Home Gestão Financeira Entenda o que é e para que serve uma consultoria financeira

Entenda o que é e para que serve uma consultoria financeira

3 minutos lido
Comentários desativados em Entenda o que é e para que serve uma consultoria financeira

O universo dos empreendimentos não dá folga nos desafios. Desde a abertura de uma empresa à sua manutenção e crescimento, as “provas” são uma constante. Nesse contexto, uma das grandes questões dos gestores gira em torno das finanças, motivo pelo qual consideram contratar uma consultoria financeira.

Entretanto, a consultoria financeira não é remédio para todas as situações. Dependendo do que o gestor precisa e espera, ela poderá não corresponder às suas expectativas. Por outro lado, muitos deixam de usufruir de seus benefícios pela mesma falta de conhecimento. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.

O que é uma consultoria financeira?

A consultoria financeira é uma prestação de serviços por terceiros que oferece uma perspectiva externa para a empresa quanto a suas finanças. Não se trata de um olhar aleatório, mas do auxílio de especialistas nesta área que, a partir das ferramentas corretas, irão ajudar o gestor a melhorar as finanças empresariais.

Para que serve e como funciona a consultoria financeira?

A finalidade da consultoria financeira é qualificar a gestão financeira da empresa de acordo com o seu momento e sua realidade. Seu direcionamento será conforme aquilo que o negócio necessita naquele instante, portanto haverão diferentes perspectivas, por exemplo, se uma empresa contrata a consultoria porque deseja crescimento ou, porque está no vermelho.

Dentre os principais procedimentos de uma consultoria financeira estão:

— Diagnósticos das finanças empresariais e processos que a envolvem;

— Elaboração de um planejamento estratégico financeiro;

— Identificação do valuation, que consiste no valor da empresa no mercado naquele momento;

— Análise da viabilidade do negócio atual e de novas oportunidades de negócio para a empresa;

— Definição de políticas e procedimentos administrativos que contribuam para a melhor gestão dos recursos financeiros da empresa, como fluxo de caixa, capital de giro e afins;

— Proposta de reestruturação de estratégias e processos para o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais, assim como reduzir a sobrecarga de trabalho dos gestores principais;

— Identificação das melhores alternativas para investir os recursos da empresa e gerenciá-los quanto a resgastes, taxas e afins.

É importante entender que, como a consultoria financeira é um serviço prestado por terceiros, seus procedimentos e ofertas serão variáveis. Pelo mesmo motivo, é fundamental conhecer bem a proposta da consultora e entender se ela atende às demandas mais importantes da empresa.

Quando contratar uma consultoria financeira?

Muitos gestores pensam que a consultoria financeira é um remédio para sair do vermelho. Realmente, ela pode ser uma alternativa efetiva para esse momento de urgência, mas não apenas nessa situação.

Uma consultoria financeira é útil sempre que a empresa precisa realizar transformações nesse sentido, seja por problemas ou pelo desejo de crescimento, mudanças e afins. Essa necessidade se reforça, principalmente, quando não existe na empresa recursos humanos que dominem essa área.

Contudo, mesmo quando existem profissionais competentes para lidar com a gestão das finanças, uma consultoria financeira poderá ser útil por proporcionar uma visão mais fresca do negócio.

Ademais, uma consultoria pode ser preventiva. Em qualquer contexto, a utilização desse serviço jamais substituirá o conhecimento do gestor sobre a área financeira, portanto sua qualificação é fundamental.

Para continuar se informando sobre finanças empresariais e outros assuntos de interesse do empreendedor, siga o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados