Home Gestão Financeira Como se livrar de dívidas bancárias da empresa?

Como se livrar de dívidas bancárias da empresa?

4 minutos lido
Comentários desativados em Como se livrar de dívidas bancárias da empresa?

Em situações de crise, é comum que a empresa recorra a empréstimos bancários de diversas naturezas. Dependendo do tipo de contratação realizada e dos prazos, depois de algum tempo, a preocupação de como se livrar de dívidas bancárias pode ser um problema.

Isso porque as dívidas prolongadas comprometem o caixa da empresa e podem estagnar o seu desenvolvimento. Existem, contudo, algumas maneiras de sanar essas dívidas, amenizar seus impactos ou evitar prejuízos injustificados ao negócio. Veja a seguir como lidar com essa situação!

Faça uma análise dos contratos relacionados aos empréstimos bancários

A renegociação dos contratos é uma das medidas mais indicadas sobre como se livrar de dívidas bancárias. Mas antes de fazer uma proposta ao credor ou aceitar uma feita por ele, é fundamental que a empresa realize uma análise minuciosa dos contratos, inclusive com auxílio de profissionais competentes.

Essa ação é fundamental para identificar se existem irregularidades prejudiciais ao negócio, como taxas abusivas e exigências que não tenham amparo legal. Uma vez ciente desses aspectos, tem-se base para negociar condições mais favoráveis e justas para a empresa.

Analise a situação financeira da empresa antes de renegociar sua dívida

Pode acontecer que o banco te ofereça uma condição de pagamento realmente vantajosa. A questão que você deverá ter em mente nesse momento, contudo, é: terei condições de cumprir o contrato?

É importante que você tenha certeza que conseguirá arcar com os pagamentos antes de qualquer renegociação, caso contrário, isso poderá complicar ainda mais a situação. Portanto, um dos procedimentos sobre como se livrar de dívidas bancárias é se atualizar de maneira realista quanto ao caixa da empresa.

Evite aceitar a primeira proposta oferecida pelo banco

Afinal, você tem um negócio e negociar é uma das coisas da qual entende, certo? Portanto, você deve saber que quase sempre, ao se fazer uma proposta, têm-se outras melhores para o caso de sua recusa. Entenda que é tão interessante para o banco que a sua empresa pague a dívida quanto é para você.

Sendo assim, não tenha medo de negociar e tentar alcançar condições ainda melhores para se livrar da dívida. Ao receber uma proposta, faça uma contraproposta e prossiga até que chegue em uma possibilidade que caiba no seu orçamento.

Verifique outras alternativas sobre como se livrar de dívidas bancárias

Não é porque você está devendo um banco que precisa pagar a dívida para ele. Como assim? Existem instituições financeiras que oferecem melhores condições de pagamento, situação na qual você pode fazer a transferência da dívida.

Sendo assim, pesquise taxas de juros e outros elementos favoráveis à amenização da sua dívida com outras instituições. Isso também poderá incentivar o seu credor a proporcionar condições mais favoráveis de pagamento.

Esses são alguns procedimentos sobre como se livrar de dívidas bancárias da empresa. Para além deles, avalie se existem outras irregularidades cometidas pelo banco, tais como: cobranças indevidas; juros abusivos; devolução indevida de cheque; abusos cometidos na cobrança; venda casada na negociação da dívida, dentre outras.

Situações como essa poderão ser passíveis de um processo contra a instituição bancária ou, no mínimo, serão favoráveis para uma negociação satisfatória dos dividendos. É importante lembrar que uma boa gestão financeira poderá prevenir esse tipo de situação, o que é sempre melhor.

Continue se atualizando sobre assuntos de interesse do gestor de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados