Home Gestão Financeira Os 4 KPIs financeiros mais importantes para uma empresa

Os 4 KPIs financeiros mais importantes para uma empresa

4 minutos lido
Comentários desativados em Os 4 KPIs financeiros mais importantes para uma empresa

As finanças são uma base fundamental para qualquer negócio e mais do que qualquer outra área da empresa, precisa lidar com números e medidas precisas e úteis. Por isso, os KPIs financeiros devem ser escolhidos com um cuidado especial, afinal, eles são referências para tomadas de decisão, transformações, melhorias e resoluções nesse setor.

Embora cada negócio tenha suas particularidades, e isso deva ser considerado na criação dos indicadores de cada área, existem alguns parâmetros gerais que auxiliam nesse processo. Pensando nisso, a seguir vamos apresentar quais seriam os KPIs financeiros mais relevantes para uma empresa. Prossiga!

O que são os KPIs financeiros?

Antes de trazermos mais informações sobre os KPIs financeiros mais importantes para uma empresa, é preciso esclarecer sobre o que eles são. KPI é uma sigla em inglês que significa “Key Performance Indicator”, cuja tradução adaptada para o português é indicador-chave.

Portanto, um KPI financeiro irá sinalizar sobre a performance dos elementos fundamentais das finanças da empresa, tais como: lucratividade, rentabilidade, custos, faturamento, dentre outros. Para que seja, de fato, um indicador-chave, ele precisa sempre mensurar uma métrica que auxilie no alcance dos objetivos e metas do negócio.

Alguns KPIs financeiros importantes para um negócio

1. Faturamento

Calcular o faturamento da empresa é bastante fácil: basta somar o valor total das vendas em um determinado período. Apesar da simplicidade, o faturamento é um dos indicadores financeiros mais importantes, principalmente para comparação entre o que foi projeto e o que foi alcançado nesse quesito.

A partir do conhecimento desse KPI é possível saber se as estratégias e ações relacionadas a marketing e vendas, dentre outras, estão sendo eficientes.

2. Custos

O custo também é um dos KPIs financeiros mais importantes, inclusive porque ele é que permitirá saber se outras métricas estão satisfatórias ou não para o negócio. Ele pode ser mensurado de modo geral, isto é, quanto foi gasto na empresa na totalidade para se manter, ou por áreas, setores, processos e afins. Seu cálculo também é simples, consistindo na soma de todos os gastos gerados conforme o período e recorte de referência.

3. Lucratividade

O cálculo da lucratividade pode ser mais complexo, pois exige, primeiramente, avaliar o lucro bruto e líquido do negócio, assim como a sua receita. Mas se você está procurando por KPIs financeiros fundamentais, é bem provável que seu setor de finanças tenha essas informações.

O indicador de lucratividade é apresentado em percentual. Ele não é o lucro da sua empresa, mas o potencial do seu negócio para obter lucros. Sendo assim, é um indicador-chave para compreender o nível de risco do empreendimento. Seu cálculo se dá pela divisão do lucro líquido pela receita, cujo valor é posteriormente multiplicado por 100.

4. Rentabilidade

Medir a rentabilidade do negócio como um todo ou de ações específicas, permite compreender se as ações estão oferecendo um retorno satisfatório em relação ao investimento empreendido.

Por exemplo, pode-se mensurar se um determinado tipo de promoção ou ação de marketing deu mais retorno para a empresa do que custou. É preciso considerar que o percentual de rentabilidade precisa ser avaliado de acordo com o contexto do negócio.

Para uma empresa iniciante, por exemplo, uma baixa rentabilidade a partir de uma ação pode ser algo positivo, uma vez que ela ainda está se estabelecendo. O cálculo desse indicador se dá com a divisão do lucro líquido pelo investimento total e o resultado se multiplica por 100.

É importante lembrar que os KPIs financeiros precisam ser escolhidos e estruturados conforme a estratégia de gestão da empresa. As análises sempre se relacionam com outros indicadores, objetivos e aspectos contextuais.

Você pode ampliar agora mesmo seus conhecimentos sobre gestão financeira lendo o nosso e-book: Educação Financeira para Gestores!

Comentários estão fechados