Home Empreendedorismo Como funciona a análise de risco nas empresas?

Como funciona a análise de risco nas empresas?

3 minutos lido
Comentários desativados em Como funciona a análise de risco nas empresas?

Uma empresa que deseja estar à frente precisa se projetar no futuro. Dentre as ações dessa natureza está a análise de risco. Esse procedimento permite que a empresa se previna diante de prováveis contextos de crise envolvendo os mais diversos componentes.

É importante entender que ao lidar com a prevenção aos riscos, trabalha-se com uma variedade de fatores. Por isso, todos os setores da empresa e profissionais-chave deverão ser envolvidos nessa tarefa. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.

No que consiste a análise de risco?

A análise de risco é uma etapa fundamental no processo de gerenciamento de riscos de uma empresa. Ela consiste na mensuração da probabilidade de que uma situação de perigo ocorra, de modo a avaliar quais seriam os seus impactos para o negócio e buscar meios de amenizar ou evitar esse contexto.

É importante considerar os diferentes tipos de risco

Geralmente uma empresa lida com duas categorias de risco: os puros e os especulativos. Os riscos puros dizem respeito a situações que, caso ocorram, resultarão em prejuízo para a empresa, sem que disso se possa extrair qualquer lucro. São elementos como: risco à propriedade, acidentes de trabalho, negligência de responsabilidades, dentre outros.

Os riscos especulativos estão relacionados a tomadas de decisão no empreendimento, que podem resultar em lucros ou prejuízos. Eles abrangem o risco de mercado, estabilidade política, inovações e transformações materiais ou metodológicas, dentre outros elementos semelhantes.

Por que a análise de risco é importante?

Como já mencionamos, a análise de risco permite conhecer os possíveis cenários de “perigo” para empresa, devido ao seu contexto ou a possíveis decisões. Dessa maneira, é possível evitar ou amenizar prejuízos, assim como orientar melhor os rumos do negócio.

É nisso que está sua importância: em prevenir situações que teriam impacto negativo para o negócio. Mais do que isso, ela ainda poderá beneficiá-lo.

Como funciona a análise de risco nas empresas?

Para a efetivação de uma análise de risco eficiente na empresa, é preciso envolver todos os setores. Isso porque, como já falamos, os riscos são de diferentes tipos, portanto, poderão se apresentar de maneiras distintas conforme a área da organização. As principais etapas da análise de risco são:

– Diagnosticar os riscos potenciais, isto é, os fatores prejudiciais que poderão afetar a empresa;

– Definir o nível de gravidade de cada risco identificado, estabelecendo quais serão prioritários caso não seja possível lidar com todos eles;

– Elaborar planos de ação para lidar com os riscos, envolvendo atividades específicas no que se refere a prevenção e procedimentos relacionados a eles;

– Elaborar um planejamento de gerenciamento de riscos que permita acompanhar e avaliar as medidas implementadas.

De maneira sintética, é a partir dessas ações que a análise de risco se efetiva na empresa. Percebe-se que é fundamental estudar o cenário no qual a organização se encontra, assim como fazer projeções com base nele, de modo que o diagnóstico e ações implementadas sejam o mais realistas possíveis.

Conseguimos esclarecer sobre o assunto? Você pode continuar a acessar várias outras informações úteis para a gestão da sua empresa seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados