Home Empreendedorismo Os 7 principais erros de um gestor de empresas

Os 7 principais erros de um gestor de empresas

4 minutos lido
Comentários desativados em Os 7 principais erros de um gestor de empresas

Todo mundo comete erros, mas, como muito se diz, persistir neles é que é o problema. No caso de um gestor de empresas, essa questão pode se tornar ainda mais grave, por envolver aspectos financeiros e profissionais que, sem a devida atenção, poderão virar uma avalanche de problemas.

Contudo, a solução não é se culpar ou se abater pela tensão. Deve-se procurar aprender com os erros: os seus e os dos outros. Veja alguns dos equívocos mais comuns entre gestores empresariais e evite repeti-los em seu modo de gestão.

1. Negligenciar a importância do plano de negócios

Gerenciar uma empresa envolve aspectos financeiros, operacionais, administrativos, logísticos, relações interpessoais, relações comerciais e por aí vai! Não dá para esperar que um negócio tenha sucesso se tudo isso não estiver bem planejado e organizado, concorda? No entanto, é um dos erros mais comuns entre gestores empresariais.

2. Ter uma postura centralizadora como gestor de empresas

Algumas pessoas pensam que liderar é carregar o mundo nas costas e controlar tudo e todos. Isso faz com que ela se desgaste, que os processos do negócio se emperrem por falta de agilidade e que outros envolvidos na empresa fiquem desmotivados e pouco engajados com suas funções.

O bom líder é aquele que atua como um maestro no negócio: designando funções, acompanhando os processos, garantindo a execução do planejamento, oferecendo feedbacks construtivos, estabelecendo boas parcerias, contratando bons profissionais e investindo em seu pessoal.

3. Não investir na gestão de pessoas

O relacionamento interpessoal é um fator que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Ter profissionais motivados e satisfeitos fará com que eles tragam melhores resultados para empresa e também contribuam para sua reputação – poderão até mesmo funcionar como multiplicadores.

Portanto, um gestor que não investe nos funcionários, não escuta, não media conflitos e foca apenas no resultado final, acabará por comprometer a performance e o resultado.

4. Contratar ou promover profissionais por afinidades

É muito importante que cada cargo de uma empresa seja ocupado por um profissional que tenha as competências e habilidades necessárias para a função. Promover ou contratar alguém por afinidade poderá levar o negócio à ruína, pois o mau funcionamento do setor irá refletir na atuação de outros setores. Lembre-se que uma empresa funciona como uma máquina, desse modo se tem um problema em uma área poderá comprometer todo o seu desempenho.

5. Falta de investimento em qualificação e atualização

Por mais competente e engajado que você seja, você é humano e o mundo é dinâmico. Não se qualificar e atualizar constantemente te tornará um gestor obsoleto. Além disso, esses estudos envolvem o mercado no qual está inserido, conhecimento é indispensável para qualquer empreendedor. Portanto, não cometa esse erro: invista em sua carreira profissional, independentemente do tamanho do seu negócio.

6. Confundir o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa

A gestão financeira de uma empresa é um fator básico para que ela tenha sucesso. É preciso, no mínimo, contar com imprevistos e ter um capital de giro estável. Para que essa gestão flua, você deve entender que o dinheiro da empresa não é seu, ainda que você seja o dono. Defina bem os seus ganhos dentro do planejamento da empresa e não misture as contas da pessoa física com a jurídica.

7. Descuidar da saúde emocional

Outro erro grave entre empreendedores é não investir na saúde emocional. Todavia, estados de estresse, ansiedade, agitação ou tristeza poderão impedir que um gestor de empresas tenha o equilíbrio e clareza necessários para tocar bem o negócio. Portanto, tenha uma vida pessoal, pois isso também é indispensável para desenvolver o equilíbrio emocional.

Para concluir, uma dica importante para evitar esses erros é acompanhar e registrar as próprias ações, refletir sobre elas, e se necessário, buscar auxílio de outros profissionais ou empresas que possam te ajudar. A partir disso, você estará pronto para evitar esses erros ou lidar com eles de forma inteligente. Está precisando de uma forcinha aí? Então conheça o IDEBRASIL e descubra as melhores soluções para te ajudar!

Comentários estão fechados