Home Empreendedorismo Conheça as etapas do planejamento estratégico – Parte II

Conheça as etapas do planejamento estratégico – Parte II

4 minutos lido
Comentários desativados em Conheça as etapas do planejamento estratégico – Parte II

O planejamento estratégico é o instrumento mais abrangente e detalhado de um negócio, como já falamos no artigo anterior. É justamente por isso que estamos dedicando uma atenção especial ao assunto. Sendo assim, se você ainda não leu o texto Conheça as etapas do planejamento estratégico Parte I, faça isso!

Nesse primeiro artigo falamos sobre três momentos preliminares da elaboração desse documento:

1º Definição da Identidade do Negócio

2º Pesquisa sobre o cliente

3º Análise do contexto interno e externo da empresa

Portanto, as ações abordadas foram relacionadas principalmente à pesquisa. Agora, vamos falar das outras etapas do planejamento estratégico, que serão desenvolvidas com base nos procedimentos anteriores. Acompanhe!

4º Estabeleça objetivos e metas para o seu negócio

Esse ponto do planejamento estratégico é responsável por esclarecer onde a sua empresa quer chegar e como ela irá fazer isso. É importante que você consiga definir objetivos e metas para o negócio como um todo e também para cada setor do empreendimento.

Na elaboração dos objetivos e metas é importante garantir que eles sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e localizados no tempo. É somente dessa maneira que você conseguirá fazer com que eles funcionem como reais orientadores para o seu negócio.

Além disso, é importante que você se inspire no que foi identificado nas etapas do planejamento estratégico anteriores, principalmente no cliente. Seus objetivos e metas devem refletir onde o negócio quer chegar, mas o cliente é que irá indicar esse caminho.

5º) Elabore os planos de ação

Para cada objetivo e meta definidos para o negócio será necessário desenvolver um plano de ação que especifique todo o trajeto que será realizado para alcançá-los. Esse documento deverá apresentar:

1. O que será feito;

2. Por que e como as ações definidas irão ajudar a alcançar os objetivos e metas;

3. Por quais setores e em quais espaços da empresa as ações serão realizadas;

4. Quando as ações serão desenvolvidas;

5. Quais os responsáveis pelas ações;

6. Como essas medidas serão desenvolvidas (quais suas etapas);

7. Qual será o custo dessas ações.

É importante que os planos de ação sejam elaborados de modo que eles possam servir de guia tanto para a gestão quanto para os colaboradores. Afinal, a função deles é guiar a empresa na prática e permitir uma avaliação futura das estratégias implementadas.

6º Estratégia de monitoramento e avaliação das etapas do planejamento estratégico

O universo dos empreendimentos não é estático. Portanto, por mais bem elaborado que seja um planejamento estratégico, ele precisa ser acompanhado e revisto nos pontos necessários. A maneira de fazer isso com eficiência é a partir de uma boa estratégia de acompanhamento e avaliação.

Essa ação deverá ser definida de acordo com um cronograma e tomar como base indicadores mensuráveis, tais como:

— Taxa de conversão de clientes;

— Estabilidade dos clientes (fidelização);

— Índice de lucratividade;

— Retorno sobre o investimento.

A definição dos indicadores mais importantes para o negócio deverá se inspirar nos objetivos e metas estabelecidos. Portanto, apesar dos exemplos mencionados, existem diversas outras possibilidades. O importante é que eles te ajudem a entender se o seu planejamento estratégico está funcionando e o que é preciso transformar para favorecer o negócio.

Essas são as principais etapas do planejamento estratégico! Para que ele cumpra bem a sua função, é necessário que cada item que indicamos seja bem desenvolvido, detalhado e periodicamente atualizado. Dessa maneira, esse instrumento será uma peça chave para o sucesso da empresa.

Uma das maneiras de garantir essa realidade é a partir da qualificação da administração. Se este texto te ajudou, fique de olho em nossas redes sociais para mais informações. 

Comentários estão fechados