Home Empreendedorismo Conheça 4 tipos de gestão empresarial

Conheça 4 tipos de gestão empresarial

4 minutos lido
Comentários desativados em Conheça 4 tipos de gestão empresarial

A gestão empresarial diz respeito à estratégia e a como se administra os recursos materiais e humanos de uma empresa. Ter uma metodologia, uma direção é fundamental, mas ela não precisa ser de uma única maneira: existem diferentes tipos de gestão empresarial que oferecem caminhos variados para a gerência de um negócio.

É necessário conhecer e avaliar essas alternativas, que inclusive podem ser “miscigenadas” conforme a necessidade da empresa. O importante é que dentre os tipos de gestão empresarial, tenha-se consciência de qual é a direção que melhor atente aos interesses, identidade e valores do empreendimento. Vamos conhecer alguns deles!

1. Autoritário

Esse é um dos tipos de gestão empresarial considerados obsoletos atualmente, mas que ainda funciona em alguns negócios, conforme o perfil dos colaboradores. Na gestão autoritária, todas as decisões se concentram na figura do gestor.

Um dos problemas desse modelo é que ele pode tornar os processos da empresa muito burocráticos, por sempre terem que passar pelo aval do gestor. Ele também implica uma sobrecarga para o responsável, que além de tudo, precisa ser carismático e influente para manter os colaboradores sob controle.

2. Democrático

Esse modo de gestão é mais simpático, mas não é simples de ser aplicado na prática. Na gestão democrática todos os colaboradores têm voz para contribuir com as tomadas de decisão. Dessa forma, ele favorece o engajamento dos profissionais e o sentimento de pertença.

Por outro lado, ele precisa ser minuciosamente estruturado e transparente, pois esse contexto é vulnerável ao surgimento de conflitos interpessoais e atrasos com “discussões inúteis”. O aspecto comunicativo, nesse contexto, é a chave para que a gestão democrática funcione e possa, de fato, refletir seus benefícios.

3. Meritocrático

É um dos tipos de gestão empresarial mais populares entre empreendedores. Ele concentra seus valores da gestão de pessoal no “merecimento”. Isto é, dentro desse modo de gestão, os profissionais que se destacam são recompensados de variadas maneiras, desde premiações a promoções.

Esse contexto favorece a competitividade interna, que pode ser positiva desde que controlada. Contudo, alguns colaboradores podem ficar frustrados, desmotivados ou mesmo recorrerem a atitudes desonestas.

Sendo assim, sua estrutura deve ser muito bem elaborada e transparente. O setor de gestão de pessoas ganha um papel especial para manter as coisas sob controle e oferecer suporte aos colaboradores e líderes.

4. Foco em resultados

Esse é um dos novos tipos de gestão empresarial, que muda o foco do modo de gerenciar as pessoas para o modo de mobilizar as pessoas para movimentar o negócio. Ele necessariamente envolve a participação dos colaboradores, pois seu objetivo central são os resultados.

Dessa maneira, participação, envolvimento e integração estão necessariamente em pauta. Contudo, é um modo de gestão dinâmico, que exige constante renovação a partir de estudos e planos estratégicos.

Qualifique-se antes de escolher dentre os tipos de gestão empresarial!

Já esclarecemos que cada empresa, conforme suas particularidades, poderá ter mais ou menos sucesso com um determinado tipo de gestão. Entretanto, é importante que ela tenha um posicionamento nesse sentido para funcionar.

Para além dos exemplos que mencionamos, existem outros tipos de gestão empresarial que merecem ser conhecidos antes de uma tomada de decisão. Por essa e outras razões, é fundamental que o gestor amplie seus conhecimentos a fim de que a sua gestão seja, de fato, profissional.

Um dos diferenciais de uma gestão profissional é o domínio da área financeira da empresa. Dê o primeiro passo nessa direção lendo o nosso e-book: Educação Financeira para Gestores!

Comentários estão fechados