Identidade Filosófica

O IDEBRASIL - Instituto de Desenvolvimento Empresarial - é uma organização privada fundada em 1999. Sua ação, impulsionada pelo ideal do seu Fundador, Dr. Elton Lívio Petterle, visa disseminar o conhecimento simples e prático de gestão para o alcance do crescimento com harmonia e liberdade, baseado na premissa de que "o simples é o correto". Dentro da concepção da atuação do Instituto, considera-se:

SIMPLICIDADE

É o resultado da desconstrução do complexo, sobretudo na linguagem da gestão. Diz respeito à 'tradução' de linguagem, conteúdo e forma que possibilita a compreensão e a posse + Continue lendo...de meios e ferramentas que levam aos mesmos fins e resultados que as escolas tradicionais e conceituadas de gestão. A simplicidade (diferente de 'simplismo' ou 'reducionismo') é, na concepção do IDEBRASIL, o mais elevado patamar evolutivo metodológico e pedagógico. Respeita e observa as pluralidades presentes no universo de pessoas que são ou estão gestores, atendendo às demandas de conhecimento gerais e específicas de indivíduos dentro e a partir de diferentes níveis de repertórios aprendidos nas escolas formais.

Neste sentido, a metodologia é experimentada e aprovada por homens e mulheres, jovens e adultos, que possuem desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, até indivíduos com Ensino Superior e especialização, seja nas áreas de Gestão e afins ou não.

PRATICIDADE

Advém da formatação metodológica voltada para problemas e necessidades reais do empresário brasileiro. Resultado de pelo menos duas décadas de estudos e testes em campo + Continue lendo...(antes mesmo da fundação formal do Instituto) esta característica da metodologia do IDEBRASIL assegura aos beneficiados de que o que lhes é ensinado possui aplicação real e imediata. Ou seja: nada é ensinado - seja no campo conceitual para entendimento de leis e dinâmicas sociais, ou seja em termos de ferramental e processos - que não encontre respaldo no conjunto de necessidades reais e imediatas do universo das micros e pequenas empresas brasileiras.

Para assegurar essa praticidade, o intervalo das disciplinas e conteúdos aplicados é pensando de forma que se possibilite a aplicação e a avaliação/ validação/ correção em sala de aula, respeitando-se as peculiaridades de cada negócio e de cada gestor. Neste sentido, "a transformação da empresa do aluno é o seu próprio dever de casa."

DESENVOLVIMENTO HARMÔNICO

O IDEBRASIL entende EMPRESA e EMPRESÁRIO como atores sociais distintos mas indissociáveis. Nesta perspectiva, seus papéis e influências permeiam pessoas, indivíduos e grupos que devem ser considerados dentro + Continue lendo...de um projeto de desenvolvimento conjunto, e não isolado (família, classe empresarial, comunidade, etc.). Ao tornar empresários conscientes dos seus papéis e do seus potenciais como agentes de transformação, o Instituto expande essa preocupação dentro do conceito 'ganha-ganha'. Ou seja: o crescimento real, sustentável e perene não pode se dar às custas de indivíduos, grupos, comunidades e até mesmo de concorrentes. Ainda na concepção do Instituto, não existe comunidades e cidades 'carentes' ou 'desestruturadas'. E sim, desorganizadas e desarticuladas. E a prova de que tem tido sucesso nesta mudança de mentalidade e cultura, é o fato de que 100% dos participantes de seus treinamentos afirmam sentirem-se motivados a indicá-los para seus concorrentes, enxergando os benefícios que podem advir da melhoria homogênea do tecido empresarial local, em detrimento da cultura errônea construída historicamente (com ajuda dos meios de comunicação e da má publicidade) de que o concorrente é uma força a ser 'aniquilada'.

LIBERDADE

Advém da possibilidade de mobilidade evolutiva empresarial que o sistema econômico permite, desde que respeitados seus princípios básicos (Leis, regulamentos e instituições), sobretudo com vistas ao tripé da sustentabilidade, + Continue lendo...que nos chama para nossas responsabilidades, entendendo que projetos de vida e interesses individuais e coletivos alicerçados em negócios e empreendimentos (tidos como 'meios facilitadores e possibilitadores' destes projetos) devem obrigatoriamente ser:

  1. economicamente viáveis;
  2. socialmente benéficos, e;
  3. ambientalmente responsáveis.

Observados estes princípios, a Liberdade é poder empreender iniciativas para a mobilidade progressista e inteligente, contemplando objetivos pessoais e coletivos alinhados com um projeto de melhor Empresa, Família, Comunidade e País.

MISSÃO

Compartilhar conhecimentos de gestão com os empreendedores nas Micros e Pequenas empresas, de forma prática, objetiva, simplificada, na linguagem deles, possibilitando condições de sustentabilidade, atuando junto às instituições (Estado, Escolas, Grandes Empresas e Associações) na conscientização e apoio às MPEs.

VISÃO

Desenvolvimento com Harmonia e Liberdade

MATRIZ DE VALORES E PRINCÍPIOS

Item Definição
Objetividade e Foco nos Resultados Não perder tempo com fatores que não tenham relação direta com o resultado proposto/ acordado.
Necessidade do Cliente A prioridade primeira deve ser uma forma de contemplar o cliente. Interesse verdadeiro pelo cliente.
Racionalização de Custos Buscar constantemente formas de se fazer melhor, mais rápido e mais barato.
Metodologia do Esforço Eficaz (20/80) Primar por processos que gerem mais resultados com menos gasto de energia (material/ esforço/ custo/ recurso). Simplificação que resolva.
Espírito de Servir Cultivar o espírito de servir, buscando sempre, além de apoiar, identificar as necessidades de apoio ao outro. Estar disponível por inteiro.
Comprometimento Estar por inteiro e de forma responsável nas atividades. Buscar honrar os compromissos feitos e acordados. Tornar-se confiável.
Desenvolvimento Constante Estar sempre aberto a novas formas de aprendizado.
"Eu Sou o IDEBRASIL" Interiorizar o senso de que, na relação com clientes, empresas e instituições, somos sempre representantes do IDEBRASIL.
Ética Comportamento pessoal similar ao que eu gostaria de ser tratado, limitado ao não prejuízo do outro.
Sustentabilidade Gerar recurso necessário para realizar a Visão e a Missão da empresa. Todo projeto de aplicação deverá ter um projeto de origens do recurso bem fundado.

PODERÁ INTERESSAR-SE TAMBÉM POR:

Nossa História

Uma obra no meio da floresta. Uma empresa fechada em uma cidade do Sudeste e outra no Sul. E um desafio do tamanho do Brasil. O que isso tem a ver com a sua empresa? Conheça a história do IDEBRASIL.

Como atuamos

O nosso SER que se traduz no nosso FAZER.

Pessoas Impulsionando Pessoas

Conheça os membros da nossa equipe. Pessoas vocacionadas a desenvolver o potencial de outras, assim como você.

Parceiros de Missão

Algumas das centenas de instituições que somam esforços conosco na nossa jornada.