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Como fazer uma empresa crescer de verdade?

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A busca por saber como fazer uma empresa crescer surge por diferentes razões e momentos, de acordo com cada perfil de empreendedor. Alguns percebem ou sentem essa necessidade depois de algum tempo de negócio. Outros podem acabar sendo presa da própria ansiedade. Em certos casos, percebe-se uma oportunidade conveniente no mercado.

Seja qual for a motivação, antes de procurar saber como fazer uma empresa crescer, é preciso entender se o momento é realmente propício para isso e, também, saber como preparar a empresa para o crescimento. Ao contrário do que muitos pensam, a expansão de um negócio nem sempre é positiva. Se ela não for feita da maneira correta, pode se tornar um enorme problema.

Portanto, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não existe atalho para o crescimento, assim como não existe um único caminho para isso. A perspectiva de crescimento sempre deverá ser construída e mensurada de acordo com a realidade da empresa. Com isso em mente, vamos desenvolver a seguir alguns pontos importantes para saber como fazer uma empresa crescer de modo saudável e real.

Nesse texto você vai conferir:

 

Como fazer uma empresa crescer no momento certo?. 1

Como fazer uma empresa crescer de verdade #1- Estude seu próprio negócio. 2

1.1 Como o crescimento afetará a empresa?. 2

1.2 Quem são os seus clientes?. 2

1.3 Como está o seu mercado?. 3

1.4 Quais as perspectivas para o futuro. 4

Como fazer uma empresa crescer de verdade #2 – Planeje o crescimento. 5

Como fazer uma empresa crescer de verdade #3 – Invista em marketing e branding. 6

Como fazer uma empresa crescer de verdade #4 – Faça parcerias. 7

Como fazer uma empresa crescer #5 – Alguns exemplos de estratégias possíveis. 7

5.1 Expanda seu negócio para a internet 7

5.2 Abra uma filial da sua empresa. 7

5.3 Diversifique seus produtos e serviços. 8

5.4 Busque contratos com instituições. 8

5.5 Fusão com outras marcas. 8

5.6 Internacionalização da marca. 8

BÔNUS! Investir em pessoas também é uma regra sobre como fazer a empresa crescer com eficiência! 9

Não há como fazer uma empresa crescer com solidez sem investir nos colaboradores. 9

a. Sua empresa tem um plano de carreira para os colaboradores?. 9

b. Tenha uma cultura de treinamento e capacitação de colaboradores. 9

c. Envolva os colaboradores no processo de crescimento da empresa. 10

Quando a empresa cresce, o empreendedor precisa crescer junto com ela! 10

a. Determine um tempo para cada coisa. 11

b. Organize o seu tempo por uma lógica de prioridades. 11

c. Aprenda a delegar funções. 11

d. Tire férias! 12

e. Nunca se contente com a sua qualificação! 12

Conclusão. 12

 

Como fazer uma empresa crescer no momento certo?

Assim como observamos que o crescimento no momento inadequado pode ser negativo, deixar a empresa estagnada quando ela pede para expandir também é problemático. Deve-se entender a diferença entre a estabilidade de um empreendimento e sua estagnação. Fato é que mudanças sempre são necessárias, pois tudo ao redor da empresa também se modifica.

Portanto, é preciso ficar atento ao momento certo de avançar com o negócio. Essa atenção é fundamental, pois os sinais de que está na hora de fazer a empresa crescer, na realidade, são muito positivos e podem acabar gerando a falsa percepção de que é melhor manter as coisas como estão, justamente quando elas precisam mudar. Esses sinais são:

🔴O caixa está no azul;

🔴As finanças estão bem organizadas;

🔴As vendas estão fluindo;

🔴Tem-se uma quantidade satisfatória de clientes fidelizados;

🔴Novos clientes tem se interessado pelo negócio;

🔴A equipe está consolidada e em harmonia;

🔴Os processos estão funcionando perfeitamente.

Esses são alguns dos principais sinais de que está na hora da empresa crescer. Mas, afinal, por que mexer no time que está ganhando? A resposta é um tanto simples: sua empresa não ficará nessa condição perfeita para sempre caso não se movimente.

O mercado ao entorno irá crescer, a concorrência irá aumentar, os clientes vão mudar. Se você não projetar isso e acompanhar o ritmo, irá perder esse momento ideal para o crescimento e se deparar com as consequências dessa falta de atitude no futuro, quando as condições já não estiverem tão boas.

Sendo assim, o crescimento de uma empresa não é uma solução mágica para os problemas. Pelo contrário, é basicamente um passo necessário a ser dado em algum momento, a fim de buscar, não apenas o sucesso do negócio, mas sua sobrevivência. Diante disso, vamos trazer algumas dicas sobre como fazer uma empresa crescer e se preparar para isso. Acompanhe!

Como fazer uma empresa crescer de verdade #1- Estude seu próprio negócio

A análise do próprio negócio é fundamental, tanto para preparar a empresa, de modo que ela chegue em um estágio favorável para o crescimento, quanto para identificar as oportunidades de crescimento interessantes para a empresa.

Exceto no caso de empreendimentos que ainda vão começar, a empresa já terá uma trajetória, recursos e processos em funcionamento, de modo que não é possível apostar em um “vale tudo” para crescer. A expansão precisará ser coerente com o que está em movimento. Alguns pontos fundamentais a avaliar nesse estudo são:

1.1 Como o crescimento afetará a empresa?

O crescimento de uma empresa sempre quer dizer mudança. Principalmente quando tudo está fluindo perfeitamente no empreendimento, é preciso projetar o que a expansão do negócio exigirá para que o padrão de qualidade e outras questões positivas não sejam prejudicadas.

Isso porque, com o crescimento, necessita-se de mais recursos financeiros, humanos, materiais, rever processos, reconfigurar a logística e, em alguns casos, até mesmo de uma mudança ou ampliação na infraestrutura. Essa percepção irá te permitir entender o limite ideal para o crescimento, isto é, o quanto você pode crescer de maneira saudável.

1.2 Quem são os seus clientes?

Não há como fazer uma empresa crescer sem levar em conta o cliente! Nesse contexto, esse conhecimento ganha novas proporções, pois a conquista de novos consumidores e, em alguns casos, de consumidores de outros mercados, será fundamental.

Muitos empreendedores se embaraçam nessa demanda, pois pensam que conhecer o cliente diz respeito a números e estatísticas demográficas. Não é que elas sejam inúteis, mas são muito básicas e insuficientes para definir um perfil de clientes real, algo indispensável para ter sucesso com eles.

A criação de um personagem, que reflita os principais perfis de consumidor para um produto ou serviço, precisa ser feita com base em informações aprofundadas e reais. Portanto, será necessário pesquisar. Você pode começar pelos clientes que já tem, mas não se limite a isso: se o seu objetivo é o crescimento da empresa, procure conhecer o seu público em potencial.

Algumas questões ajudam a entender quem é o consumidor ideal para a sua empresa e desenvolver empatia com ele, de modo a criar soluções que sejam mais assertivas na recepção dos clientes. Diante disso, procure saber:

❓Quem ele é?

❓O que ele diz?

❓O que ele faz?

❓Como ele vê o mundo?

❓O que ele pensa?

❓O que ele sente?

❓Como ele escuta?

❓Quais suas necessidades?

❓O que ele quer?

❓Quais seus interesses?

Um estudo aprofundado do cliente, buscando a consolidação de um perfil realmente humano e realista, será a base para pensar o crescimento da empresa de maneira eficiente. A partir disso, é possível projetar os produtos e estratégias que terão maiores chances de sucesso no mercado.

Além de pesquisar e montar o perfil de consumidores, uma dica de ouro é: antes de implantar as mudanças definitivas para a expansão do negócio, faça testes com grupos adequados de consumidores. Isso irá apontar se você está no caminho certo ou não.

1.3 Como está o seu mercado?

Outro ponto fundamental para estudo do seu negócio diz respeito às condições do mercado no momento e projeções para o futuro próximo. Como já comentamos, a não ser que você esteja começando do zero, já tem uma estrutura em funcionamento. Isso não te permite fazer algo absolutamente diferente e desconectado do seu negócio atual sem prejuízos. Seria começar outra empresa em vez de fazer a que já tem crescer.

É o mercado do seu nicho empresarial que irá te mostrar os melhores caminhos sobre como fazer uma empresa crescer. Como? É preciso que você identifique o que está “faltando”:

O que a concorrência não está respondendo?

Quais problemas não está resolvendo?

Quais detalhes não tem explorado?

É sempre naquilo que está em falta que você precisa investir, de modo que os clientes e o próprio mercado verão na sua empresa um diferencial. Isso nem sempre é algo absurdo ou complicado. Vamos dar um exemplo simples e fácil de entender.

Vamos supor que um empreendedor, que se chama Carlos, tem um Hortifrúti em seu bairro. Lá existem mais 4 Hortifrútis e dois supermercados que também comercializam produtos semelhantes. Como existe um equilíbrio entre a qualidade dos produtos, as motivações dos clientes são as mais básicas: maior proximidade da residência, preço, etc.

Contudo, Carlos decide expandir um pouco a sua empresa. Portanto, ele faz um estudo sobre os clientes, os Hortifrútis e supermercados locais, assim como das tendências para o seu mercado. Ele observa, dentre outros, os seguintes pontos:

– Os clientes têm buscado produtos de empresas com responsabilidade ambiental;

– As pessoas desse bairro desejam uma vida saudável, mas têm pouco tempo para preparar suas refeições;

– Muitos clientes valorizam temperos frescos e até mesmo gostam tê-los em casa em vasinhos de plantas;

– Há uma quantidade considerável de veganos e vegetarianos no local, que buscam por produtos pouco comercializados para preparar seus pratos;

– Os mercados locais oferecem principalmente as verduras e frutas mais consumidas, como laranja, maçã, banana, uva, morango, etc. Independentemente da época e sem maiores informações sobre a origem;

– Verduras e frutas prontas para o preparo (“picadas”) apresentam um valor muito superior aos inteiros;

– Todos os mercados oferecem sacolas plásticas aos seus clientes.

A partir dessa análise sobre os clientes e a concorrência local, considerando as atuais condições do seu próprio estabelecimento, ele identifica como possibilidades para o seu crescimento:

– Vender produtos procurados pelos consumidores veganos e vegetarianos, tais como tofu, oleaginosas à granel, produtos à base de soja, dentre outros.

– Oferecer caixas ou sacolas de papel para as compras, em vez de sacolas plásticas, assim como alternativa de entrega em domicílio por uma taxa;

– Colocar placas com informação sobre a origem das frutas, verduras e outros produtos comercializados, priorizando o comércio de frutas e verduras de época;

– Oferecer a alternativa de o cliente ter as frutas e verduras picadas na hora por uma pequena taxa;

A partir disso, ele decide testar essas implantações e avaliar seus resultados para ver se contribuirão para o crescimento do negócio.

É claro que existem outros fatores que influencia nas decisões sobre como fazer uma empresa crescer, como você verá a seguir. A questão em pauta é que Carlos consegue, a partir do estudo do mercado, incluindo clientes e concorrência, perceber o que está faltando e que ele pode oferecer.

Nesse caso, fica claro que não precisa ser nada muito complicado: uma simples medida, por encantar os clientes ao responder a uma preocupação pessoal e social deles, poderá fidelizar e atrair mais consumidores para uma empresa, preparando-a para consolidação da marca e, no futuro, buscar outras medidas mais ousadas de expansão.

1.4 Quais as perspectivas para o futuro?

Outro ponto fundamental sobre como fazer uma empresa crescer é avaliar as perspectivas do negócio. Por envolver uma previsão, esse pode ser um ponto muito difícil de analisar, que demanda profissionais qualificados envolvidos.

Trata-se de analisar tendências, tanto do mercado quanto da dinâmica da empresa dentro de um período de tempo, de modo a identificar os possíveis cenários para o futuro. Isso é indispensável, pois o crescimento não acontece do dia para a noite e, enquanto ele está acontecendo, as coisas não param por causa disso!

Muitos dos tópicos a seguir estarão relacionados com essa projeção, portanto, prossiga para entender melhor! Em síntese, estudar o próprio negócio é conhecê-lo “na palma da mão” em todos os seus aspectos, desde as finanças até o mercado.

Como fazer uma empresa crescer de verdade #2 – Planeje o crescimento

Planejamento é uma palavra que aparece constantemente no universo dos empreendimentos. Ele é sempre a chave para qualquer ação bem-sucedida e precisa mesmo ser a base, desde o nascimento de uma empresa. Contudo, ele também precisa se adaptar às necessidades dela, portanto, se modifica com o tempo. Não há como fazer uma empresa crescer sem mexer nos seus planos!

O motivo disso é que, para tornar concreto o crescimento de um negócio, será necessário rever seus indicadores, metas e objetivos. Os processo de crescimento deverá ser pensado por etapas, de modo a permitir avaliações periódicas dos resultados. Além disso, para cada avaliação, métricas assertivas serão necessárias para demonstrar se o que foi planejado está sendo alcançado.

Sendo assim, todo o estudo realizado anteriormente sobre o negócio e seu entorno precisará ser organizado e estruturado, de maneira que seja possível identificar os indicadores-chave a serem avaliados, assim como as métricas necessárias para essa avaliação. A partir disso será possível acompanhar o crescimento, identificar problemas e propor ações para correções.

Diante disso, é perceptível que um planejamento voltado para o crescimento tem uma estrutura muito parecida com o planejamento empresarial de um modo geral. Nessa perspectiva, para adaptá-lo ao objetivo de expansão, é preciso explorar alguns pontos, que podem ser feitos em forma de perguntas, como as que seguem:

❓Por que crescer nesse momento?

❓Onde se pretende chegar com o crescimento? Em quanto tempo?

❓O que será necessário fazer para isso?

❓Quais recursos se tem para isso?

❓O que mais é necessário para viabilizar o crescimento?

Questões como essas permitirão identificar quais serão os pontos necessários no planejamento, de modo a tornar o crescimento real possível, assim como entender até onde será possível chegar e em quanto tempo.

Isto é, esses questionamentos possibilitam que o crescimento saia da idealização e se expresse em termos realistas e praticáveis. Fora isso, alguns tópicos fundamentais que devem ser consideradas no planejamento envolvem:

📍Preparar-se financeiramente, procurando gerar estabilidade para a realização das mudanças necessárias ao crescimento da empresa de maneira saudável;

📍Organizar-se conforme as etapas previstas para o crescimento, de maneira a não abraçar mais do que a capacidade da empresa permite;

📍Prevenir-se contra imprevistos, a partir da identificação de riscos e preparação para lidar com eles, caso ocorram;

📍Treinamento e expansão da equipe, conforme cada estágio de crescimento, de modo a não sobrecarregar os colaboradores ou setores com a expansão, considerando que as consequências disso resultariam em problemas e prejuízos.

Algumas ferramentas e metodologias importantes nesse momento são o planejamento estratégico, planos de ação e gestão de processos.

Como fazer uma empresa crescer de verdade #3 – Invista em marketing e branding

Um dos fatores determinantes sobre como fazer uma empresa crescer de maneira real e consolidada é a força da marca. Quanto mais forte uma marca se torna, isto é, mais querida pelos clientes, maiores as possibilidades de a empresa passar por crises e desafios sem desmoronar.

Para isso, é preciso ter um marketing profissional e qualificado, que além de divulgar e promover a valorização da empresa, dê conta de fortificar a sua marca a partir dos variados recursos que existentes.

Em articulação, o marketing e o branding promovem a sua empresa a partir de ações como:

🔴Divulgação a partir de diferentes meios e canais;

🔴Presença online, mantendo um relacionamento ativo com os clientes;

🔴Oferta de conteúdos ricos, de interesse dos clientes;

🔴Ações estratégicas de pesquisa, captação e remarketing;

🔴Utilização das ferramentas e recursos disponíveis para a estratégia de marketing;

🔴Relacionamento com outros setores para coerência das ações de marketing;

🔴Relação estreita com o setor de vendas, para potencializá-las e qualificar as ações de marketing;

🔴Elaboração gráfica inteligente para atração e elo com o cliente.

Essas e outras ações são trabalhadas pelo marketing. É importante saber que essa área é a mais qualificada para desenvolver boa parte das pesquisas relevantes para o desenvolvimento de novos produtos, assim como para o conhecimento aprofundado dos clientes e do mercado. Consequentemente, mais do que divulgar a empresa, o marketing é um setor estratégico que ajudará a tomar decisões assertivas, quando bem executado.

Como fazer uma empresa crescer de verdade #4 – Faça parcerias

Não é só para conhecer os clientes e a sua concorrência que o estudo de mercado é importante. Como já sinalizamos, esse estudo serve também para identificar e investir nas oportunidades certas. É nesse ponto que entram as parcerias.

Os potenciais parceiros podem ser aqueles empreendedores que tem um negócio relacionado ao seu, mas que não chega a ser um concorrente. Eles podem abranger uma diversidade de clientes que ainda não acessam o seu espaço, mas que poderiam ser interessar por ele, assim como você também pode ter clientes que interessam a esse outro negócio.

Situações como essa são uma oportunidade de parceria! Existem diversas maneiras de desenvolvê-la, como a partir de promoções conjuntas, divulgação indoor de outros negócios, troca de brindes, dentre outras opções.

Outro modo de parceria é encontrar investidores interessados no seu negócio. Conhecidos principalmente como investidores anjos, tratam-se de empreendedores bem-sucedidos e dispostos a investir em novos empreendimentos, com diferentes níveis de participação, não apenas financeira, mas muitas vezes interferindo na gestão.

Portanto, nesse segundo caso, é preciso ter abertura e total domínio do próprio negócio. Além do estudo de mercado, uma ótima maneira de encontrar parcerias que contribuam para o crescimento da sua empresa é participando de cursos, palestras, workshops e eventos que promovam o networking!

Como fazer uma empresa crescer #5 – Alguns exemplos de estratégias possíveis

Agora que já falamos da base necessária sobre como fazer uma empresa crescer de verdade, pensando nessa expansão de maneira que ela seja realmente positiva para o empreendimento, vamos dar exemplo de algumas estratégias específicas para isso. Veja a seguir!

5.1 Expanda seu negócio para a internet

As empresas que ainda não aderiram ao e-commerce e desejam expandir podem encontrar um prato cheio na internet. Para além do marketing digital, ter uma loja que permita que os consumidores conheçam e comprem seus produtos e serviços online fará toda a diferença.

Por sinal, o que vai garantir que o consumidor chegue à sua loja virtual é justamente um bom trabalho de marketing. Ele irá conferir todos os aparatos necessários ao site, mas também articular outras estratégias para alcançar e educar seus potenciais clientes nas diferentes etapas da jornada de compras.

5.2 Abra uma filial da sua empresa

Essa é uma resposta bastante popular sobre como fazer uma empresa crescer. Uma vez que os clientes buscam praticidade, sua filial nem precisa ser muito distante, podendo ser, por exemplo, em diferentes bairros da mesma cidade. O importante é que exista uma perspectiva comercial interessante para o seu nicho de negócio no local da nova filial.

Contudo, deve-se considerar que abrir uma filial é basicamente abrir “outra empresa”, no que diz respeito aos custos e recursos necessários para mantê-la. Portanto, é preciso muito planejamento e análise para ter certeza que essa ação será saudável para o crescimento da marca.

5.3 Diversifique seus produtos e serviços

Lembra do exemplo do Carlos? A diversificação de produtos foi um dos pontos que ele considerou fazer diante do estudo de mercado. Seja qual for o seu negócio, é muito provável que existam produtos e serviços completares ou relacionados que poderiam ser comercializados pela sua empresa.

Um exemplo fácil de entender é a Coca-Cola de café expresso, que inovou na oferta de produtos dessa marca. As academias também trazem um bom exemplo nesse sentido. Muitas delas, além dos exercícios físicos, promovem eventos e cursos educativos sobre qualidade de vida e outros temas atrativos para os alunos.

O fundamental é não criar nada aleatoriamente, baseando-se sempre em pesquisas sólidas sobre o mercado e os clientes e, também, testando os resultados antes de investir. Nesse mesmo contexto, é interessante buscar conferir diferenciais de qualidade aos seus produtos, de modo a realmente valorizar a sua marca e fazer com que os clientes tenham preferência por ela.

5.4 Busque contratos com instituições

Garantir um alto fluxo de consumo para o seu negócio com uma periodicidade certa é, sem dúvida, uma maneira interessante sobre como fazer uma empresa crescer. Isso é possível tanto negociando com empresas maiores, quanto concorrendo a editais de licitação públicos, que existem em nível municipal, estadual e federal.

O cuidado a ser tomado nesse caso é ter um plano de negócios impecável, dar ênfase na transparência e jamais deixar que o negócio dependa de um único contrato, afinal, a ideia é expandir!

5.5 Fusão com outras marcas

Uma estratégia um pouco complicada, mas que pode funcionar, principalmente para empresas que estão muito bem estabelecidas, é a compra de outras marcas que seriam suas concorrentes. Com essa ação, ganha-se um negócio “pronto”, mas isso não quer dizer que não exista trabalho e problemas pela frente.

Os clientes quase sempre desconfiam de uma nova marca tomando conta daquilo que eles se acostumaram a associar à outra. Além disso, é preciso lidar com a transição de colaboradores, resolução de problemas já existentes na empresa comprada, alinhamento entre marcas, dentre outras questões. Portanto, é preciso avaliar cuidadosamente se esse tipo de negócio vale à pena.

5.6 Internacionalização da marca

Essa é outra estratégia interessante para o crescimento empresarial, mas para a qual é preciso estar bem preparado! Levar um produto para um território internacional envolve uma série de trâmites legais e estudos avançados para a projeção do futuro do negócio em outros países.

No entanto, quando há boas perspectivas após as análises, os resultados são muito interessante. Atualmente, com a possibilidade de comercializar produtos pela internet, essa estratégia se torna ainda mais ampla. Não é raro encontrar e-commerces que entregam seus produtos em mais de um país, sem que, necessariamente, precisem de um espaço físico no local.

BÔNUS! Investir em pessoas também é uma regra sobre como fazer uma empresa crescer com eficiência!

Até agora tratamos dos aspectos mais técnicos e relacionados ao negócio para falar sobre como fazer uma empresa crescer. Mas não poderíamos finalizar o assunto sem falar de duas questões fundamentais, que além de oferecem base para que qualquer empreendimento tenha sucesso, são igualmente cruciais diante das perspectivas de crescimento:

– O investimento e cuidado com os colaboradores;

– O manejo saudável da vida de empreendedor.

A negligência de algum desses aspectos pode minar um negócio, pois cada ação e estratégia para que uma empresa cresça e progrida precisa de pessoas trabalhando com motivação e envolvimento. Em paralelo, o dono do negócio, necessariamente, ampliará suas responsabilidades, atividades e preocupações. Diante disso, vamos dedicar um tempo a esses assuntos!

Não há como fazer uma empresa crescer com solidez sem investir nos colaboradores

Investir nos colaboradores é indispensável para que a empresa seja bem-sucedida em qualquer contexto. No entanto, quando existe a decisão de expandir o negócio, isso se torna ainda mais importante. Existem algumas medidas essenciais a serem consideradas nesse sentido, vamos destacar algumas a seguir!

a. Sua empresa tem um plano de carreira para os colaboradores?

O plano de carreira é um instrumento de gestão de pessoas fundamental para a motivação dos colaboradores e atração de bons profissionais. Além disso, ele também contribui para a organização da empresa.

Isso porque, no plano de carreira, todas as funções, cargos, responsabilidades, requisitos de qualificação, benefícios, salários, dentre outras questões, ficam bem definidas. Igualmente, as regras para progressão na carreira também estarão claras.

Portanto, a empresa tem um controle maior sobre a evolução dos seus recursos humanos. Em contrapartida, os colaboradores têm clareza sobre suas perspectivas na organização, o que gera maior transparência, confiança e envolvimento com o negócio.

b. Tenha uma cultura de treinamento e capacitação de colaboradores

É comum que as empresas busquem sempre por profissionais já experientes e qualificados. Contudo, isso não exclui a necessidade de treinamentos e capacitações periódicos. Essas ações têm duas funções principais.

A mais pontual, é quando uma nova metodologia, ferramenta ou outra mudança semelhante é implantada na empresa. Nesse contexto, é essencial preparar todos os colaboradores para as transformações que inevitavelmente acontecerão nos processos do negócio.

A outra função é para manter a equipe motivada, integrada e renovada. Deve-se ter em mente que com o tempo, a rotina pode acabar fazendo com que os colaboradores se sintam estagnados ou acomodados com a sua atuação.

Isso tende a comprometer a qualidade do trabalho, assim como a produtividade. Portanto, essas capacitações periódicas visam renovar as energias da equipe, assim como gerar integração e motivação para o trabalho.

c. Envolva os colaboradores no processo de crescimento da empresa

Um dos segredos sobre como fazer uma empresa crescer de verdade é não deixar o “assunto” limitado à gestão e cargos superiores. Uma vez que se decida pela expansão do negócio, deve-se considerar que os colaboradores poderão oferecer uma contribuição valiosa para isso.

Afinal, são eles que estão em contato direto com a atividade fim da empresa e com os clientes. Dessa maneira, eles tem uma visão de ponta que poderá refrescar e oferecer perspectivas valiosas para o crescimento do negócio.

Diante disso, é interessante planejar reuniões e atividades com os colaboradores, que permitam a participação organizada e efetiva deles nesse processo de expansão. Mas, além disso, não se pode esquecer de, logo que os rumos do processo de crescimento estiverem estabelecidos, também realizar um treinamento ou capacitação dos funcionários para lidar com as mudanças desse crescimento.

Quando a empresa cresce, o empreendedor precisa crescer junto com ela!

Na preocupação com o negócio, as finanças, os colaboradores, dentre outras questões, uma figura, não raro, costuma ficar esquecida: a do empreendedor! Parece absurdo, mas se você parar para pensar, isso é muito comum e, possivelmente, está acontecendo com você.

Em primeiro lugar, a figura do empreendedor é a de chefe, daquele que tem o poder, que “pode tudo”. Devido a essa visão equivocada do dono de empresa, geralmente não se tem muita empatia pelo empresário, o que nos faz ter uma atitude equivocada, mesmo sem perceber: a de não pensar nos cuidados necessários que precisamos nos proporcionar como empreendedores.

O problema é que o empreendedor é um ser humano como qualquer outro. Portanto, se ele não se oferece os cuidados mínimos necessários para viver com qualidade de vida, como descanso, boas noites de sono, alimentação saudável e em horários regulares, prática de exercícios, check-ups no médico, atenção à família, momentos de lazer, férias, dentre outras questões, o que acontecerá é que ele vai adoecer física e mentalmente.

Contudo, o adoecimento do empreendedor não reflete apenas em sua vida pessoal, mas também no negócio. Uma pessoa doente, desgastada pelo cansaço, mal-humorada e estressada não trabalha bem. A consequência, portanto, é que a performance do empresário se torna insuficiente para que a empresa seja bem-sucedida.

Em um contexto desse, não é nada sensato pensar em crescimento! Portanto, também faz parte de pensar sobre como fazer uma empresa crescer, considerar o crescimento simultâneo do empreendedor, tanto em nível pessoal quanto em nível profissional. Vamos falar de algumas medidas para isso!

a. Determine um tempo para cada coisa

Um dos maiores problemas dos empreendedores é não conseguir fazer mais nada da vida que não seja trabalhar. Diante do acúmulo de atividades, responsabilidades, atribuições e ambições, acabam negligenciando coisas fundamentais, como o horário de almoço e sono, para se dedicar ao trabalho.

Não vamos ser românticos negando que às vezes isso é mesmo necessário, principalmente em pequenos negócios, quando não se tem muitos colaboradores com os quais contar. Contudo, achar que isso te levará ao sucesso é uma ilusão.

A produtividade do ser humano tem limites fisiológicos. Para que uma pessoa consiga se manter ativa, atenta e concentrada, ela precisa descansar, tanto o corpo quanto a mente. Por isso, as rotinas exaustivas de trabalho acabam fazendo com que se trabalhe mais tempo para fazer menos coisas.

Se você tira o tempo necessário para descansar e se cuidar, conseguirá produzir mais em menos tempo, pois estará com seu potencial no máximo. Sendo assim, observe como está sua rotina, se organize e defina um tempo para cada coisa importante na sua vida. Seu corpo, sua mente e seu negócio vão agradecer!

b. Organize o seu tempo por uma lógica de prioridades

Uma maneira eficiente de conseguir gerir melhor o tempo entre as inúmeras atividades que o empreendedor precisa abarcar é estabelecer prioridades. Procure dividir suas tarefas, dentro do tempo determinado para o trabalho, em diferentes níveis de urgência.

Muitas vezes, no final de um dia, após resolver as questões mais relevantes, você perceberá que haviam atividades dispensáveis ou adiáveis. Logo, poderá se dedicar a outros aspectos da sua vida que também são fundamentais. O mais importante é que nada realmente urgente ficará pendente na agenda.

c. Aprenda a delegar funções

Delegar funções é mais do que uma medida para que você tenha mais tempo para se dedicar à sua vida. Trata-se de um requisito para uma boa gestão. Toda empresa bem-sucedida tem tarefas bem distribuídas, colaboradores de confiança que exercem funções de gestão, dentre outras questões relacionadas à distribuição de tarefas.

Quando o empreendedor não consegue confiar nos colaboradores para distribuir bem as atividades, acaba acumulando uma quantidade absurda de trabalho, o que não apenas o sobrecarrega, mas compromete a qualidade dos processos do empreendimento, por exemplo, devido a atrasos em sua conclusão.

Por outro lado, delegar função não é simplesmente sair distribuindo tarefas aleatoriamente. Deve-se ter clareza da competência dos profissionais para entender quais funções eles dão conta de exercer. Além disso, é importante que as tarefas atribuídas a ele sejam compreendidas por seu cargo de contratação, para evitar choques com as leis trabalhistas.

d. Tire férias!

Outro problema comum entre empreendedores é nunca tirarem férias ou passarem anos sem isso. É preciso ter em mente que as férias não são uma regalia qualquer, como uma premiação, mas uma necessidade.

Mais do que descanso, esse tempo distanciado do trabalho permite que a cabeça se esvazie e reorganize, de modo a melhorar a fruição das ideias, o ânimo e a saúde psíquica. Naturalmente, isso também tem efeitos positivos para o corpo.

As férias também permitem ao empreendedor ter uma visão realista do negócio. O motivo é que, se o gestor sai de férias e a empresa não anda, algo está errado. Nesse caso, por exemplo, não há como fazer uma empresa crescer, sem antes tornar as equipes mais autônomas e competentes para não dependerem sempre da gestão.

e. Nunca se contente com a sua qualificação!

Assim como observamos que os treinamentos e capacitações são fundamentais para que os colaboradores não fiquem estagnados, o mesmo serve para a gestão. Mais do que renovar os saberes e as ideias, as qualificações constantes tem outras funções muito relevantes para os gestores de empresa.

Uma delas é a atualização em relação aos conhecimentos relacionados à área, afinal, os mercados atuais estão sempre em movimento. Ademais, quanto mais avançada a qualificação do empreendedor, mais domínio ele terá do próprio negócio, algo que já trouxemos como uma das chaves para que o crescimento da empresa seja viável.

Nesse ponto, é importante destacar a busca por qualificações que realmente contribuam para o negócio e para o desenvolvimento do empresário. De nada adianta encher a cabeça com teoria e conhecimentos que não são aplicáveis ao negócio. Portanto, escolha bem e valorize o seu tempo!

Conclusão

Procuramos aqui trazer pontos relevantes sobre como fazer uma empresa crescer verdadeiramente, isto é, sem que após a decisão e ações para a expansão, os prejuízos e decepções venham em seguida.

Como você deve ter percebido, expandir uma empresa demanda “mexer” em tudo do negócio, desde documentos até os colaboradores, incluindo a própria figura do empreendedor. Sendo assim, não é algo para fazer de qualquer jeito, diante de qualquer sucesso que a empresa alcance.

Essa deve sempre ser uma ação bem planejada e segura, de modo que o crescimento realmente se efetive na prática, resistindo ao tempo e aos desafios que sempre surgem no universo dos empreendimentos.

A qualificação e o domínio do negócio pelo gestor são bases fundamentais sobre como fazer uma empresa crescer. Existem cursos que poderão te ajudar com todos os pontos que trouxemos e outros mais!

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