Home Empreendedorismo Como fazer e aplicar um fluxograma empresarial?

Como fazer e aplicar um fluxograma empresarial?

3 minutos lido
Comentários desativados em Como fazer e aplicar um fluxograma empresarial?

O fluxograma empresarial é uma representação gráfica que ilustra uma série de eventos, compreendendo todos os seus passos e fluxos possíveis, conforme os diferentes tipos de resposta. Eles facilitam a visualização dos processos pelos mais diferentes componentes da empresa, contribuindo para alinhar e qualificar as atividades.

Embora sua linguagem seja relativamente simples, o que será mais determinante para que um fluxograma empresarial seja bem elaborado e aplicado é a análise de base para o seu desenho. A seguir, vamos oferecer dicas para a elaboração e utilização dessa ferramenta. Confira!

Quais são os tipos de fluxograma empresarial?

Um fluxograma empresarial pode ser desenhado a partir de diferentes ferramentas, desde as tradicionais, presentes no pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, até programas mais específicos, como Lucid Chart, Gliffy e Draw.io.

Além de poder ser diagramado a partir de diferentes ferramentas, os fluxogramas também podem ser de diferentes tipos:

Fluxograma Simples

É aquele que não utiliza simbologias específicas, indicando apenas a estrutura das etapas de interesse a partir de um gráfico.

Fluxograma vertical

Utiliza simbologias simplificadas, possibilitando a leitura técnica de etapas sequenciais de uma atividade também simples.

Fluxograma Descritivo

Descreve passo a passo sequência de atividades pertinentes à rotina de trabalho.

Fluxograma Multifuncional

Oferece uma visão geral dos processos a partir de funções e atividades sequenciais, com início e fim definidos. Por abranger um gama maior de informações, é fundamental o uso das simbologias nesse tipo de fluxograma empresarial, a fim de viabilizar sua leitura.

Como elaborar e aplicar um fluxograma empresarial?

Como demonstramos anteriormente, existem diferentes tipos de fluxograma empresarial conforme as necessidades do negócio. De modo geral, as etapas para sua elaboração são:

a. Escolher a ferramenta na qual o fluxograma será desenhado;

b. Listar as atividades do processo que será desenhado com todos os seus detalhes, como recursos, setores, responsáveis, início, fim, etc.;

c. Desenhar o diagrama a partir das informações dos processos a serem desenhados, de maneira clara, objetiva e com as simbologias adequadas;

d. Conectar as atividades diagramadas a partir de linhas e setas conforme seus fluxos e contingências;

e. Realizar um teste para verificar se o fluxograma é de fácil compreensão por alguém que não tenha relação com a sua produção.

De modo geral, é fundamental que o fluxograma seja muito claro e sintético, pois sua finalidade é justamente permitir o conhecimento do processo sem que se tenha que produzir dezenas de páginas de relatório.

O fluxograma empresarial existe para simplificar, motivo pelo qual a etapa de teste, que funciona como uma validação, é muito importante. A partir disso, sua aplicação se dá de diferentes maneiras.

Os fluxogramas podem ser utilizados para:

– Treinamento de novos colaboradores;

– Apresentação a parceiros, investidores e outros interessados sobre os processos da empresa;

– Revisão e qualificação de processos a fim de otimizar os resultados do negócio;

– Mapeamento dos processos empresariais para viabilizar a gestão de processos.

Além dessas, outras atividades podem ser favorecidas pelo uso do fluxograma empresarial. Por sua importância, o ideal é que seja elaborado por alguém que tenha conhecimento no assunto e na empresa, ou até mesmo por uma equipe. Se você gostou desse artigo, não deixe de ampliar seus conhecimentos de gestão continuando a acompanhar o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados