Nossa história

Uma obra no meio da floresta amazônica, duas lojas fechadas no Sul e no Sudeste, um executivo incomodado e um desafio do tamanho de um país. O que isso tem a ver com a sua empresa? Muito mais do que você imagina.

O que acontece quando uma empresa morre?

A história do IDEBRASIL confunde-se com a história do seu fundador, Elton Lívio Petterle. Natural de Ponta Grossa (PR) iniciou suas atividades profissionais aos 16 anos. Formou-se em Engenharia pela Universidade do Paraná, e aos 26 anos teve a oportunidade de trabalhar no Projeto Carajás, chegando ao cargo de Coordenador. O jovem engenheiro passou a ter sob sua responsabilidade direta e indireta mais de 117.000 pessoas, envolvidas em projetos de construção e estruturação de jazidas de mineração, e infraestruturas necessárias para sua exploração, como pontes, ferrovias e cidades.

Elton decide também ser empresário. O executivo – mesmo com seu tempo bastante ocupado com o Projeto Carajás – abriu duas microempresas, sendo uma na cidade de Curitiba e a outra em Belo Horizonte, ambas na área de confecções. E para levar adiante os dois negócios, recorreu ao mercado para contratar profissionais que 'tecnicamente' estivessem aptos a fazê-lo, dada a sua impossibilidade de encarregar-se da gestão das empresas pessoalmente.

Partindo de uma frustração pessoal, Elton dedicou-se a investigar sobre as causas do fechamento não apenas das suas, mas das tantas outras empresas que morrem no Brasil. E suas constantes viagens como executivo possibilitaram que estendesse sua pesquisa para vários estados. Ao final do seu trabalho, mais de 1.500 empresas já faziam parte da sua amostra de investigação ao longo de 08 anos. Algo ficava cada vez mais claro: o conhecimento era a chave para gerir qualquer empreendimento, independente do seu porte, assim como a falta dele era determinante para o insucesso de qualquer negócio.

Tendo de um lado suas pesquisas sobre as deficiências do empresário comum brasileiro, e do outro lado, o conhecimento adquirido em sete anos de intensos estudos no meio acadêmico, constatou que o conteúdo dos cursos tradicionais não contempla a realidade do empresário das micros, pequenas e médias empresas. E algo mais preocupante lhe ocorreu: o empresário que busca o conhecimento tradicional no período no qual sua empresa mais precisa poderá estar sujeito a passar vários anos em busca de uma solução que a escola formal (a universidade) não lhe dará, sendo, portanto, uma realidade por vezes cruel e traumatizante.

Marcos importantes:

Picture

Um jovem e um desafio gigante.

Aos 26 anos, Elton Petterle participa da gestão do Projeto Carajás.

1987
Picture

'Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas. Mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana'. (Carl Jung)

Dá-se início às pesquisas junto a 1.500 empresários para diagnóstico dos problemas de gestão das micros e pequenas empresas.

1988
Picture

A primeira turma: a 'pedra fundamental' do IDEBRASIL

Após a concepção da metodologia, é organizada a primeira turma no Distrito de Posto da Mata (Nova Viçosa - BA). Pouco tempo depois do início, Elton começa a ser abordado nas ruas por comerciantes e prestadores de serviços locais para manifestar-lhe gratidão. Nem o engenheiro Elton havia sido capaz de mensurar o impacto do seu método nas empresas, e como isso se refletiria na vida das pessoas. Nasce ali mais do que uma metodologia simples, prática e inovadora: nasce um projeto de transformação social e econômica.

1999
Picture

Mudança da sede Administrativa e Logística

Extendendo sua atuação para 17 estados, foi necessário reposicionar a sede do Instituto por questões logísticas. Foi escolhida a cidade de Vila Velha (ES), por melhor atender às necessidades de deslocamento para desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. Foi mantido também um escritório de apoio em Curitiba.

2004
Picture

Um projeto latino-americano

Empresários paraguaios residentes próximos às fronteiras com os municípios brasileiros onde atua o IDEBRASIL tomam conhecimento do "Curso do IDEBRASIL". A presença dos mesmos acaba se tornando um fato comum em cidades a exemplo de Foz do Iguaçú (Paraná). Diante da demanda expressiva, cria-se ainda que em modelo experimental a primeira unidade de franquia do IDEBRASIL: o IDEBRASIL-PY (Paraguay).

2013/1
Movie

A experimentação da metodologia fora das paredes da sala de aula

Após intenso trabalho de adaptação, sem abrir mão da essência e da potência metodológica, o Instituto lança 02 dos 06 módulos do seu CDE - Curso de Desenvolvimento Empresarial - na modalidade de Educação à Distância, em parceria com o renomado Grupo Curso Prof. Luiz Carlos (Paraná).

2013/2
Location

Quando o desafio é muito grande, precisa ser dividido!

Dentro do seu Planejamento Estratégico para o ano de 2022 (a chamada "Agenda 22"), o IDEBRASIL assume no ano de 2012 o desafio de capacitar um grande contigente de donos de negócios, em todos os estados brasileiros. Contudo, o canal de distribuição até então utilizado desde sua fundação não serviria a este propósito. Inicia-se os estudos então para a mudança do modelo para o sistema de franchising, assessorado por renomadas empresas: a Nexus Consultoria, o Escritório de Advocacia Kuster & De Angeli e o Grupo Bittencourt (referência internacional em estudos de viabilidade de modelos de franchising).

2015

Nasce daí o IDEBRASIL - Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos. Desde então, até o presente ano, mais de 23.000 donos de negócios receberam as capacitações oferecidas pelo Instituto, dos quais recebe inúmeros relatos e manifestações de agradecimento, por ter sido um parceiro decisivo.

Passaram pelos treinamentos e tiveram total aproveitamento desde empresários com baixíssimo nível de escolaridade, até mesmo administradores e especialistas pós-graduados, que defendem a metodologia de ensino do IDEBRASIL como "incomparável" a qualquer outra disponível hoje dentro do território brasileiro.

PODERÁ INTERESSAR-SE TAMBÉM POR:

Missão, Visão e Valores

Princípios que nos norteiam. Um futuro que nos inspira e motiva.

Como atuamos

O nosso SER que se traduz no nosso FAZER.

Pessoas Impulsionando Pessoas

Conheça os membros da nossa equipe. Pessoas vocacionadas a desenvolver o potencial de outras, assim como você.

Parceiros de Missão

Algumas das centenas de instituições que somam esforços conosco na nossa jornada.