Home Negócios Ansiedade e estresse prejudicam o seu negócio!

Ansiedade e estresse prejudicam o seu negócio!

4 minutos lido
Comentários desativados em Ansiedade e estresse prejudicam o seu negócio!

Ansiedade e estresse caminham de mãos dadas, principalmente quando se é empreendedor. Essas emoções, nem sempre identificadas devidamente, podem resultar em diversos problemas mais graves que prejudicam a saúde como um todo e, consequentemente, os negócios.

Essa temática atualmente é muito abordada como algo que afeta os colaboradores de uma empresa. Porém, se fala bem menos do quanto ela também acomete os empreendedores. A verdade é que essas pessoas recorrentemente submetidas a pressões, responsabilidades e um ritmo de trabalho que, muitas vezes, não tem hora para acabar, são muito prejudicadas por essas doenças.

Para que você possa identificar se está sofrendo com ansiedade e estresse, possa se prevenir e tomar providências, vamos falar mais sobre o assunto. Confira!

Qual a relação entre ansiedade e estresse?

Tanto a ansiedade quanto o estresse estão relacionados a reações instintivas e naturais do ser humano. Antes que se tornem um problema, são até mesmo benéficos.

A ansiedade diz respeito a um estado de alerta diante de um desafio ou ameaça. Portanto, é uma resposta que visa preparar a pessoa para lidar com uma situação de tensão. O estresse é uma resposta do organismo a esse mesmo tipo de situação, uma espécie de defesa. Essas reações têm como finalidade estimular o organismo a oferecer uma resposta mais rápida para situações urgentes.

Sendo assim, podemos dizer que a ansiedade é uma espécie de “intuição” quanto a um acontecimento por vir. Enquanto o estresse é uma reação a esse estado, facilitando a agilidade na resposta à situação de pressão quando ela ocorrer. Por isso, a relação entre essas emoções é, basicamente, inevitável.

Quando a ansiedade e estresse se tornam prejudiciais?

Diante do que dissemos, enquanto reações esporádicas, pontuais e controladas, a ansiedade e o estresse são naturais. O problema é quando isso começa a se tornar recorrente ou, pior, acontecer sem estar associado a uma situação específica.

É nesse momento que se deve começar a preocupar com a ansiedade e estresse como algo que pode prejudicar. Nesse contexto, não se deve esperar para tomar uma atitude, é fundamental procurar ajuda de um profissional.

Observe, portanto, a recorrência e intensidade com que o estresse e a ansiedade o acometem. Avalie em quais contextos isso ocorre, se são “justificáveis” ou estão se apresentando em situações corriqueiras.

Como a ansiedade e estresse prejudicam o seu empreendimento?

A resposta pra essa pergunta, na verdade, é muito simples. Um negócio envolve uma série de decisões racionais que precisam ser tomadas de maneira equilibrada e calma. Uma pessoa estressada e ansiosa irá trocar os pés pelas mãos.

Além disso, deve-se considerar nesse contexto que o gestor é uma referência para outros colaboradores, um fator de peso para imagem da empresa diante de investidores, parceiros e afins. Se o seu estado emocional estiver abalado, isso irá transparecer e ele poderá interferir na relação com esses setores.

Diante disso, uma vez que você perceba que está sofrendo com ansiedade e estresse, procure tomar medidas para aliviar isso. A prática de exercícios físicos, um hobby e terapia estão entre as soluções.

Você ter um tempo para si mesmo é fundamental para o controle da ansiedade e do estresse. Assim, é sempre bom lembrar que férias também são importantes para o gestor de empresas. Saiba como torná-las possíveis lendo o artigo: Como o gestor de empresas pode tirar as férias tão sonhadas!

Comentários estão fechados