Home Dicas Como o gestor de empresas pode tirar as férias tão sonhadas

Como o gestor de empresas pode tirar as férias tão sonhadas

gestor de empresas de férias
5 minutos lido
Comentários desativados em Como o gestor de empresas pode tirar as férias tão sonhadas

Tirar férias é mais que um benefício: é uma questão de saúde física e mental, não importa qual cargo você ocupe. Apesar disso, aqueles que são responsáveis por um empreendimento encontram dificuldade para conseguir esse tempo fundamental para si mesmo.

O problema é que se um gestor de empresas não tira férias, ele acabará comprometendo a qualidade do seu trabalho e do seu negócio. O estresse e o cansaço acumulado geram consequências que se opõem diretamente ao que pede a função de chefia, por exemplo: como é possível ser imparcial, equilibrado, disponível e atento quando se está cansado, de mau humor e esgotado?

A coisa tende a desandar… mas você não precisa esperar que fique assim. É possível tirar férias mesmo quando você tem um negócio em sua responsabilidade, basta tomar algumas medidas que, na verdade, não são mais difíceis do que tudo o que você já faz pela sua empresa.

O gestor de empresas deve preparar o terreno para as férias com antecedência

Talvez você esteja querendo tirar férias logo, e por mais que possamos entender essa necessidade, infelizmente não será possível fazer isso tão rápido. O ideal, na verdade, seria que uma empresa funcionasse de tal forma que, quando chegasse o momento da chefia descansar, isso fluísse com facilidade.

Contudo, você pode começar a ter esse raciocínio agora! Quanto mais você tiver domínio do seu negócio e, ao mesmo tempo, ele não depender tanto da sua presença, mais você conseguirá ter um tempo para você.

Portanto, o primeiro passo para isso é planejar: decida sobre o que deseja fazer nas férias, qual o intervalo de tempo ideal para isso, valores envolvidos e coisas afins. Logo após, faça uma análise do contexto atual da empresa e entenda daqui a quanto tempo poderia agendar o início das férias. A partir disso, você deverá prosseguir com as próximas dicas.

Criar estratégias que respondam por você enquanto estiver fora te ajudará a ficar tranquilo

Se um gestor de empresas deseja ter, como todo ser humano precisa, dias de férias e de folga, ele precisará confiar em sua equipe e investir nela. Uma chefia desconfiada não descansa nunca e isso é pior para o negócio! Nesse caso, você precisa atuar em duas direções.

Uma é buscar capacitar a sua equipe de modo que ela funcione da melhor forma possível sem a sua presença, deixando apenas os aspectos mínimos e essenciais sob sua responsabilidade. A outra direção necessária é identificar pessoas de confiança para as tarefas mais delicadas da empresa, que possam responder por você. Uma vez que as identifique, precisa treiná-las para isso.

Resolva as pendências e informe clientes e colaboradores sobre as férias

Então, você planejou suas férias, analisou o contexto da empresa, definiu uma data, está treinando a equipe e líderes para responderem na sua ausência, certo? Agora você deverá resolver tudo aquilo que está pendente e depende da sua decisão, por exemplo, demissões, investimento, troca de fornecedores, negociação de dívidas e outros. Nessa época, é melhor evitar o novo: novos clientes, novos colaboradores e coisas do tipo. Deixe para quando voltar.

A seguir, informe seus clientes sobre as férias e indique os responsáveis nesse período para que eles entrem em contato caso necessário. Antes de dar “tchau”, reforce cada aspecto que foi trabalhado na preparação da equipe e dos líderes na capacitação e, se necessário, distribua informativos e organogramas. Por fim, programe seu e-mail e outros contatos com avisos sobre as suas férias, o período que ficará ausente e as pessoas de referência para resolução de questões que estariam na sua responsabilidade.

Tudo isso feito, você finalmente poderá ter o merecido descanso! Quando acontecer, seja tão focado nisso quanto você é no trabalho: não fique supervisionando a empresa à distância, pois isso não vai te deixar descansar. Mas se não for possível se desligar totalmente, estabeleça dias e horários específicos em sua programação de férias para ver como as coisas estão e passar instruções.

Você é gestor de empresas, já tirou férias e tem algo a acrescentar sobre o assunto? Ajude outros empreendedores contando sua experiência nos comentários!

Comentários estão fechados