Home Empreendedorismo Capacitação empresarial: conheça 5 tipos e seus impactos

Capacitação empresarial: conheça 5 tipos e seus impactos

3 minutos lido
Comentários desativados em Capacitação empresarial: conheça 5 tipos e seus impactos

Cada vez mais existe uma diversidade em propostas de capacitação empresarial das quais todos os portes e nichos de negócios podem usufruir. Elas abrangem variados segmentos de públicos, temáticas, diretivas e metodologias e, de acordo com isso, oferecem diferentes impactos para o empreendimento.

Por isso, além de saber o quanto manter as capacitações em dia na empresa é importante, é preciso conhecer mais sobre as possibilidades de capacitação empresarial para entender qual o melhor investimento de acordo com as necessidades do empreendimento. A seguir vamos falar de algumas alternativas. Confira!

1. Capacitação empresarial para implantações

Todo negócio que se mantém em pleno desenvolvimento precisa, de tempos em tempos, implementar alguma mudança. Pode ser uma nova estratégia, metodologia, sistema, tecnologia, dentre outras questões. Diante dessas implantações, jamais se deve apostar no aprendizado intuitivo e ao longo do tempo.

Embora uma capacitação não vá deixar todo o recurso humano da empresa instantaneamente alinhado com a mudança, é preciso oferecer subsídio para que isso se desenvolva profissionalmente no cotidiano. Portanto, sempre diante de uma mudança, deve-se prever uma capacitação de implantação.

2. Capacitação empresarial de alinhamento e comunicação

Existem situações em que a empresa não necessariamente está passando por uma mudança institucional, contudo, percebe-se que a comunicação entre os colaboradores e áreas não flui. Essa falta de comunicação implica um desalinhamento das atuações, objetivos e, consequentemente, compromete o resultado.

Nesse contexto, uma capacitação empresarial voltada para o realinhamento da equipe e setores da empresa é fundamental. Trata-se de um reforço, esclarecimento e atualização de elementos que já são estruturais da empresa, de modo a harmonizar a atuação da equipe em seus diferentes níveis funcionais.

3. Capacitações comportamentais para equipes

Esse tipo de capacitação empresarial pode ser fundamental para potencializar o crescimento e sucesso da empresa. Ela trabalha aspectos comportamentais e emocionais dos colaboradores, de modo a promover um ambiente de trabalho mais harmônico e agradável para todos. A partir de propostas como essa é possível aumentar a motivação das equipes, promover mais união entre os colaboradores, dentre outros benefícios.

4. Capacitações empresariais pontuais para gestores e líderes

Gestores e líderes de empresa precisam dominar certos conhecimentos específicos, como aqueles voltados para a área financeira, comercial, mercadológica, de recursos humanos ou mesmo para desenvolver aspectos pessoais, como competência para liderar.

O ideal nesse caso é que essas capacitações sejam pontuais e efetivas, isto é, permitam um diálogo direto e aplicação na prática, como a proposta dos cursos de curta duração do IDEBRASIL.

5. Capacitação empresarial para gestão

Gestores que não contam com uma formação profissional, ou que estão encontrando dificuldades em aplicar seus conhecimentos na empresa, podem se beneficiar consideravelmente de cursos mais abrangentes voltados para a gestão de empresas.

Esse é o caso do CDE do IDEBRASIL, por exemplo, que permite o estudo de teorias, métodos e técnicas em articulação com a prática, abrangendo as diferentes áreas de um empreendimento. Cursos como esse permitem um domínio completo do negócio.

Esses são alguns tipos de capacitação empresarial que oferecem impactos positivos para o negócio em diferentes níveis. Conte com uma parceria de excelência e confiança para essas ações na sua empresa: conheça o IDEBRASIL!

Comentários estão fechados