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Como escolher um bom curso de gestão empresarial?

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Os empreendedores dos mais variados ramos de atuação e porte de negócios estão cada vez mais conscientes da necessidade de uma qualificação abrangente e aplicável, a fim de otimizar a gestão da própria empresa. Contudo, ao decidirem transformar essa consciência em uma ação concreta, lidam com diversos desafios, tais como:

– Pouco tempo para se dedicar aos estudos enquanto gerenciam a própria empresa, fora outras questões da vida que não podem ser abandonadas, como a família e o cuidado pessoal;

– Uma enorme diversidade de opções, que exige bastante trabalho para ser filtrada, compreendida e permitir uma escolha;

– Entender qual curso realmente é mais importante para o seu momento, de modo a não perder tempo e dinheiro com propostas que não se enquadram às suas necessidades;

– Por fim, diante desses entraves, adiar indefinidamente a qualificação, observando as consequências disso prejudicarem a sua empresa.

Você se identifica com esses problemas? É uma situação extremamente desconfortável, frustrante e com impactos concretos, tanto na vida do empresário quanto em seu negócio. Pensando nisso, fizemos esse material para te ajudar a entender toda a dinâmica de ofertas de curso de gestão empresarial e como escolher a mais adequada para o seu caso.

Confira a seguir tudo o que você encontrará nesse artigo!

 

1. O que é um curso de gestão empresarial?. 1

a. Graduação acadêmica. 2

b. Pós-graduação ou especialização. 2

c. MBA ou Mestrado Profissional 2

d. Curso técnico. 2

e. Graduação tecnológica. 3

f. Curso livre em empresas especializadas. 3

g. Cursos básicos e gratuitos. 3

2. Com quais nomes você encontrará cursos de interesse do gestor de empresas?. 4

3. Como escolher o curso de gestão empresarial ideal para você?. 4

Você tem os conhecimentos básicos para uma gestão profissional5

Você sente falta de conhecer ou aprofundar os conhecimentos em uma área específica da empresa5

Quanto tempo você tem para se dedicar a um curso de gestão empresarial5

Para qual público as alternativas de curso de gestão empresarial são direcionadas    6

4. O que se aprende no curso de gestão empresarial? – A proposta do IDEBRASIL.. 8

MÓDULO 1: CUSTOS. 8

MÓDULO 2: FINANÇAS. 9

MÓDULO 3: EMPRESA – GESTÃO DE PESSSOAS E PROCESSOS. 9

MÓDULO 4: NCE – NEGOCIAÇÃO, COMPRAS E ESTOQUE.. 10

MÓDULO 5: MARKETING E VENDAS. 11

MÓDULO 6: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.. 12

5. Metodologia de um curso de gestão empresarial: o caso do IDEBRASIL.. 13

Quanto tempo dura o curso de gestão empresarial do IDEBRASIL?. 13

Conclusão. 14

1. O que é um curso de gestão empresarial?

Ao procurar por um curso de gestão empresarial você encontrará uma série de propostas com esse e outros nomes. Não raro, também se encontra cursos que associam a gestão com outras áreas, também de interesse da gestão de empresas, a exemplo do marketing. Nessa perspectiva, há também variadas modalidades de curso, dentre elas: graduação, pós-graduação, MBA, graduação tecnológica, curso técnico, cursos livres de empresas especializadas.

Como você já deve saber, cada uma dessas variações apresentam especificidades quanto aos conteúdos propostos, tempo de curso, modelos de aulas, metodologia de ensino, objetivos do curso, custos, dentre outras questões. Portanto, a pergunta “o que é um curso de gestão empresarial?” não permite uma resposta única e absoluta.

O que podemos assegurar é que um curso de gestão empresarial é aquele que oferece conhecimentos acerca de teorias, metodologias e técnicas pertinentes à administração de uma empresa. Esses cursos podem apresentar diferentes níveis de especialidade e aplicação, conforme a natureza do curso. Eles também podem ser direcionados a variados públicos, desde jovens estudantes, empreendedores emergentes, profissionais que ocupam cargos estratégicos, até empresários experientes, já imersos no mercado.

Diante dessa amplitude de possibilidades, um dos filtros mais básicos é compreender as particularidades das principais modalidades de cursos de gestão empresarial, de modo a fazer uma escolha assertiva. Vamos falar delas:

a. Graduação acadêmica

A graduação é o curso superior mais tradicional, voltado principalmente para iniciação na vida acadêmica e formação de profissionais qualificados. Esse curso tem duração de aproximadamente 4 anos, variando no caso de algumas áreas.

Geralmente exigem uma dedicação intensa, com aulas diárias que tomam cerca de 1/6 do dia para mais. Soma-se a isso os trabalhos a serem feitos em casa e o trabalho de conclusão de curso (TCC), que pode ser um projeto, artigo, monografia, dentre outros.

Muitos desses cursos também exigem uma carga horária de estágio e outras atividades extracurriculares para que o estudante realmente receba o diploma. Atualmente existem muitos cursos com propostas facilitadas, principalmente à distância, mas nem sempre com qualidade.

b. Pós-graduação ou especialização

Os cursos de pós graduação latu sensu ou especialização são destinados a pessoas que já possuem diploma de graduação e desejam se aprofundar em uma área específica. O tempo de duração do curso varia entre um e dois anos, geralmente somando 360 horas.

As aulas, nesse caso, já não são diárias. Na maioria dos casos existem alternativas para aulas nos finais de semanas ou dias alternados durante a semana. Assim como na graduação, esses cursos são mais teóricos costumam exigir um trabalho final qualificado para a formação.

c. MBA ou Mestrado Profissional

O MBA ou Mestrado Profissional são alternativos ao mestrado acadêmico, com uma formação mais voltada para o conhecimento aplicado e para a prática profissional. Contudo, o nível de exigência é semelhante ao mestrado strictu sensu, inclusive no que diz respeito à dissertação ou trabalho final de curso. A duração costuma ser de 2 anos, com matérias em dias alternados e alto nível de dedicação.

d. Curso técnico

Os cursos técnicos variam bastante entre si. Eles são muito voltados para jovens que buscam por uma profissão e uma qualificação mais ágil do que a graduação. Portanto, nesses cursos as aulas são mais ricas em conteúdos práticos e voltadas para a prática, mas com pouco aprofundamento. A duração aproximada é de dois anos e as aulas normalmente são diárias.

e. Graduação tecnológica

A graduação tecnológica tem duração semelhante ao curso técnico. É uma espécie de alternativa à graduação acadêmica, com maior profundidade do que o curso técnico na abordagem do conhecimento, mas, mais voltada para a prática. As aulas também costumam ser diárias e com nível de dedicação médio.

f. Curso livre em empresas especializadas

Os cursos livres atualmente são muito diversos e ofertados pelas mais variadas empresas. Eles podem oferecer desde cursos mais complexos e com maior duração até cursos mais curtos, voltados para o aprofundamento em um tema específico. O que todos eles têm em comum é que sempre estão articulados a um público-alvo e uma área de atuação bem definida.

Portanto, é preciso sempre investigar a proposta da empresa para entender a quem se destina os cursos. Também é importante averiguar a qualidade do ensino, pois como há muita oferta e pouca regulamentação, existem cursos desde excepcionais até alguns de péssima qualidade.

g. Cursos básicos e gratuitos

Com a popularização da internet, ampliação dos canais e de mídias que se concentram principalmente nas redes sociais, uma variedade de cursos gratuitos pode ser encontrada em sites, canais no YouTube e plataformas voltadas para isso.

Embora muitos desses cursos tenham qualidade, o comum é que eles ofereçam conteúdos básicos e mais rasos, de modo a atrair os interessados para um curso pago. Portanto, são uma alternativa interessante para começar, mas nunca uma formação completa e definitiva.

Existem também cursos voltados para públicos de baixa renda, que mediante comprovação da condição, podem ser realizados gratuitamente por esse público específico.

Onde encontrar cursos de gestão empresarial gratuitos?

Como já sinalizamos, você pode estudar sobre gestão empresarial gratuitamente de muitas maneiras. Uma delas é buscando canais no YouTube, onde uma variedade de conhecimentos é oferecida em formato de aulas por pessoas e organizações. Os blogs de instituições de ensino também são uma ótima opção para iniciar os estudos em gestão sem custos, como o blog do IDEBRASIL.

Outra alternativa é consultar nas universidades da sua região se existe essa oferta, pois muitas delas oferecem cursos gratuitos ou por preços acessíveis, principalmente no formato de curso de extensão. Além disso, algumas instituições de ensino disponibilizam cursos gratuitos completos ou parciais por tempo determinado.

2. Com quais nomes você encontrará cursos de interesse do gestor de empresas?

Como já explicamos antes, os cursos voltados para gestores de empresas ou que oferecem conteúdos úteis para eles, podem ter variados nomes. Atualmente, inclusive, você pode encontrar cursos com propostas quase idênticas, mas com nomes diferentes por serem oferecidos por instituições também diferentes.

Dentro das variadas modalidades que apresentamos, alguns nomes de cursos que você pode encontrar, isoladamente ou associados à gestão empresarial e que são úteis para o gestor de empresa são:

  • Administração;
  • Economia;
  • Comunicação e Marketing;
  • Empreendedorismo;
  • Recursos Humanos;
  • Gestão de Pessoas;
  • Administração Financeira;
  • Administração Orçamentária;
  • Cultura Organizacional;
  • Gestão de Custos e Formação de Preços;
  • Direito Aplicado aos Negócios;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Gestão de Negócios;
  • Gestão de Processos;
  • Gestão de Estoque e Logística;
  • Administração Estratégica;
  • Liderança e Gestão de Conflito;
  • Matemática Financeira;
  • Gestão Comercial;
  • Engenharia de Produção;

Esses são apenas alguns exemplos. É possível encontrar nomes de cursos como esses ou parecidos, nas diferentes modalidades que listamos antes. Como você pôde perceber, há uma infinidade de possibilidades para o gestor de empresas, o que é bom por um lado. Por outro lado, isso dificulta a tomada de decisão. Portanto, a seguir, vamos te ajudar a descobrir qual tipo de curso e área é mais interessante para você.

3. Como escolher o curso de gestão empresarial ideal para você?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que não existe uma alternativa ideal para todo e qualquer gestor de empresas. Tudo vai depender do que ele busca, do que precisa, qual sua realidade, suas necessidades, sua trajetória e seus objetivos. Portanto, a escolha do curso de gestão empresarial certo pelo gestor vai depender, primeiramente, de um certo autoconhecimento.

Nesse sentido, existem algumas perguntas básicas a se fazer para desenvolver um filtro eficiente diante das inúmeras alternativas. Vamos trazer a seguir, algumas dessas questões e explicar como elas auxiliam em uma boa escolha:

Você tem os conhecimentos básicos para uma gestão profissional❓

A pergunta mais importante a fazer e a responder com muita certeza é sobre quais conhecimentos você domina em relação à gestão empresarial. Você tem o básico para oferecer à sua empresa uma gestão profissional?

Deve-se ter em mente, que o básico, nesse contexto, não é pouca coisa! É preciso saber sobre métodos de gestão de todos os setores da empresa – produção, operações, marketing, vendas, pessoas, etc. Além disso, ter conhecimento em finanças, comunicação, atendimento ao cliente, compras e negociação, estratégias, ferramentas de gestão, dentre outros, é imprescindível. 

Portanto, se você se sente perdido diante de mais de uma área da empresa e ainda precisa de uma base para dominar o seu negócio, o curso ideal para você é um que seja mais completo, que aborde os temas importantes para a gestão empresarial na sua integralidade.

Isso quer dizer que você precisa fazer uma graduação? Não. Isso quer dizer que você precisa buscar por um curso de gestão empresarial que ofereça uma formação mais ampla em vez de uma temática específica, contudo, suas alternativas continuam diversas. Mais adiante vamos te apresentar uma ótima escolha para esse caso!

Você sente falta de conhecer ou aprofundar os conhecimentos em uma área específica da empresa❓

Muitos gestores têm alguma formação prévia, como uma graduação ou curso técnico, no qual já teve contato com os temas gerais de interesse de um negócio. No entanto, acabam chocando com um desafio mais específico na empresa, por exemplo: dificuldade para atrair novos clientes ou um caixa que está sempre no vermelho.

Nessas situações, quando o empresário enfrenta um desafio que demanda um conhecimento mais pontual, ele deve buscar se qualificar na mesma área na qual está encontrando dificuldades. Para ilustrar: se o entrave é o caixa que, apesar de todas as tentativas de solução, permanece no vermelho, o conhecimento que falta é relacionado às finanças, então é o caso de investir em um curso relacionado a esta área.

Quanto tempo você tem para se dedicar a um curso de gestão empresarial❓

Já sabemos que a qualificação é muito importante para o gestor de empresas, mas é preciso, também, levar em consideração a sua realidade. De nada adianta se iludir sobre isso e acabar começando algo que não será concluído.

Mesmo que o gestor ainda não tenha um diploma de graduação e idealize sobre isso, será que conseguirá fazer um curso desse tipo, com aulas diárias e trabalhos extraclasse, ao mesmo tempo em que dirige uma empresa? Será que isso, realmente, é o que ele precisa?

Em alguns casos, pode ser que essa possibilidade exista. Mas sabemos que a realidade da maioria dos gestores que já estão na ativa não permitem essa empreitada, inclusive porque, como um curso de graduação, assim como boa parte das especializações e afins, são voltados para teoria, no fim das contas ele termina o curso e continua enfrentando dificuldades, por não conseguir aplicar os conhecimentos na prática.

Isso não acontece por incompetência da pessoa, mas sim porque o foco de certos cursos não é a aplicação prática. Sendo assim, é preciso ter muita clareza sobre quanto tempo se tem para dedicação aos estudos, o que se deseja com essa qualificação e o que é mais urgente para a empresa.

Deve-se ter em mente que investir maior dedicação em algo pontual e assertivo, terá resultados mais interessantes do que percorrer uma longa trajetória de estudos, mas com um envolvimento superficial. Diante disso, procure avaliar seu dia a dia e veja como conseguiria encaixar um curso de gestão empresarial nessa rotina. Isso te ajudará a eliminar uma série de opções.

Para qual público as alternativas de curso de gestão empresarial são direcionadas❓

Essa pergunta é importante e não diz respeito ao gestor, mas aos cursos e instituições de ensino. Antes de escolher uma alternativa, você precisa entender para quem ela é direcionada! Esse é um tema delicado, que vamos tentar tratar de maneira pragmática, para que você entenda sua relevância.

a. Cursos voltados para pessoas com poucas atribuições

Cursos de graduação, técnicos e graduação tecnológica são mais voltados para pessoas jovens, que ainda não ingressaram no mercado profissional, estão pouco resolvidas sobre seu futuro e tem menores responsabilidades.

Isso quer dizer que uma pessoa madura não possa fazer graduação? Não! Não é isso que estamos falando. Estamos nos baseando na estrutura do curso, no quanto ele exige do aluno e no que ele oferece. Dificilmente uma pessoa já madura, com a carreira profissional caminhando e cheia de responsabilidades poderá se comprometer diariamente com aulas e, periodicamente, com mais atividades.

Outra questão é que os conhecimentos que vêm desses cursos, muitas vezes, não atendem às demandas de aplicação na realidade imediata. Eles são importantes? Sim. Mas exigem tempo disponível e, em alguns casos, oferecem mais uma base para aprofundamento posterior do que algo imediatamente útil.

b. Cursos para elevar o status

Cursos de especialização e mestrado profissional são voltados para pessoas que já tem um diploma de graduação (isso é uma exigência). Embora eles possam ter uma tônica mais aplicada e profissional, também exigem uma ampla dedicação em nível de produção de saber. Isto é, você terá que ler e escrever muito!

Fato é que esse tipo de curso tem uma valorização simbólica elevada. Dizer que tem um mestrado ou que é pós-graduado possui valor social, nem sempre refletido no que o curso oferece para a pessoa em nível de aplicação na realidade. Por outro lado, esse tipo de curso é particularmente interessante para quem deseja ser educador: dar aulas, oficinas, palestras e afins.

Outro público que se beneficia bastante das especializações é o de profissionais de carreira, que não são donos de um negócio, mas almejam altos cargos em empresas, de modo que precisam ter diferenciais relevantes. Os gestores de empresas que já têm conhecimento consolidado na área de gestão e conseguem dominar o próprio negócio também podem colher muitos benefícios dessas modalidades, que oferecem status, oportunidade de aprofundamento e contato com profissionais avançados.

c. Cursos para quem está começando ou indeciso

Os cursos gratuitos oferecem conteúdos mais básicos e rasos, na maioria das vezes à distância, são interessantes para quem não tem condições financeiras de pagar por uma alternativa mais qualificada, ou para aqueles que desejam conhecer e se introduzir nas variadas áreas, de modo a fazer uma escolha mais assertiva. Eles também são muito benéficos para empreendedores iniciantes, que ainda estão dando os primeiros passos ou pensando em começar o próprio negócio.

d. Cursos para empresários ativos no mercado

Para os empreendedores já ativos e que buscam um curso de gestão empresarial que otimize sua administração do negócio, o mais interessante são os cursos livres. Eles são voltados para esse público, por isso, geralmente oferecem uma carga horária e uma dinâmica de aulas que permitem a articulação entre o trabalho árduo e estudo, além de também oferecerem uma perspectiva de aplicação na prática mais palpável.

Empreendedores iniciantes, que já se decidiram a começar o próprio negócio, também se beneficiam dessa alternativa, pois além dos aprendizados que vão contribuir para que comecem bem, encontram uma ótima oportunidade para o network nas modalidades presenciais.

Em todas essas alternativas, você encontrará possibilidades mais amplas, que tratam de uma diversidade de assuntos dentro de uma área e outras mais específicas, voltadas para o aprofundamento em um tema mais segmentado. Para identificar essas questões, você precisará avaliar, dentre as diferentes propostas, os pontos principais:

– Cursos oferecidos;

– Modalidades dos cursos;

– Carga horária;

– Dias e horários de aula;

– Metodologia de ensino;

– Informações sobre a instituição que oferece o curso.

A partir dessas informações, articuladas com o que esclarecemos, você poderá conferir se o curso em questão é interessante para você ou não.

4. O que se aprende no curso de gestão empresarial? – A proposta do IDEBRASIL

Como já abordamos antes, descrever aspectos do curso de gestão empresarial de maneira geral é complicado, uma vez que cada instituição desenvolve sua proposta com especificidades que vão desde a metodologia até a os horários e dinâmica de aula. Por isso, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre o curso de gestão empresarial tomando por base o Curso de Desenvolvimento Empresarial (CDE) do IDEBRASIL.

Respondendo à questão do título, o que se aprende nesse curso? No caso do CDE, ele é desenvolvido em 6 módulos compostos por vários tópicos, veja a seguir:

MÓDULO 1: CUSTOS

O primeiro módulo do curso de gestão empresarial do IDEBRASIL lida com um conhecimento primordial para as finanças da empresa, assim como influencia em outras áreas: os custos. De modo sintético, os custos compõem todos os valores necessários para que o negócio exista, isto é, tudo o que foi e é comprado, todas as contas recorrentes ou pontuais, os investimentos necessários e com objetivos específicos, dentre outras questões.

É a partir do conhecimento sobre os custos que é possível precificar corretamente os produtos e serviços, compreender se o negócio está sendo viável, identificar necessidade de cortes, avaliar o valor de mercado da empresa, dentre outros elementos.

Ele é uma base fundamental para várias ações dentro da empresa, de modo que, se houver negligência no que se refere aos custos, outros setores do empreendimento sofrerão o impacto no famoso modo “bola de neve”. O presente módulo aborda desde aspectos comportamentais relativos aos custos, até as ferramentas fundamentais para gerenciá-los. Ele é composto pelos seguintes tópicos:

  • Empresário x Empreendedor;
  • Conceito de Custos;
  • Conceito de Investimento;
  • Custo Fixo e Custo Variável;
  • Custos Invisíveis;
  • Cálculo de Folha de Pagamento;
  • Depreciação;
  • Cálculo de Imposto;
  • CMV – Custo da Mercadoria Vendida;
  • Construindo uma Planilha de Custos;
  • Apuração de Lucro;
  • Roteiro Básico para minha Planilha de Custos;
  • Fórmula Estrutural de Custos;
  • Fórmula Estrutural de Custo Desdobrada;
  • Grupo CMV;
  • Grupo OCV – Outros Custos Variáveis;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Técnica do Pastel Chinês;
  • Markup;
  • Formação do Preço de Venda;
  • Política de Desconto;
  • Orçamento Previsto x Realizado.

MÓDULO 2: FINANÇAS

Você com certeza já ouviu falar que as finanças são o coração da empresa, certo? O motivo é que, assim como o coração bombeia o sangue, distribuindo-o para todo o organismo, garantindo que ele funcione, as finanças é que oferecem os subsídio para que o negócio funcione também. Pois é delas que o segundo módulo do curso de gestão empresarial do IDEBRASIL trata.

Como você verá nos tópicos a seguir, o conhecimento é abordado a partir de conceitos e instrumentos que fazem parte da linguagem e rotina diária dos gestores de empresa, isto é, que são essenciais para operacionalização adequada das finanças de uma empresa, independentemente do seu porte:

  • Juros Por Dentro e Juros por Fora;
  • Juros Simples e Juros Compostos;
  • Índice para facilitar a venda a prazo;
  • Balanço Patrimonial e como fazer a leitura correta de seus índices;
  • Ciclos: Financeiro, Econômico e Operacional;
  • PMR – Prazo Médio de Recebimento;
  • AMR – Atraso Médio de Recebimento;
  • PME – Prazo Médio de Estoque;
  • PMP – Prazo Médio de Pagamento;
  • DMD – Dispêndio Médio Diário;
  • NKG – Necessidade de Capital de Giro;
  • Visão Estratégica para controle da NKG;
  • Movimento de Caixa Integrado;
  • Contas a Pagar e Contas a Receber;
  • Fluxo de Caixa Tático/Operacional (Curto e Médio Prazo);
  • Fluxo de Caixa Estratégico (Longo Prazo);
  • Fluxograma de Sistematização Financeira.

MÓDULO 3: EMPRESA – GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS

Os recursos humanos de uma empresa também têm uma relevância básica nos rumos do negócio. São os colaboradores que operacionalizam e fazem andar tudo aquilo que foi definido nas estratégias, planos e outras decisões da empresa. São eles que diariamente executam as diversas tarefas e atividades que tornam a concretização do produto ou serviço possível, além de se relacionarem de maneira mais direta com o cliente.

Por isso, para que uma gestão empresarial seja, realmente, profissional, ela precisa ter o domínio dos modos de gestão de pessoas e dos processos empresariais. Essa área envolve desde o tratamento da cultura organizacional, modos de liderança, até ferramentas que permitem otimizar os processos. Os tópicos que compõem esse módulo são:

  • O principal fator de sucesso de uma empresa;
  • As 10 CCE´s – Características de Comportamento Empreendedor;
  • Metas SMART;
  • Metas Harmônicas;
  • Leminiscata (Oitinho) – Ferramenta para solução de conflitos;
  • Diferença entre Eficiente e Eficaz;
  • Organograma;
  • Fluxograma;
  • Normas e Procedimentos;
  • Os 5 Subsistemas;
  • Conceito Ganha / Ganha;
  • Avaliação Pessoal – Gráfico Bola Cheia e Bola Murcha;
  • Motivação: Hierarquia das Necessidades Motivacionais de Maslow;
  • Fatores Higiênicos e Motivacionais de Hezberg;
  • Conceito de Liderança;
  • Liderança por Poder x Liderança por Autoridade;
  • Estilos de Liderança X e Y;
  • Funções de um Gerente;
  • Comunicação;
  • Planejamento (ETO) – Estratégico, Tático e Operacional.

MÓDULO 4: NCE – NEGOCIAÇÃO, COMPRAS E ESTOQUE

Há um erro comum na gestão de empresas que é dar uma importância elevada para as vendas, mas deixar em segundo plano as compras, relação com fornecedores, negociação e estoque. O que acontece, nesse caso? As ações de vendas se tornam ineficientes, pois a base para boas vendas, bons preços e negociações com os clientes dependem, primeiramente, de como a empresa constrói e organiza seu estoque a partir da escolha de bons fornecedores, entendimento dos processos de logística e do fluxo de saídas e entradas, dentre outros conhecimentos. Por isso, esse módulo trata desse tema a partir dos seguintes tópicos:

  • Giro de Estoque;
  • E (max) – Estoque Máximo;
  • E (min) – Estoque Mínimo;
  • TR – Tempo de Reposição;
  • CM – Consumo Médio;
  • Cálculo Lote de Compra;
  • TP – Tempo de Pedido;
  • Curva ABC;
  • Gestão de Estoque;
  • Responsabilidade de Compra;
  • 08 etapas do ciclo de compras;
  • Cálculo dos custos agregados de um produto;
  • 06 fatores de escolha de fornecedor;
  • Método de classificação de fornecedor;
  • 04 pontos de uma proposta;
  • 06 etapas de uma compra;
  • Cálculo Lote de Compra;
  • Cálculo do preço de compra;
  • Definição do PV – (Preço de Venda) no momento da compra;
  • Objetivo de uma negociação;
  • Estratégias básicas para uma boa negociação;
  • 06 etapas de uma negociação;
  • Características de um bom negociador;

MÓDULO 5: MARKETING E VENDAS

Agora sim! Depois de você ter aprendido como deixar a estrutura interna da sua empresa perfeita para a atividade no mercado, o curso de gestão empresarial do IDEBRASIL vai te ajudar com conhecimentos para otimizar o marketing e as vendas da sua empresa. Observe que essas duas áreas estão articuladas no mesmo módulo: isso não é à toa!

O sucesso das vendas em uma empresa depende muito da qualidade do marketing, que é mais do que simplesmente divulgação. Nesse módulo você entenderá todos os detalhes sobre essa área e sobre como conferir eficiência à operacionalidade das vendas a partir dos seguintes tópicos:

  • Conceito de Marketing;
  • Finalidade da Publicidade;
  • Componentes da Publicidade;
  • Fluxograma do Marketing;
  • Pesquisa;
  • Objetivo;
  • Métodos;
  • Tipos de pergunta;
  • Desenvolvimento;
  • Aplicação;
  • Tabulação;
  • Análise;
  • Decisão;
  • Fatores de influência de comportamento do cliente;
  • Fatores Culturais;
  • Fatores Sociais;
  • Fatores Pessoais;
  • Fatores Psicológicos;
  • Os 4Ps;
  • Os 4As;
  • Ciclo de vida de produto;
  • Matriz de portfólio de produto;
  • Cálculo de tamanho de mercado;
  • Peça publicitária;
  • Plano de Marketing;
  • AAI – Análise Ambiental Interna;
  • AAE – Análise Ambiental Externa;
  • Objetivo: Quantitativo / Qualitativo;
  • Estratégia de Marketing;
  • Plano de Ação;
  • Projeção de Venda e Lucro.

MÓDULO 6: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

A administração estratégica é um modo específico de gestão, que tem sido um dos mais valorizados e sólidos atualmente, por oferecer melhores resultados para as empresas. Por isso, para fechar o Curso de Desenvolvimento Empresarial do IDEBRASIL com chave de ouro, o sexto módulo ensina sobre esse modo de gestão de negócios e como aplicá-lo na empresa. Os tópicos são:

  • Conceito de Planejamento Estratégico;
  • Layout do Planejamento Estratégico;
  • Fluxograma do Planejamento Estratégico;
  • AAI – Análise Ambiental Interna;
  • Pontos Fortes;
  • Pontos Fracos;
  • AAE – Análise Ambiental Externa;
  • Ameaças;
  • Oportunidades;
  • Análise de Cenários Futuros;
  • Pessimista;
  • Otimista;
  • Mais provável;
  • Definição da Missão do Negócio;
  • Forças competitivas;
  • Entrada de novos concorrentes;
  • Ameaça de substituto;
  • Poder de negociação dos compradores;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Rivalidade entre concorrentes existentes;
  • Análise das vantagens competitivas;
  • Estabelecimento de Objetivo estratégico;
  • Definição de Planos e Projetos;
  • Fluxo de Caixa projetado;
  • Projeção do lucro a longo prazo;
  • Implementação dos Planos e Projetos;
  • Controle, avaliação e ações corretivas na implantação.

Como você pode observar, o CDE do IDEBRASIL é um curso de gestão empresarial completo, voltado especificamente para essa área e para um público-alvo composto por empreendedores reais e atuantes.

Para além dos conteúdos, vamos falar também da metodologia do curso e outras questões que vão te ajudar a entender, a partir do exemplo do CDE, como identificar as estratégias de ensino de um curso de gestão empresarial e verificar com qual mais se identifica para fazer a escolha mais acertada!

5. Metodologia de um curso de gestão empresarial: o caso do IDEBRASIL

Já comentamos que cada instituição que oferece cursos de gestão empresarial, dentre outros, terá modos de funcionamento e ensino diferenciados. Um dos elementos que mais diferenciam uma proposta da outra é a metodologia. Em algum momento da sua vida você com certeza já se deparou com isso.

Por exemplo, quando estava na escola, no ensino básico, não haviam aqueles professores que ficavam a aula inteira falando, mandavam ler em silêncio e passavam provas, ao mesmo tempo em que outros faziam dinâmicas, estimulavam a participação na aula e explicavam os conteúdos de maneira criativa? Pois esse é um caso clássico de metodologias diferentes, basicamente opostas.

Observar a metodologia de um curso de gestão empresarial é importante, pois cada pessoa aprende melhor de um jeito. Portanto, em alguns casos, um curso pode ser bom para uma pessoa e ser péssimo para outra. Mas, mais do que as particularidades pessoais, diante desse tipo de escolha é preciso entender também que a metodologia influencia no objetivo e, consequentemente, no resultado final do ensino.

É aqui que vamos trazer o exemplo do IDEBRASIL novamente! O fundador dessa instituição, Elton Lívio Petterle, passou por várias experiências antes de ter seu próprio negócio. Ele seguiu a trajetória tradicional, passando pela faculdade, crescendo profissionalmente, até alcançar grande responsabilidade e desejar ter o próprio negócio.

A partir dessa decisão, encontrou muita dificuldade em seus primeiros empreendimentos, que tiveram curto período de vida. Com isso, ele decidiu investigar os motivos desses problemas, realizando uma pesquisa extensa, que durou cerca de dez anos e teve uma amostra de mais de 1500 empresas.

Nesse estudo, ele chegou a duas conclusões aparentemente contraditórias: para sobreviverem, as empresas precisam de conhecimento amplo em sua gestão, por outro lado, os cursos tradicionais, como uma graduação, não oferecem o tipo de conhecimento que elas precisam, principalmente no caso de micro e pequenas empresas.

Munido dos conhecimentos adquiridos nessa pesquisa e em sua trajetória profissional e pessoal, Elton desenvolveu a metodologia do IDEBRASIL, que foi progressivamente se aprimorando até chegar ao modelo atual. Um dos pontos diferenciais dessa metodologia é, justamente, o tempo de duração e a dinâmica de aulas do curso!

Quanto tempo dura o curso de gestão empresarial do IDEBRASIL?

A gestão do tempo é uma questão fundamental na metodologia do IDEBRASIL. Isso porque, uma das questões que o fundador identificou em sua pesquisa e experiência, é que na busca pelo conhecimento que sabe ser necessário para o negócio, os gestores de empresas recorrentemente perdiam um tempo valioso com cursos de longa duração, que exigiam muita dedicação, mas terminavam sem o conhecimento realmente necessário para a prática, o que resultava em frustração e descrença.

Além da aplicabilidade dos conhecimentos, o gestor de empresas também precisa de um curso de gestão empresarial que se adapte às suas atividades. Por isso, o CDE do IDEBRASIL utiliza um método de ensino intervalado, que oferece um período de tempo para a aplicação do conhecimento entre os módulos.

É assim: cada um daqueles 6 módulos que apresentamos é ministrado em 20 horas, divididas em 5 aulas com duração de 4 horas. Isto é, cada módulo conta com 5 dias de aula. Depois disso, há uma pausa de aproximadamente 5 semanas antes do próximo módulo, de maneira que os conhecimentos aprendidos possam ser aplicados e os resultados já comecem a apontar.

Sendo assim, quando retorna para as aulas do próximo módulo, o aluno do IDEBRASIL poderá: trazer suas experiências, tirar dúvidas, mostrar resultados, dentre outras questões, que permitirão integrar verdadeiramente o conhecimento teórico e prático, consolidando o aprendizado necessário ao gestor de empresas.

A metodologia do IDEBRASIL funciona dessa maneira porque tem objetivos muito claros, sendo o principal deles: oferecer aos alunos um curso simples, prático, que através das ferramentas e conhecimentos de gestão permita aos empreendedores aumentar o seu lucro.

Conclusão

Procuramos aqui apresentar os aspectos gerais de um curso de gestão empresarial, a diversidade de ofertas existentes e como escolher o mais adequado para o seu caso. Esperamos ter ajudado você a esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e dar um passo largo em direção à tirar a sua qualificação como gestor do planejamento para a realização!

É sempre bom lembrar, embora você provavelmente já saiba, que a profissionalização da gestão de uma empresa, mais do que garantir o seu sucesso, assegura a sua sobrevivência. É principalmente para isso que serve um curso de gestão empresarial: para que você tenha nas suas mãos todos os conhecimentos e ferramentas necessários para dominar o seu negócio! Portanto, na escolha por um curso de gestão empresarial, nunca aceite menos do que isso!

Agora que você já sabe tudo que é necessário para fazer uma ótima escolha, venha nos conhecer melhor: acesse o site de IDEBRASIL e confira todas as propostas de cursos que oferecemos para os seus diferentes momentos, todas elas com uma metodologia desenvolvida especialmente para empreendedores reais e atuantes, como você!

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