Home Negócios Entenda o que é a mudança organizacional e sua importância

Entenda o que é a mudança organizacional e sua importância

reuniao-de-equipe
4 minutos lido
Comentários desativados em Entenda o que é a mudança organizacional e sua importância

É possível que você tenha ouvido falar em mudança organizacional e esteja em dúvida sobre o que significa esse termo. Mas, saiba que ela pode aparecer como um acontecimento ou necessidade. Isso porque ela se trata de uma resposta da organização ao ambiente, que resulta em uma transformação.

Sendo assim, uma mudança organizacional pode ser planejada ou consequência de alguma circunstância. De qualquer forma, é importante que você saiba mais sobre ela e tome as rédeas da situação. Caso a sua empresa tenha sofrido uma mudança desse tipo sem que você tenha decidido, você deverá dominar esse processo de transformação a partir de agora. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Quando acontece a mudança organizacional?

Uma mudança organizacional acontece quando a empresa precisa modificar sua estrutura para responder a uma situação interna ou externa. Como já falamos, isso pode ser planejado ou não. A questão é que uma mudança na estrutura é algo sério, portanto, deve-se ter o domínio da situação.

As transformações nas empresas poderão apresentar alguns sintomas e, geralmente, os colaboradores são os que mais manifestam reações. Eles poderão apresentar resistência e conflitos nesse contexto. Por isso, é preciso ter cuidado para que não interfira negativamente no negócio.

Algumas das situações que poderão gerar ou pedir uma mudança organizacional são:

  • Redução dos clientes por desatualização do negócio e afins;
  • Dificuldade em fazer parcerias;
  • Inaptidão para conseguir investimentos;
  • Rotatividade crônica de colaboradores;
  • Baixa rentabilidade;
  • Processo de sucessão;
  • Dentre outras.

Impactos da mudança organizacional para a empresa

Se a mudança organizacional trará mais impactos positivos do que negativos para o empreendimento, vai depender de como ela é administrada. O fato é que não é possível passar por esse tipo de transformação sem renovações. Diante disso, incômodos e conflitos sempre irão existir, mesmo quando a reestruturação organizacional for planejada.

Os colaboradores são os que mais reagem a essas questões. Por isso, nesse processo é importante investir em comunicação, capacitações e reuniões. Talvez seja necessário renovar o quadro de funcionários, mas, ainda assim, deve-se cuidar para não perder bons profissionais nesse processo.

Outro ponto que pede atenção nesse momento é a gestão financeira. Renovações podem significar investimentos maiores. Sendo assim, deve-se acompanhar o impacto da mudança organizacional nas finanças e manejar esses custos de modo a não prejudicar o negócio.

Como gerenciar uma mudança organizacional

Como já explicamos, a mudança organizacional sempre deverá ser gerida pela empresa, independentemente de ter sido planejada ou não. Em qualquer caso, para que a reestruturação da organização seja bem-sucedida, é preciso lidar com as seguintes questões:

  • Identificar as forças e fraquezas do negócio;
  • Elaborar estratégias para lidar com as situações identificadas;
  • Elaborar planos de ação com as mudanças a serem implementadas;
  • Criar um cronograma para cada plano de ação;
  • Estabelecer um intenso fluxo de comunicação durante as transições;
  • Determinar uma ferramenta de acompanhamento e avaliação das mudanças;
  • Realizar capacitação com todos os envolvidos;
  • Adaptar a comunicação e relação com o cliente durante o processo.

Conforme as particularidades da sua empresa, essas questões poderão ser enriquecidas com outros tópicos. O mais importante nesse momento é garantir que a mudança organizacional venha acompanhada de benefícios para a empresa.

A sua empresa já passou por uma mudança organizacional? Você já participou desse processo alguma vez? Compartilhe sua experiência com outros leitores através dos comentários!

Comentários estão fechados