Home Empreendedorismo Quais tipos de empreendedorismo você conhece?

Quais tipos de empreendedorismo você conhece?

3 minutos lido
Comentários desativados em Quais tipos de empreendedorismo você conhece?

Fala-se muito em empreendedorismo como se fosse uma coisa única, mas o fato é que existem vários tipos de empreendedorismo que variam conforme certas características do negócio. Quais deles você já conhece? Sabe com qual tipo de empreendedorismo sua empresa mais se identifica?

O interessante de conhecer os tipos de empreendedorismo é que esse saber pode auxiliar na definição da identidade da empresa e até mesmo expandir os horizontes do negócio. Vamos listar alguns deles a seguir. Confira!

Empreendedorismo informal

O empreendedorismo informal é como muitos começam. Ele se dá quando uma pessoa tem um negócio próprio sem o registro de um CNPJ e outras condições que regularizam o negócio. Contudo, manter um empreendimento informal pode ser muito problemático, uma vez que não é possível emitir notas fiscais, conseguir negociações bancárias como pessoa jurídica e, ainda, fica-se sujeito às penalidades fiscais.

Tipos de empreendedorismo individual

O empreendimento de natureza individual pode ter dois formatos: o MEI e o EIRELI. Quando a empresa se configura como MEI, os processos fiscais e burocráticos são facilitados e os valores reduzidos, contudo, também há limites relacionados ao faturamento, contratação de funcionários e outras questões.

Portanto, é um dos tipos de empreendedorismo ideal para quem está começando se formalizar, mas quando o negócio começar a crescer e, ainda assim, o empreendedor for individual, a modalidade EIRELI é a melhor alternativa.

Empreendedorismo franqueado

Alguns empreendedores não têm ambição de criar o próprio negócio e preferem aderir a alternativas já presentes no mercado: as franquias. Elas são consideradas uma maneira segura de empreender, uma vez que a marca geralmente já tem força e oferece suporte em todos os níveis ao empreendedor franqueado.

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital se dá quando o funcionamento da empresa é completamente ou predominantemente on-line e voltado para nichos pertinentes a esse meio. Não basta ter uma loja virtual para ser considerado um empreendedor digital: isso é basicamente uma obrigação atualmente!

Contudo, se você tem uma loja virtual além da física, a pessoa jurídica que presta serviços para você manter sua página on-line funcionando, ela sim é uma empreendedora digital, entendeu?

Empreendedorismo de inovação

O empreendedorismo de inovação é um dos “queridinhos” dentre os tipos de empreendedorismo da atualidade. É ele que traz conceitos novos como os de Startups para o mundo dos negócios.

Esse tipo de empreendedorismo é caracterizado pelo foco da empresa em identificar oportunidades que ainda não foram exploradas no mercado e desenvolver novos produtos ou serviços.

Muitos deles estão associados ao universo tecnológico e digital, mas não pense que eles se limitam a isso. Há muito empreendedorismo inovador acontecendo a partir de pequenas empresas e em contextos regionais.

Esses são apenas alguns dos tipos de empreendedorismo existentes, que inclusive, nem sempre se excluem: uma empresa pode ser, por exemplo, digital e inovadora. A verdade é que, diante da amplitude do conceito de empreendedorismo, ele pode acontecer até mesmo quando uma pessoa não tem a própria empresa.

Para os gestores empresariais, de qualquer maneira, conhecer os tipos de empreendedorismo e suas visões poderá ajudar a ampliar as perspectivas do negócio, mesmo que necessariamente não se modifique o seu modelo. Continue se atualizando sobre assuntos de interesse do empreendedor seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados