponto de sua descoberta: a de que os cursos tradicionais não contemplam a realidade dos empresários, principalmente os responsáveis por micro, pequenas e médias empresas.

Isso tornava o problema ainda mais grave, uma vez que muitos donos de empresa investiam justamente nessa formação e acabavam frustrados e desgastados por, mesmo depois de todo o investimento na qualificação, não conseguirem fazer com que os conhecimentos aprendidos realmente favorecessem o próprio negócio.

Diante dessa trajetória, Elton fundou o IDEBRASIL com a proposta de subsidiar aos empreendedores uma qualificação que atendesse à sua realidade, tanto no que compete aos conhecimentos ensinados, quanto no que diz respeito à adaptabilidade do curso à sua atuação simultânea no negócio.

Nessa perspectiva, o IDEBRASIL cultiva como filosofia difundir o conhecimento em gestão empresarial de maneira simples e prática, visando o crescimento com harmonia e liberdade, partindo da premissa de que o simples é sempre o correto.

Dessa forma, todos os cursos do IDEBRASIL são prioritariamente voltados para a prática, atendendo a: empresários, sucessores, futuros empreendedores, gerentes, supervisores e coordenadores de micro, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e microempreendedores que desejam ter o controle absoluto de sua empresa, além de profissionais da área financeira e administrativa que queriam amplificar sua visão para outros setores da empresa, dando um maior apoio aos empresários e se destacando dos demais funcionários.

O que se estuda em administração estratégica?

Neste curso, você estuda todos os elementos pertinentes à administração estratégica, tais como análise de ambientes interno e externo, posturas comportamentais e interpretativa diante das informações sobre os cenários, ferramentas e instrumentos fundamentais para a aplicação da estratégia, como o planejamento estratégico e fluxograma e, ainda, os desdobramentos da administração estratégica nos setores.

No IDEBRASIL existem duas maneiras principais de você estudar a administração estratégica. Uma é dentro de um curso global sobre gestão de empresas, chamado Curso de Desenvolvimento Empresarial (CDE), que é composto por 6 módulos: Custos; Finanças; Gestão de pessoas e processos; Negociação, compras e estoque; Marketing e vendas; Administração estratégica.

O diferencial desse curso é que ele é completamente voltado para prática. Cada módulo é realizado em 5 dias, somando 20h/aula. Em seguida, segue-se um intervalo de 5 semanas para aplicação dos conhecimentos, de modo que o aluno possa retornar com experiências e dúvidas com base na prática a serem desenvolvidas.

Contudo, os que desejam uma formação mais pontual nessa área específica, por já dominarem os outros tópicos do CDE, também podem fazer alguns dos nossos cursos de curta duração focados somente na administração estratégica, com programação e metodologia semelhantes.

Quem faz esse curso no IDEBRASIL, alcança os seguintes resultados:

·         Aprende a fazer um diagnóstico preciso de seu negócio;

·         Aprende a analisar os pontos fortes da empresa e como potencializá-los;

·         Aprende a analisar os pontos fracos da empresa e como minimizá-los;

·         Desenvolve competência para construir a missão e identidade da empresa;

·         Domina a compreensão sobre o que é o seu negócio;

·         Torna-se capaz de projetar e analisar cenários futuros;

·         Desenvolve o potencial de competitividade para o presente e o futuro;

·         Desenvolve a visão ampla e voltada para o futuro, aprendendo a defini-lo e alcançá-lo;

·         Aprende a analisar e estabelecer as alternativas mais lucrativas;

·         Aprende a controlar, avaliar e corrigir para alcançar o futuro almejado.

Observe que aqui os resultados esperados não compreendem nada como “dominar o conceito de estratégia” ou “conhecer a abordagem dos clássicos da administração estratégica”, pois o curso não é voltado para a teoria: é primordialmente voltado para a prática!

Conclusão

O IDEBRASIL é uma instituição criada para servir aos gestores de empresas reais, que encontram dificuldades em seu negócio por falta de conhecimento aplicado. Portanto, é uma organização que se importa com os resultados da sua empresa e, também, com um modo de empreender saudável.

Isso quer dizer que ao tomar o IDEBRASIL como parceiro o empreendedor estará lidando com outros empreendedores, que entendem o quanto o sucesso da empresa, a partir de um modo de atuação simples, prático e eficaz é fundamental.

Afinal, isso é algo que repercute na vida do empresário e, quanto melhor funcionar, mais permite que ele tenha vida própria, passando mais tempo com a família, cuidando de si mesmo, adquirindo estabilidade financeira e reduzindo o estresse com os problemas do empreendimento.

Portanto, o próprio IDEBRASIL atua com uma visão holística, harmônica e integrada, própria da administração estratégica. Se você se interessou por nossa proposta e está decidido a aplicar a administração estratégica, dentre outros saberes empresariais para alavancar o seu negócio, acesse o link para conhecer o IDEBRASIL.

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