Home Dicas Como melhorar o potencial de vendas do seu negócio?

Como melhorar o potencial de vendas do seu negócio?

grafico-positivo-de-vendas
3 minutos lido
Comentários desativados em Como melhorar o potencial de vendas do seu negócio?

Ter mais sucesso com as vendas de um negócio não se concentra apenas no ato da negociação com o cliente. Existem ações estratégicas fundamentais, que demandam pesquisa, planejamento e sistematização. O potencial de vendas é uma das medidas nesse sentido.

Em articulação com o potencial de mercado, o dimensionamento correto do potencial de vendas poderá direcionar as decisões da empresa para um ambiente propício ao aumento das vendas. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto!

O que é potencial de vendas e sua diferença em relação ao potencial de mercado

O potencial de vendas é uma projeção do quanto a empresa pode efetivamente vender, com base em dados precisos. Ele pode ser visto como um filtro do dimensionamento do potencial de mercado. Isso é a relação entre o que a empresa consegue produzir e o quanto o mercado pode comprar.

Entender essa diferença é importante. Isso porque enquanto o potencial de mercado visualiza uma situação ideal, onde todos os consumidores se converteriam em clientes, o potencial de vendas apresenta uma perspectiva mais realista, do quanto é possível vender dentro de um período de tempo.

Sendo assim, o potencial de vendas é sempre menor do que o potencial de mercado. Existem diversos fatores que influenciam nesse indicador e que devem ser avaliados. A seguir vamos apresentar alguns deles.

Quais fatores influenciam o potencial de vendas?

Entender os fatores que influenciam no potencial de vendas pode ser fundamental para avaliar a viabilidade de um negócio novo ou mudanças necessárias em um já existente. Desse modo, aumentar as possibilidades de vendas. Os principais são:

  • Localização do estabelecimento;
  • Características demográficas da região, como número de habitantes e poder de consumo;
  • Perfil, conhecimentos e estratégias da marca;
  • Histórico de vendas da marca ou semelhantes na região;
  • Perfil dos concorrentes, de suas marcas e histórico de vendas.

Naturalmente, é preciso que exista uma coincidência entre o perfil da marca e produto oferecido pela empresa. Bem como seu valor e público-alvo, com os demais dados da região que abriga seus consumidores em potencial.

Caso contrário, por melhor que seja o produto e as estratégias da empresa, a deficiência das vendas será consequência de estar no lugar errado, por exemplo. Portanto, é preciso que dados como esse sejam analisados para identificar tudo o que pode tonar as vendas efetivamente possíveis.

Como melhorar o potencial de vendas?

Além de uma boa pesquisa e análise de todos os fatores capazes de influenciar as vendas, depois desse trabalho existem algumas medidas que podem melhorar o potencial de vendas de um negócio.

Essas medidas são no sentido de tornar a marca da empresa preferível às da concorrência. As ações nesse caso não são nenhuma novidade: buscar diferenciais relevantes, prestar um ótimo atendimento, investir na fidelização de clientes, dentre outras.

O investimento em um marketing profissional e potente também será muito benéfico para aumentar o potencial de vendas da empresa, inclusive porque essa área tem suas estratégias e ações baseadas em pesquisas e dados. Continue ampliando seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos de interesse do gestor seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados