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Curso de gestão de pessoas: tudo que o empreendedor precisa saber antes de escolher!

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Na busca por um curso de gestão de pessoas, o empreendedor se depara com algo que também é comum a outras áreas de seu interesse: uma diversidade de possibilidades, desde carga horária até de temas. Diante disso, a dúvida que surge é: como escolher?

Uma variedade de elementos deve ser pensada nessa situação: qual o nível de formação do empreendedor? o que ele quer com esse curso? quanto tempo tem disponível para investir? qual a urgência desse conhecimento para ele? Essas, dentre outras questões, é que vão definir qual é a melhor escolha.

De um modo geral, o empresário não tem muito tempo para se qualificar. A busca pelo conhecimento está atrelada ao trabalho na empresa e mais uma diversidade de atividades. Em contrapartida, ele irá encontrar muitas propostas que não se encaixam nessa realidade. O que fazer?

Na dúvida, muitos simplesmente postergam a qualificação em áreas fundamentais para o negócio, como é o caso da gestão de pessoas. Essa, certamente, não é a melhor solução. No entanto, se você chegou até aqui, está dando o primeiro passo para resolver esse impasse.

Aqui você conseguir compreender as particularidades das diferentes propostas de curso de gestão de pessoas e como escolher a melhor alternativa para a sua situação, a partir dos seguintes tópicos:

 

1. O que é Gestão de Pessoas?. 1

1.2 Gestão de Pessoas X Recursos Humanos X Departamento pessoal 2

1.2.1 Recursos Humanos (RH) 2

1.2.1.1 Recrutamento e seleção. 2

1.2.1.2 Cargos e Salários. 3

1.2.1.3 Treinamento e desenvolvimento. 3

1.2.2 Departamento pessoal (DP) 3

1.3 Os 5 Pilares da Gestão de Pessoas. 4

1.3.1 Motivação. 4

1.3.2 Comunicação. 5

1.3.3 Trabalho em equipe. 5

1.3.4 Conhecimento e competência. 5

1.3.5 Treinamento e desenvolvimento. 6

1.4 O que é gestão de pessoas com liderança?. 6

2. Como funciona um curso de gestão de pessoas?. 6

2.1 Bacharelado. 6

2.2 Graduação tecnológica ou curso técnico. 7

2.3 Especialização. 7

2.4 Cursos livres de curta e média duração. 7

2.5 O que se aprende no curso de gestão de pessoas?. 8

2.6 Quanto tempo dura um curso de gestão de pessoas?. 8

2.7 Onde eu encontro um curso de gestão de pessoas?. 8

3. Curso de gestão de pessoas para empreendedores: A proposta do IDEBRASIL.. 8

3.1 Curso de Gestão de pessoas e processos. 10

3.2 Liderança, processos e planejamentos. 10

3.3 Os segredos da Liderança moderna. 10

3.4 Curso de Desenvolvimento Empresarial (CDE): Uma abordagem completa! 11

3.4.1 O que torna o CDE especial?. 12

4. Conclusão. 13

 

 

1. O que é Gestão de Pessoas?

O conceito de gestão de pessoas refere-se a uma área do conhecimento da administração, que compreende metodologias, técnicas, políticas e práticas com a finalidade de gerenciar o capital humano das organizações de maneira abrangente. Isto é, a gestão de pessoas é um conceito mais amplo do que recursos humanos ou departamento pessoal.

Nem sempre as empresas trabalharam sobre a perspectiva da gestão de pessoas. Desde a revolução industrial, as primeiras relações de trabalho eram configuradas de maneira muito diferente da atual. Os trabalhadores eram vistos como pura força de trabalho e, portanto, a ênfase da administração de pessoal era na compra e venda dessa força, isto é, nos salários e métodos de produção.

Contudo, com o passar do tempo, a relação entre pessoas e empresas foi se modificando. Atualmente, é evidente que os profissionais buscam por mais do que salários, assim como as empresas buscam por mais do que executores de tarefas. Sendo assim, a humanização da relação entre instituições e colaboradores se reconfigurou, demandando uma nova abordagem do gerenciamento de pessoas.

Entretanto, a área de gestão de pessoas é relativamente nova, particularmente em países emergentes, o que justifica a ampla necessidade de formação e conhecimento nessa área. As empresas que ainda atuam sob a perspectiva antiga de produção, divisão do trabalho e foco na remuneração perdem em competitividade, por não conseguirem extrair de seu capital humano o que de melhor ele tem a oferecer.

Diante disso, é importante esclarecer a diferença entre gestão de pessoas e seus subgrupos, que ainda são importantes, mas já não são suficientes para oferecer à empresa o melhor caminho para se relacionar com seus colaboradores.

1.2 Gestão de Pessoas X Recursos Humanos X Departamento pessoal

Se a sua empresa tem um setor de recursos humanos ou departamento pessoal, isso já é alguma coisa. Contudo, não quer dizer que ela atue com a lógica de gestão de pessoas. Isso porque, esses são apenas os elementos mais técnicos e burocráticos no que diz respeito à relação entre organização e colaboradores.

A gestão de pessoas precisa, certamente, do setor de recursos humanos e do departamento pessoal. Mas ela é como uma grande área que abrange essas duas subáreas, uma vez que ela compreende propostas como:

– Contratar profissionais de maneira qualificada e mantê-los;

– Oferecer planos de carreira e desenvolvimento pessoal;

– Cuidar do clima organizacional e resolver conflitos;

– Desenvolver lideranças em todos os setores;

– Engajar os profissionais como agentes ativos da empresa.

Dessa maneira, a gestão de pessoas é uma área mais ampla na empresa, que gerencia também os setores de recursos humanos e departamento pessoal e interage com todas as demais áreas do negócio, uma vez que as pessoas estão presentes em todas elas.

A ideia é humanizar e criar uma relação entre colaboradores e empresa que vá além da troca de força de trabalho por salário. O princípio da gestão de pessoas é sempre criar valor para os dois lados, acreditando que essa reciprocidade trará benefícios para o profissional, para a empresa e para a sociedade.

Diante disso, é interessante entender a função dos setores de recursos humanos e departamento, a fim de compreender a particularidade da atuação de setores em relação à gestão de pessoas:

1.2.1 Recursos Humanos (RH)

O setor de recursos humanos tem como função planejar, organizar e controlar os processos de recrutamento, seleção, plano de carreira e contração de colaboradores. O RH também monitora a performance dos colaboradores em parceria com as lideranças de cada setor, fazendo avaliações, reciclagens e desligamentos.

O setor de Recursos Humanos abrange a maioria dos processos relacionados à gestão de pessoas e é fundamental para o sucesso dela. Ele pode ser dividido em mais de um subsetor ou em áreas de atuação, principalmente quando orientado por uma política de gestão de pessoas, sendo que as principais são:

1.2.1.1 Recrutamento e seleção

O recrutamento de colaboradores começa antes mesmo da divulgação de uma vaga. A partir do estudo e análise das atividades da empresa, cria-se perfis profissionais de acordo com cada cargo ou função existentes nela, descrevendo-se todas as características esperadas dos profissionais para cada área de atuação e nível hierárquico na organização, como: formação, grau de experiência e características comportamentais.

A partir disso, investiga-se quais são os melhores canais para a divulgação da vaga, escolhe-se os métodos mais adequados para seleção, elaborando o planejamento da mesma. Em seguida, ocorrem os momentos mais conhecidos, como seleção de currículos e submissão dos profissionais a uma ou mais etapas do processo de seleção (entrevista, dinâmica de grupo, testes psicológicos, etc.).

Nesse contexto, o RH também é um mediador, após a contratação, para a ambientação do profissional contratado na empresa.

1.2.1.2 Cargos e Salários

A área de cargos e salários é estratégica na organização e, quanto mais ela for desenvolvida, menor a dificuldade e maior a assertividade das atividades de recrutamento e seleção. A definição de cargos e salários não é algo tão simples, pois não pode ser deliberada apenas pela empresa.

Por exemplo, é preciso conhecer as convenções e tetos de cada categoria profissional, para garantir que a empresa oferecerá algo adequado legalmente e atrativo para os profissionais. É também essa área que define as regras de progressão interna, isto é, o plano de carreira, que se trata de um grande diferencial para organizações que desejam atrair profissionais diferenciados.

1.2.1.3 Treinamento e desenvolvimento

Essa é uma subárea dos recursos humanos muito vinculada à própria gestão de pessoas. Mas é preciso entender que treinamento e desenvolvimento não são a mesma coisa. O treinamento tem a função de preparar o profissional para atuar em seu cargo e de acordo com as orientações da empresa.

Isto é, treinar os colaboradores é uma vantagem e uma necessidade principalmente para a própria organização, que certamente deseja que o profissional atue de maneira alinhada com seus objetivos e princípios. Os treinamentos costumam ocorrer na entrada do colaborador, como reciclagem ou diante da implantação de mudanças internas.

O desenvolvimento, por outra perspectiva, contribui significativamente, também, para o colaborador. Ele pode acontecer de diferentes maneiras. Por exemplo, a empresa pode custear um curso externo para o profissional, como uma especialização em sua área de atuação, e permitir que ele trabalhe com uma carga horária especial durante a realização do curso. Com esse ato, gera-se valor para a empresa e para o colaborador.

Mas essa não é a única maneira de praticar o desenvolvimento. Algumas ações pontuais, coletivas e internas também são muito impactantes. Por exemplo: a prática de ginástica laboral em certos momentos do dia, a realização de palestras motivacionais com toda a equipe, dentre outras possibilidades.

1.2.2 Departamento pessoal (DP)

O departamento pessoal da empresa lida exclusivamente com a área formal e burocrática da gestão de pessoas, como administração dos documentos, pagamentos, benefícios, cumprimento de leis, normas, convenções e afins. Dentre as funções do departamento pessoal, se destacam:

  • Gerenciamento de documentação obrigatória para contratação;
  • Controle de registro de ponto;
  • Cálculo de folha de pagamento;
  • Cálculo de férias;
  • Acompanhamento de licenças;
  • Abertura da comunicação de acidente de trabalho (CAT);
  • Cálculo de rescisão contratual;
  • Regulação e concessão de benefícios.

Ainda que o Departamento Pessoal cuide dos benefícios e outros aspectos de maneira burocrática, dentro da gestão de pessoas esses mesmos elementos podem ser utilizados de maneira estratégica. Isso é possível tanto de maneira articulada com o RH, quanto numa perspectiva mais ampla.

Por exemplo, se o perfil de profissional buscado pela empresa preza por certos benefícios, como plano de saúde e lazer para ele e para a família, a concessão desse tipo de benefício poderá ser um elemento estratégico interessante para atrair o profissional. Em contrapartida, a empresa deve buscar parcerias interessantes, para que essa concessão de benefícios seja vantajosa para ela e para o colaborador.

Embora sejam setores separados, fica claro que o setor de recursos humanos e departamento pessoal trabalham com interseções entre si e com o restante da empresa. A gestão de pessoas, como área central, também tem a função de articular e harmonizar essas atuações, visando direcioná-las para favorecer o objetivo da empresa e cumprir suas expectativas em relação ao seu capital humano.

Para ficar mais claro o que orienta a gestão de pessoas, cabe esclarecer sobre os pilares que a orientam.

1.3 Os 5 Pilares da Gestão de Pessoas

Por ser uma área mais ampla e abranger outras subáreas que se configuram, geralmente, como setores, a compreensão em relação ao que é a gestão de pessoas pode ficar confusa. No entanto, é fundamental esclarecê-la bem, pois quando você busca um curso de gestão de pessoas, você irá encontrar algumas propostas que se limitam a apenas certos segmentos específicos dela, o que não é o suficiente para os donos de empresa.

Diante disso, conhecer os principais pilares que orientam essa gestão é uma saída para esclarecer o diferencial dela e evitar a confusão com outras abordagens. Esses pilares são:

1.3.1 Motivação

A motivação é considerada um pilar central na gestão de pessoas. Ela consiste no investimento em estratégias e técnicas que promovam o engajamento dos colaboradores com a sua atividade e com o propósito da empresa.

Dessa maneira, ela atua principalmente visando transformar o ambiente e os modos de trabalho em algo que seja prazeroso e estimulante para os profissionais. A partir disso, suas possibilidades de aplicação são inúmeras, afinal, o que motiva as pessoas é variável.

Portanto, para que a motivação seja exercida, é preciso um conhecimento aprofundado do perfil dos profissionais da empresa, de modo que lhes seja oferecido exatamente aquilo que é capaz de conquistar o seu comprometimento e confiança.

1.3.2 Comunicação

A comunicação é um pilar de base para a gestão de pessoas. Embora muitos pensem que os problemas de comunicação sejam mais graves apenas em grandes corporações, onde existe uma maior quantidade de equipes, colaboradores e setores, a verdade é que ela pode ser um problema até mesmo na interação entre duas pessoas.

Na perspectiva da gestão de pessoas, sabe-se que a comunicação não é algo absoluto e inequívoco. Por isso, são desenvolvidas ferramentas, padrões e fluxos que favoreçam a comunicação clara, transparente e objetiva.

Entretanto, ela não se limita a esse aspecto mais técnico. Considera-se também os fatores afetivos que permeiam, inevitavelmente, as relações institucionais. Portanto, trabalha-se a comunicação assertiva, isto é: sem agressividade, ambiguidade ou excessos, cultivando o respeito entre os interlocutores.

Nesse contexto, é também fundamental que as lideranças desenvolvam a escuta aplicada, assim como competência para oferecer feedbacks construtivos e estratégicos aos colaboradores. Esse retorno faz parte da clareza, objetividade e transparência mencionados, além de fornecer subsídio aos profissionais para que conheçam seus pontos fortes e fraquezas, de modo que possam buscar otimizar o próprio trabalho.

1.3.3 Trabalho em equipe

Nos dias de hoje, é conhecimento de todas as empresas que talentos isolados não são tão importantes quanto uma boa equipe. Um conjunto de profissionais unidos e entrosados oferece uma riqueza muito maior para a organização, por compreenderem diversidade de pensamentos, conhecimentos e visões.

Na gestão de pessoas, as lideranças tem um papel fundamental para potencializar as equipes, pois sabe-se que um grupo de pessoas não se torna uma equipe naturalmente. A mesma diversidade que é interessante para a empresa, pode ser um problema, pois sem um norte, cada profissional trabalhará do seu jeito e pensando no próprio objetivo.

A gestão de pessoas tem a missão de harmonizar as habilidades e modos de trabalho, assim como fazer com que todos os profissionais atuem em direção a um mesmo objetivo: o da empresa. Os bons líderes são indispensáveis nesse sentido, a começar pelo dono da empresa.

1.3.4 Conhecimento e competência

Esse pilar da gestão de pessoas consiste principalmente em um esforço de pesquisa e análise. Trata-se da definição da organização em relação aos conhecimentos e competências fundamentais para cada cargo e função. Essas determinações direcionarão a busca por profissionais adequados, seleção, contratação, planos de carreira, avaliações, dentre outras ações relacionadas às pessoas na instituição.

1.3.5 Treinamento e desenvolvimento

Não importa o quanto os profissionais contratados por uma organização sejam qualificados e experientes: treiná-los sempre será necessário! Afinal, para que eles atuem de maneira alinhada com a empresa, é preciso que sejam instruídos e periodicamente reforçados em relação aos processos e cultura da instituição.

Contudo, a gestão de pessoas traz também o desenvolvimento em questão. O desenvolvimento é uma espécie de contrapartida da empresa aos colaboradores, que busca contribuir para o crescimento deles como profissionais e pessoas. Isto é, assim como o colaborador gera valor para a empresa, ela também gera valor para ele.

Ademais a separação pedagógica dos pilares da gestão de pessoas, eles funcionam sempre em articulação. Por exemplo, ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, a empresa os motiva, desenvolve suas competências e conhecimentos e enriquece a equipe.

1.4 O que é gestão de pessoas com liderança?

A gestão de pessoas com liderança tem ênfase especial no desenvolvimento das competências necessárias aos líderes, sejam eles de alto grau hierárquico ou lideranças horizontais. É importante entender, por sinal, que líder não é, necessariamente, quem ocupa um cargo superior, mas quem tem habilidades específicas relacionadas à liderança.

Um líder é capaz de movimentar e conduzir um grupo de pessoas em direção a uma ideia ou objetivo comum, portanto, é um elemento estratégico para as empresas. Trata-se de um profissional capaz de tomar decisões, lidar com mudanças, manter o equilíbrio diante de problemas e desafios, manejar conflitos interpessoais, dentre outras qualidades que o fazem dignos de se destacar dentre os demais, ao ponto de ser uma referência.

A gestão de pessoas com liderança, portanto, trabalha para identificar, investir e formar lideranças nos setores da empresa, ciente de que liderar não é uma qualidade inata, mas uma competência que pode e deve ser aprendida para o sucesso do empreendimento. Esse é um aspecto que todo empresário precisa desenvolver!

2. Como funciona um curso de gestão de pessoas?

O curso de gestão de pessoas pode ser encontrado nas modalidades de bacharelado, graduação tecnológica, curso técnico, especialização ou cursos livres de curta e média duração. Cada uma dessas propostas tem características muito diferentes e responde a objetivos igualmente distintos. Vamos conhecer cada uma delas:

2.1 Bacharelado

Os bacharelados são os cursos de graduação tradicionais, realizados em uma faculdade, com duração de aproximadamente 4 anos e com dedicação diária. Para receber o diploma, geralmente, deve-se cumprir um período de estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso, que pode ser um artigo, monografia ou estudo de caso.

Essas características variam de acordo com a faculdade e curso escolhido. Algo importante a se considerar é que você provavelmente não vai encontrar uma graduação com o nome de “gestão de pessoas”. Contudo, existem áreas correlatas, que podem oferecer ênfase nessa área, como os cursos de psicologia, administração, ciências sociais e afins.

2.2 Graduação tecnológica ou curso técnico

A graduação tecnológica e o curso técnico são parecidos. Ambos têm duração aproximada de dois anos e são mais direcionados para a atuação profissional, compreendendo principalmente conteúdos práticos e operacionais. Contudo, nem sempre oferecem um bom subsídio em conteúdo voltado para estratégia.

Os cursos nessa modalidade voltados para a gestão de pessoas podem ser encontrados com outros nomes. Contudo, tenha cuidado, pois, muitos deles se limitam a apenas um aspecto da gestão de pessoas, conforme observamos antes. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Recursos Humanos;
  • Gerência de Desenvolvimento de Pessoas;
  • Gestão de Pessoas e Competências;
  • Gestão de Pessoas e das Relações de Trabalho;
  • Gestão de Pessoas nas Organizações;
  • Gestão de Talentos.

2.3 Especialização

As especializações em gestão de pessoas são encontradas em cursos de pós-graduação latu sensu, direcionadas a qualificar profissionais que já tenham uma graduação em algum aspecto específico da área. Elas têm duração entre um e dois anos e, assim como na graduação, costumam envolver um trabalho de conclusão de curso para o recebimento do diploma.

2.4 Cursos livres de curta e média duração

Os cursos livres têm durações variadas, que podem ser desde algumas horas até meses. Igualmente, eles variam no que diz respeito a serem mais abrangentes ou específicos, sendo necessário avaliar o tema e direcionamento da abordagem.

O diferencial desses cursos é que eles são voltados para públicos mais segmentados e é onde você vai encontrar, por exemplo, um curso de gestão de pessoas direcionado para empreendedores.

Como eles são muito diversos, adiante vamos dedicar um tempo para te apresentar uma opção. Antes disso, vamos esclarecer mais algumas questões sobre o funcionamento de um curso de gestão de pessoas.

2.5 O que se aprende no curso de gestão de pessoas?

No curso de gestão de pessoas você aprende teorias, estratégias, métodos e técnicas para o gerenciamento de profissionais dentro de uma organização. Alguns dos principais tópicos que você encontrará nesses cursos são:

  • Direito e ética nas relações de trabalho;
  • Liderança e gerenciamento de equipes;
  • Administração de pessoal e benefícios;
  • Comunicação organizacional;
  • Cargos e salários;
  • Recrutamento e seleção;
  • Gestão por competência;
  • Psicologia organizacional e do trabalho;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Gestão estratégica de pessoas.

Conforme já explicamos anteriormente, isso poderá variar de acordo com cada curso. Uma dica é sempre conferir o conteúdo programático e a metodologia de um curso de gestão de pessoas antes de fazer uma escolha. Dessa maneira, você saberá se aquela proposta oferece o que você precisa e como você precisa.

2.6 Quanto tempo dura um curso de gestão de pessoas?

Um curso de gestão de pessoas pode durar de algumas horas até quatro ou cinco anos, conforme já esclarecemos: tudo vai depender da modalidade escolhida.

2.7 Onde eu encontro um curso de gestão de pessoas?

Um curso de gestão de pessoas pode ser encontrado em universidades, faculdades ou instituições especializadas que oferecem cursos livres voltados para públicos específicos. Você ainda irá encontrá-los para realização presencial e on-line.

É preciso ter muito cuidado na hora de escolher uma instituição para realizar o curso. Certifique-se de que se trata de uma proposta confiável e de qualidade, pois o excesso de oferta não é proporcional à quantidade de organizações qualificadas e sérias. Para isso, busque por depoimento de outros participantes, verifique avaliações em canais diversos, reclamações e conheça tudo o que o curso propõe antes de se inscrever.

Agora que esclarecemos a diversidade de possibilidades para fazer um curso de gestão de pessoas ou que trate dessa questão de maneira satisfatória, vamos te apresentar uma proposta específica para empreendedores!

3. Curso de gestão de pessoas para empreendedores: A proposta do IDEBRASIL

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDEBRASIL) é uma organização privada, fundada em 1999 pelo Dr. Elton Lívio Petterle, com a missão de difundir o conhecimento de maneira simples e prática para empresários, visando o crescimento com harmonia e liberdade.

Atualmente, o IDEBRASIL atua em dois países, atendendo a 23 estados brasileiros com cursos voltados para gestores de empresa. Considerando a necessidade desse público no Brasil, que são em sua maioria gestores de pequenas e médias empresas, a proposta metodológica da organização é completamente prática, com linguagem simples e conteúdos aplicáveis no negócio para geração de resultados.

A postura do IDEBRASIL tem como origem a história sua fundação. O Dr. Elton Lívio Petterle, que cedo iniciou as atividades profissionais, formou-se em engenharia, atuou em funções de liderança em outras empresas, até que decidiu ter o próprio negócio. Todavia, seus primeiros empreendimentos não tiveram êxito.

No entanto, ele persistiu e se dedicou a investigar as causas desse insucesso, não apenas o seu, mas de tantas outras empresas no Brasil. Portanto, ele realizou a pesquisa por vários estados brasileiros, somando mais de 1500 empresas em sua amostragem de investigação, que durou oito anos.

Com sua pesquisa, Dr. Elton pode perceber que o conhecimento era a chave para o sucesso dos empreendimentos, mas não qualquer conhecimento! Ele constatou que os conteúdos tradicionais, ensinados nas faculdades, não contemplavam a realidade dos empresários de micro, pequenas e médias empresas.

Foi a partir dessa visão que ele se empenhou em desenvolver um método eficiente para ser aplicado na realidade, com ênfase prática, estratégica e sempre prezando pela simplicidade, conforme a premissa do IDEBRASIL: “o simples é o correto”!

É sempre com inspiração e respeito por essa história que o IDEBRASIL atua, prezando por compartilhar todos os seus valores e conhecimentos para o sucesso dos empreendedores que o procuram. Os números comprovam a eficiência da proposta. Até o momento, foram 28.000 donos de negócios qualificados, 180.000 participantes de palestras e o aumento da lucratividade nas empresas participantes soma 8,7 bilhões de reais.

Em todos os cursos e palestras, os empresários que se qualificam com o IDEBRASIL contam com uma equipe qualificada, composta pelo próprio fundador e seus colaboradores. Por sua dinâmica, os cursos do IDEBRASIL se destinam a diferentes perfis de empreendedores, ou profissionais envolvidos e responsáveis pela gestão de uma empresa: empresários, sucessores, futuros empreendedores, gerentes, profissionais de RH e administração, supervisores e coordenadores de micro, pequenas e médias empresas.

O único pré-requisito para participar dos cursos é o desejo de se desenvolver! Nessa perspectiva, o IDEBRASIL oferece uma diversidade de cursos de curta e média duração, dentre os quais se encontram cursos de gestão de pessoas, direcionados por ênfases distintas e, também, uma alternativa imersa em uma qualificação mais ampla para a gestão de empresas.

Os cursos são oferecidos em diferentes lugares do Brasil e abertos por turma. Portanto, vamos te apresentar algumas possibilidades como exemplo, mas você poderá conferir o que está disponível agora acessando o site: www.idebrasil.com.br.

Dito isto, vamos conhecer, primeiramente, alguns cursos de curta duração voltados para gestão de pessoas que foram oferecidos pelo IDEBRASIL.

3.1 Curso de Gestão de pessoas e processos

Carga Horária: 20 horas (4 horas/dia) – uma semana

Leonardo Navarro

Diretor – Franquia Grande BH

Empresário, graduado em Administração de Empresas; Especializado em Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Sócio Diretor do IDEBRASIL (Unidade Belo Horizonte/MG); Facilitador do CDE –  Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor; Coordenador de Projetos e Gerenciamentos; Palestrante e pesquisador.

O que você aprende?

Nesse curso do IDEBRASIL, o aprendizado em gestão de pessoas é articulado com o conhecimento sobre os processos empresariais. Dentre outros tópicos, o curso aborda: como estabelecer e alcançar objetivos, como desenvolver uma equipe que pensa no todo, processos que aumentam a eficácia de uma equipe, setores empresariais e relação entre eles, comunicação eficaz, liderança e motivação.

3.2 Liderança, processos e planejamentos

Carga Horária: 20 horas (4 horas/dia) – uma semana

Rodrigo Cury

Formado em Turismo pela Universidade de Vila Velha – ES. Pós graduado em Docência pela FGV – RJ. Atua na área de consultoria há 7 anos. Auditor formado pela Bureau Veritas Quality International. Atuou como colaborador do grupo EMBRATEL, na gestão de grandes grupos, com treinamento em sistemas e telefonia em Out/Inbound, Atendimento ao cliente, utilização de vários sistemas (Constel, MHT, SGBL SIEBEL, ARBOR, ARTEL, IBM WEB, Completamento de Chamadas NAC e BRD internacional, etc.). Instrutor do SENAC desde 2004, Parceiro do IDEBRASIL desde 2009.

O que você aprende?

Esse curso aborda a gestão de pessoas com liderança e oferta aprendizados que ensinam o gestor de empresas a: conduzir um grande grupo de pessoas em direção a um objetivo comum, praticando as principais ferramentas utilizadas por grandes líderes; técnicas consagradas para envolver e inspirar a equipe; qual a melhorar forma de liderar para obter mais resultados. Nesse curso, avalia-se também qual o estilo de liderança mais adequado conforme o contexto, dentre outros tópicos em gestão de pessoas e liderança.

3.3 Os segredos da Liderança moderna

Carga horária: 8 horas

Leonardo Navarro

O que você aprende?

Será que as qualidades de um líder continuam as mesmas desde sempre? É nessa orientação que esse curso acontece. Os participantes conhecem uma série de abordagens e técnicas que permitem atualizar o modo de liderar para se adaptar à atualidade, ao contexto e às necessidades da empresa, com ênfase em alguns elementos fundamentais, como redução da rotatividade e do retrabalho.

Esses são apenas exemplos resumidos de cursos de curta duração que abordam a gestão de pessoas oferecidos pelo IDEBRASIL. Em todos eles, a abordagem é sempre direcionada para a prática de empreendedores reais! Agora, vamos conhecer um curso completo que tem a gestão de pessoas como um de seus módulos e entender os benefícios dessa alternativa.

3.4 Curso de Desenvolvimento Empresarial (CDE): Uma abordagem completa!

O CDE é um programa de capacitação completo em gestão, que foi pensado para empresários de micro, pequenas e médias empresas, profissionais liberais e micros empreendedores. Sua abordagem é simples e prática, com uma metodologia que permite sua aplicação enquanto o curso é realizado, de modo que cria espaço para tirar dúvidas, fazer estudos de caso e para o compartilhamento de experiências.

Nesse curso, o gestor de empresas tem acesso a ferramentas essenciais, que irão trazer resultados imediatos, mesmo diante de suas atribuições e responsabilidades.

Carga horária: 120 horas

O curso é dividido em 6 módulos de 20 horas cada um. Cada módulo tem a duração de 5 dias, com 4 horas / aula por dia. Os módulos acontecem com um intervalo médio de 5 semanas entre um e outro. Estes intervalos de 5 semanas são fundamentais para aplicação do conhecimento adquirido em cada módulo e início dos resultados, permitindo que dúvidas e problemas sejam resolvidos durante o próprio curso.

Professor: O ministrante do CDE varia de acordo com a região e turma

MÓDULOS:

1. Custos

2. Finanças

3. Gestão de pessoas e processos

4. Negociação, compras e estoque

5. Marketing e Vendas

6. Administração Estratégica

O que é ensinado no módulo de Gestão de Pessoas no curso de desenvolvimento empresarial do IDEBRASIL?

Os principais tópicos que compõem a programação desse módulo do curso são:

  • O principal fator de sucesso de uma empresa
  • As 10 CCE´s – Características de Comportamento Empreendedor.
  • Metas SMART
  • Metas Harmônicas
  • Leminiscata (Oitinho) – Ferramenta para solução de conflitos
  • Diferença entre Eficiente e Eficaz
  • Organograma
  • Fluxograma
  • Normas e Procedimentos
  • Os 5 Subsistemas
  • Conceito Ganha / Ganha
  • Avaliação Pessoal – Gráfico Bola Cheia e Bola Murcha
  • Motivação: Hierarquia das Necessidades Motivacionais de Maslow
  • Fatores Higiênicos e Motivacionais de Hezberg
  • Conceito de Liderança
  • Liderança por Poder x Liderança por Autoridade
  • Estilos de Liderança X e Y
  • Funções de um Gerente
  • Comunicação
  • Planejamento (ETO) Estratégico, Tático e Operacional

Estudando esses temas no IDEBRASIL, você alcança, dentre outros, os seguintes resultados:

  • Desenvolve características e comportamentos de pessoas de sucesso;
  • Aprende a estabelecer e alcançar metas e objetivos;
  • Aprende a harmonizar metas pessoais e profissionais;
  • Aprende como desenvolver uma equipe que pensa no todo;
  • Domina processos que aumentam a eficácia da equipe;
  • Conhece todos os setores de uma empresa e como eles se relacionam;
  • Desenvolve a comunicação eficaz e domina as ferramentas para desenvolvê-la na empresa;
  • Aprende todos os aspectos teóricos e práticos da liderança;
  • Descobre qual o seu estilo de liderança;
  • Aprende a motivar pessoas e ter o domínio da própria equipe;
  • Aprende como desenvolver um projeto estratégico, tático e operacional de forma simples e rápida;
  • Acessa ferramentas e técnicas para ter o máximo de engajamento da sua equipe;
  • Aprende a delegar sem precisar ficar mandando;
  • Descobre a importância e maneiras de ter mais tempo para você e sua família.

3.4.2 O que torna o CDE especial?

Ao realizar o Curso de Desenvolvimento Empresarial do IDEBRASIL, você aprende sobre a gestão de pessoas em articulação com outros conhecimentos, o que permite ter uma visão mais ampla do uso das ferramentas e impactos dessa prática.

Mas, o grande diferencial é, realmente, o período de pausa entre módulos para que você aplique os conhecimentos apreendidos e possa retornar com todas as questões que surgiram na prática para o curso.

A gestão de pessoas é um desafio à parte na empresa, pois além do conhecimento técnico, envolve os aspectos pessoais e comportamentais dos colaboradores e mesmo do próprio dono da empresa e demais lideranças.

Sendo assim, a possibilidade de conversar sobre os resultados e compartilhar as experiências, inclusive no que diz respeito à experiência dos outros participantes, poderá ser decisiva para compreender as diferentes reações de cada ambiente e criar soluções personalizadas e assertivas voltadas para o próprio negócio.

Embora todos os cursos do IDEBRASIL ofereçam um suporte sólido e rico para as empresas, o CDE é uma formação mais completa e dinâmica, que permitirá desenvolver de maneira integrada e harmônica todos os âmbitos da empresa.

4. Conclusão

Agora você sabe o que é gestão de pessoas e algumas de suas principais características, assim como as possibilidades de fazer um curso nessa área. Para escolher a melhor alternativa de curso de gestão de pessoas, no entanto, é importante considerar o seu contexto, como falamos no início.

Se você já é um empresário e precisa de um curso dinâmico, que caiba no seu tempo e apresente resultados rápidos, o IDEBRASIL é a sua melhor alternativa! Entre em contato e conheça mais sobre a proposta!

Site

www.idebrasil.com.br

Sede Brasil

Rua Vinicius Torres, 408, Sala 707, Edifício CEMAP, Praia da Costa. 29101105 – Vila Velha – ES

(+55 27) 3062-5979

falecom@idebrasil.com.br

Unidade Belo Horizonte e Região Metropolitana

Rua Panamá, 136, Sion. 30320 120 – Belo Horizonte-MG

(+55 31) 2527-3660 / 99655-3830

leo@idebrasil.com.br

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