Home Sem categoria Gerenciamento de estoque: a importância de sistematizar

Gerenciamento de estoque: a importância de sistematizar

Homem conferindo o estoque
3 minutos lido
Comentários desativados em Gerenciamento de estoque: a importância de sistematizar

O gerenciamento de estoque é uma ação que traz inúmeros benefícios para qualquer empresa que atue com produtos. Ele pode proporcionar maior agilidade para as operações e reduzir desperdícios. Consequentemente, reflete positivamente nas finanças do empreendimento e na relação com o cliente.

Nesse sentido, a sistematização é uma das ações fundamentais e primárias para começar o gerenciamento de estoque com o pé direito. A seguir vamos falar sobre a sua importância e oferecer algumas dicas. Confira!

A importância da sistematização para o gerenciamento de estoque

Quando estamos falando de estoque a palavra “desorganizado” ganha uma dimensão diferenciada. Isso porque ao mencionarmos a desorganização, imediatamente o que vem em mente é uma bagunça. São caixas espalhadas, espaços empoeirados, coisas reviradas, certo?

Mas no contexto de um estoque, a desorganização pode estar presente mesmo em um cenário limpo e bem distribuído. Isso porque para que um estoque seja realmente organizado é preciso pensar em seu funcionamento. O estoque não é apenas um lugar onde se armazena as coisas, mas é um espaço de fluxo e atividades que interferem em vários âmbitos de um negócio.

Por isso, a palavra-chave para o gerenciamento de estoque é a sistematização. Sistematizar quer dizer tomar uma série de medidas para estabelecer o fluxo de algo, o que envolve a seleção de métodos e técnicas.

Isso quer dizer que é possível sistematizar um estoque de maneiras diversas. Portanto, a escolha do modo de sistematização deverá considerar as particularidades da empresa e características do estoque.

Como definir o modo de sistematização de um estoque?

Existem alguns elementos fundamentais a serem considerados para determinar quais serão as medidas de sistematização de um estoque. Os mais básicos são:

  • Quantidade média de materiais armazenados;
  • Estrutura disponível para o armazenamento de estoque;
  • Variedade dos produtos estocados;
  • Unidades de venda que dependem do estoque;
  • Condições de conservação dos produtos;
  • Fluxos de entrada e saída.

Cada um desses fatores influenciará em quais são as medidas a serem consideradas na sistematização. A sistematização ideal para uma empresa que atua com produtos perecíveis será diferente daquela mais interessante para uma que trabalha com equipamentos eletrônicos, bem como, será diferente dos sistemas benéficos para uma empresa que atua com roupas.

Sendo assim, levantar toda a informação sobre os produtos do estoque, estrutura da empresa e dinâmica de seu funcionamento é indispensável. Isso antes de tomar qualquer decisão quanto ao gerenciamento de estoque.

O que toda sistematização de estoque tem em comum?

Embora a sistematização do estoque apresente diferentes possibilidades, existem alguns elementos que sempre estarão presentes. Eles são basicamente a pesquisa prévia mencionada, o inventário do estoque e a definição de um sistema de identificação dos produtos.

Esses são os requisitos mínimos para que uma sistematização atenda ao gerenciamento de estoque. Podendo, com medidas complementares, proporcionar os benefícios dessa ação. Alguns deles são: otimização do espaço físico da empresa, atendimento eficiente às demandas, redução de custos e aumento dos lucros.

Agora você sabe sobre a importância da sistematização como o primeiro passo para o gerenciamento de estoque. Confira também outras dicas que preparamos para você sobre esse assunto seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados