Home Empreendedorismo Curso de gestão financeira para empreendedores

Curso de gestão financeira para empreendedores

40 minutos lido
Comentários desativados em Curso de gestão financeira para empreendedores

Encontrar dificuldades na gestão financeira de uma empresa não é incomum entre os empreendedores. Nesse contexto, a busca por um curso de gestão financeira é uma alternativa primordial.

Isso porque, embora muitos pensem que sabem do que se trata essa gestão, cotidianamente se deparam com desafios, erros e problemas relacionados a essa área, com consequências diretas e indiretas.

Considerando que a gestão das finanças tem repercussões em todos os setores de um empreendimento, dominar o conhecimento sobre ela é um requisito para qualquer gestor de empresas que deseja sucesso.

Se você chegou até aqui, provavelmente já tem consciência disso e da necessidade de fazer um curso de gestão financeira para otimizar a gestão do seu negócio. Contudo, mesmo diante dessa decisão, ainda existem outros desafios.

O principal deles é entender o que um curso de gestão financeira para empreendedores deve oferecer. Afinal, as alternativas são muitas e voltadas para diferentes públicos e objetivos.

Portanto, vamos te oferecer um conteúdo completo para te ajudar a encontrar um curso de gestão financeira exatamente como você precisa. Vamos desenvolver os seguintes tópicos:

1. O que é gestão financeira

2. O que se aprende no curso de gestão financeira

2.1 O que se estuda em um curso de gestão financeira voltado para empreendedores

a. Planejamento e orçamento financeiros

b. Elementos de matemática financeira básica

c. Controle do fluxo de caixa

d. Formação de preço

e. Análise econômica

f. Gestão de custos

3. Quanto tempo dura um curso de gestão financeira

a. Bacharelado

b. Graduação tecnológica ou profissionalizante

c. Especialização (Pós-graduação)

d. Cursos especializados presenciais e à distância

4. Quanto custa um curso de gestão financeira

5. Qual o impacto de um gestor qualificado em gestão financeira para o negócio

a. Controle sobre as movimentações financeiras

b. Disponibilidade de informações precisas

c. Conhecimento para automatizar as operações financeiras

d. Aumento da produtividade e redução do retrabalho

e. Redução de custos

f. Competência para projetar cenários e ampliar objetivos

g. Agregar valor ao negócio

6. Um curso de gestão financeira feito especialmente para empreendedores!

7. A filosofia e a metodologia do IDEBRASIL

8. Os cursos que abordam a gestão financeira do IDEBRASIL

8.1 Curso de Desenvolvimento Empresarial: Uma abordagem completa!

a. Módulo 1: Custos

b. Módulo 2: Finanças

8.2 Custos e Finanças Online

8.3 Fique atento a outras alternativas do IDEBRASIL

9. 5 erros que o gestor não irá mais cometer após fazer um curso de gestão financeira

9.1 Falta de planejamento e controle do caixa

9.2 Falta de controle com os gastos

9.3 Misturar finanças pessoais e empresariais

9.4 Conhecimento insuficiente sobre o negócio

9.5 Negligenciar os setores de compras e estoque

Conclusão

1. O que é gestão financeira?

A resposta para essa pergunta pode parecer óbvia, mas, na realidade, muitos gestores ainda têm uma visão equivocada sobre o que é a gestão financeira. Isso porque ela pode ser confundida com apenas algumas ferramentas ou metodologias que, embora façam parte dela, não a resumem.

A gestão financeira é mais que um procedimento, é um conjunto de recursos utilizados para dominar e bem direcionar as finanças do negócio, compreendendo análises, decisões estratégicas, avaliações, administração de recursos econômicos, dentre outras ações.

Alguns do principais elementos da gestão financeira consistem no controle de caixa, do capital de giro, estoque e clientes. As variadas ações relacionadas a esses aspectos são ordenadas de maneira articulada, a fim de que todas as atividades da empresa tenham o recurso necessário para funcionar, e que esses recursos sejam bem utilizados, de modo a reduzir os custos e aumentar a lucratividade.

Isso te interessa? Pois então, você realmente precisa fazer um curso de gestão financeira para conhecer todos os meios que podem ser utilizados para esse fim. É importante lembrar que mesmo que exista um profissional responsável por essa área na empresa, o dono do negócio também precisa de conhecimento sobre o assunto e, no mais, capacitar seus colaboradores de confiança para que façam o melhor trabalho possível!

2. O que se aprende no curso de gestão financeira?

Agora que está mais claro do que se trata a gestão financeira, é importante reforçar o que se deve aprender em um curso sobre esse assunto para o fim de gerir as finanças em um empreendimento. Contudo, já adiantamos que esses conteúdos são variáveis de acordo com o tipo de curso.

De modo geral, o que se aprende em um curso de gestão financeira são saberes e ferramentas relacionadas à administração dos recursos econômicos de um negócio, envolvendo elementos de contabilidade, estatística, matemática financeira, investimentos, capital de giro, formação de preço, mercado de capitais, dentre outros.

O diferencial do que se aprende em um curso de gestão financeira voltado para empreendedores é o nível de aplicabilidade dos conhecimentos. Isto é, não basta se encher de leituras e teorias, mas compreender como aplicar todos os conhecimentos e ferramentas, na prática.

Com isso em mente, vamos desenvolver alguns dos temas, de modo geral, que são fundamentais como aprendizado em um curso de finanças para empreendedores.

2.1 O que se estuda em um curso de gestão financeira voltado para empreendedores?

Para conferir os aprendizados que mencionamos anteriormente, existem algumas áreas fundamentais no estudo da gestão financeira voltada para gestores. Você vai perceber que, diferente de grades curriculares comuns em cursos de graduação e especialização, o que veremos aqui é algo possível de visualizar na aplicação de um negócio. Vamos conhecer os principais tópicos que esse curso deve ter para empreendedores!

a. Planejamento e orçamento financeiros

Um curso de gestão financeira para empreendedores terá como um dos seus principais tópicos o planejamento financeiro e elaboração de orçamentos. Isso porque, no âmbito organizacional, saber se planejar e direcionar todas as ações em direção a objetivos e metas bem definidos é sempre primordial.

Esse tópico ensina o empreendedor a utilizar estratégias, ferramentas e métodos para conhecer todos os números relacionados às finanças do negócio, saber como analisá-los e, com base em dados dessa natureza, planejar o direcionamento das finanças e projetar os resultados esperados.

Além disso, é importante lembrar que a palavra “gestão” não está no nome do curso atoa. O aspecto da gestão também trará ao tratamento das finanças o viés de articulação com as outras áreas do empreendimento, permitindo que o gestor tenha conhecimento sobre como pensar ações relacionadas a elementos indiretos, mas que repercutem nas finanças empresariais.

b. Elementos de matemática financeira básica

Muitas pessoas não são muito chegadas em matemática. Um dos motivos é a pouca aplicabilidade daquilo que se aprende em cursos gerais nessa área. No entanto, não há como pensar em ter uma boa gestão das finanças sem um conhecimento básico em matemática, certo?

Em contrapartida, a matemática que interessa aos negócios é mais específica, de modo que mesmo aqueles que têm um bom conhecimento em matemática geral, precisam de se aprofundar nas particularidades da área financeira.

Nesse sentido, é fundamental que um curso de gestão financeira para empreendedores proporcione a atualização e domínio dos recursos relacionados à matemática financeira básica.

Com esse conhecimento o gestor será capaz de entender tudo sobre juros, lucro, lucratividade, liquidez, rentabilidade, taxas, percentuais e afins. Ter clareza sobre esses elementos é algo fundamental para a saúde financeira da empresa, pois eles estão presentes em todos os procedimentos relacionados às finanças.

c. Controle do fluxo de caixa

Administrar o caixa da empresa é uma das atividades mais robustas da gestão financeira e, por isso, muitos gestores a confundem com a própria gestão. Dessa maneira, em primeiro lugar, é importante esclarecer que, se você tem um controle de caixa na empresa, ótimo, mas isso não resume a gestão das finanças.

Apesar disso, o controle do fluxo de caixa é fundamental para o bom andamento das finanças empresariais. É ele que assegura muitos dos dados necessários para as decisões e ações estratégicas dessa área, assim como garante os procedimentos diários do controle das finanças.

O motivo é que o fluxo de caixa gerencia todas as entradas e saídas do negócio, além da possibilidade de acompanhar rotineiramente os rumos dos custos, receita, lucros e elementos relacionados a negociações.

d. Formação de preço

Se a sua empresa tem dificuldades para precificar os seus produtos e serviços de maneira eficaz, isso é uma prova de que não se tem o domínio necessário das finanças. Infelizmente é algo muito comum entre empreendedores.

Em um curso de gestão financeira o empresário aprende sobre quais são os elementos que influenciam na precificação, sendo que eles envolvem desde questões matemáticas, até relacionadas à cultura, perfil do cliente e objetivos da empresa.

Portanto, a definição do preço está relacionada a múltiplos fatores. Não é nem de longe algo simples, principalmente porque a decisão sobre preços pode ser estratégica para definir os rumos do negócio e sua recepção no mercado.

e. Análise econômica

Considerando que nenhuma empresa atua isolada do mundo, a análise econômica é uma das atividades mais básicas na gestão financeira empresarial. No âmbito de um curso de finanças, ela consiste no desenvolvimento de habilidades para leitura, interpretação e análise do contexto econômico no qual a empresa está inserida.

Isso engloba o contexto econômico global, nacional e regional, com seus respectivos impactos no poder de compra e comportamento do consumidor, do mercado e da concorrência. Isto é, tal conhecimento oferece subsídios para que a empresa esteja sempre preparada para lidar com os altos e baixos da economia, sem comprometer seus resultados e manutenção.

Além disso, embora muitos só pensem em análise de mercado como um recursos para lidar com crises, com esse saber também é possível aproveitar melhor as oportunidades de crescimento e inovação.

f. Gestão de custos

Outro ponto fundamental a ser oferecido em um curso de gestão financeira voltado para empreendedores diz respeito à gestão de custos. Afinal, o modo com que os custos de um negócio são gerenciados é decisivo para as demais ações relacionadas às finanças.

Os tópicos voltados para essa área em um curso de finanças para empresários apresentarão meios para conhecer todos os custos do negócio, reduzi-los, otimizá-los e revisar modos de investimento dos recursos financeiros da empresa.

Além disso, a gestão de custos também engloba elementos da educação financeira, por exemplo, ensinando a importância e maneiras de diferenciar custos pessoais e empresariais, confusão comum principalmente em pequenas empresas. Igualmente importante é entender sobre como lidar com dívidas, empréstimos e questões afins.

3. Quanto tempo dura um curso de gestão financeira?

A duração de um curso de gestão financeira é bastante variável de acordo com cada tipo de curso. Portanto, o empreendedor deve ter em mente quais são os seus objetivos com essa qualificação, quanto tempo tem disponível para se dedicar e quais são as opções disponíveis. A seguir, vamos falar das principais.

a. Bacharelado

Você não irá encontrar uma graduação em nível de bacharelado com o nome de “gestão financeira”, mas existem cursos diversos que englobam essa temática e, como temos o objetivo de trazer esclarecimentos, não poderíamos deixar de falar deles.

Em uma graduação tradicional, os principais cursos que tratam desse conhecimento são: administração, economia, controladoria e finanças, dentre outras variações. Além da gestão financeira em si, eles englobam vários outros conhecimentos.

Contudo, o bacharelado é uma formação acadêmica, voltada para o desenvolvimento do saber científico e, é mais teórico do que aplicável. Nessa modalidade a duração do curso é de 4 anos, na maioria dos casos, com aulas diárias, estágio e trabalho de conclusão de curso.

b. Graduação tecnológica ou profissionalizante

Os cursos de gestão financeira oferecidos em nível de graduação tecnológica ou técnico profissionalizante duram entre 2 e 3 anos, de acordo com cada instituição. As aulas também demandam dedicação diária. Eles são voltados principalmente para pessoas que buscam se qualificar para uma profissão, mas, diferente do bacharelado, envolvem mais conhecimentos voltados para a prática.

c. Especialização (Pós-graduação)

As especializações em gestão financeira são voltadas para profissionais que já têm um diploma de graduação e desejam se aprofundar em um ponto da área. Elas também são mais úteis para profissionais que desejam ganhar status e especialidade em suas áreas de atuação, assim como para dar aulas. A duração desse curso é variável, girando em torno de um ano e meio, com dedicação para aulas em alguns dias da semana e também são oferecidas à distância.

d. Cursos especializados presenciais e à distância

Os cursos especializados são a melhor alternativa para os donos de empresa aprenderem a dominar as finanças do negócio. Quando realizados em instituições de qualidade, eles são voltados para a real aplicação no negócio, de acordo com o contexto do empreendedor e necessidades da empresa.

A duração é muito variável, pois, nesse caso, existem muitas abordagens diferentes. É possível encontrar desde cursos à distância que podem ser realizados de acordo com a disponibilidade e ritmo do empreendedor, até cursos presenciais, que duram de dias a meses.

Eles ainda podem compreender conteúdos mais específicos relacionados às finanças, abordarem as finanças de modo geral ou oferecer programações completas voltadas para a gestão da empresa, dentre as quais a gestão financeira está presente em um ou mais tópicos.

4. Quanto custa um curso de gestão financeira

Um curso de gestão financeira custa a partir de aproximadamente R$ 100,00 a mensalidade, nas modalidades de tecnólogo e especialização, mas podem ser muito superiores a isso, inclusive se contabilizado o investimento total. Os valores relacionados à graduação e especialização são maiores, e variam de acordo com a instituição e modalidade (presencial e à distância).

Já um curso de gestão financeira especializado, oferecido por empresas especialistas em assuntos empresariais, podem chegar a um investimento total de aproximadamente R$ 10.000,00 para um curso completo de média duração e a partir de R$ 800,00 para de curta duração e EAD.

Isso no que se refere a cursos voltados para gestores de empresa, que além da qualificação, oferecem o aspecto de aplicabilidade ao negócio, se adaptam à rotina do empreendedor e ainda podem contar com elementos de consultoria.

Os gestores de empresa ainda podem se beneficiar de palestras e workshops, que muitas vezes trazem exatamente aquilo que ele precisa com um investimento de tempo e dinheiro bastante pontual.

5. Qual o impacto de um gestor qualificado em gestão financeira para o negócio?

Um gestor qualificado e competente para dominar as finanças da empresa fará toda a diferença nos seus resultados. Dentre outros benefícios, podemos destacar:

a. Controle sobre as movimentações financeiras

O dono da empresa passa a ter um controle maior sobre as movimentações financeiras do negócio, permitindo que ele tenha total consciência de qual a real situação financeira da empresa em seus diferentes momentos.

b. Disponibilidade de informações precisas

O acesso a informações necessárias para realizar análises e elaborar planejamentos se facilita, uma vez que os dados estarão mais organizados e sempre atualizados com uma boa gestão financeira.

c. Conhecimento para automatizar as operações financeiras

Um dos conhecimentos que o gestor de empresas acessa em um curso de gestão financeira é sobre as ferramentas disponíveis para automatizar processos financeiros, o que confere maior agilidade e assertividade às atividades da área.

d. Aumento da produtividade e redução do retrabalho

Com uma gestão financeira eficiente, é possível aumentar a produtividade de todos os setores da empresa, pois ela envolve a otimização da utilização dos recursos, o que afeta também o modo com que os processos empresariais são realizados, resultando, por exemplo, na redução de erros e retrabalhos.

e. Redução de custos

Muitas empresas gastam mais do que realmente precisam simplesmente por não fazerem uma gestão financeira eficiente. Portanto, quando o dono da empresa se qualifica nessa área, ele saberá rever os investimentos de modo a reduzir custos sem interferir negativamente na qualidade dos produtos e serviços.

f. Competência para projetar cenários e ampliar objetivos

Uma vez que se tenha o domínio sobre as ferramentas, metodologias e estratégias da gestão financeira, será possível aumentar o potencial do negócio para fazer projeções de médio e longo prazo, de modo que será possível aproximar da concretização dos seus objetivos mais ambiciosos.

g. Agregar valor ao negócio

Por fim, com um gestor qualificado em gestão financeira e empresa ganhará em valor para a marca e, consequentemente, terá uma imagem mais positiva diante do mercado, investidores e parceiros, conferindo a ela uma maior vantagem competitiva.

Esses são apenas alguns dos impactos de uma boa gestão das finanças no negócio, o que, naturalmente, também repercute na relação da empresa com os clientes de maneira favorável. Se você considera que já tem motivos de sobra para investir em um curso de gestão financeira, vamos te apresentar a seguir uma opção perfeita para empreendedores reais!

6. Um curso de gestão financeira feito especialmente para empreendedores!

Como já falamos antes, é possível encontrar variadas alternativas em cursos de gestão financeira. Entretanto, nem todas essas possibilidades atendem bem aos empreendedores.

Um curso de finanças voltado para empresários, para começar, não pode ser apenas um curso! Isso porque as necessidades desse público são muito diversas. Existem desde empreendedores que precisam apenas otimizar os conhecimentos que já têm em áreas específicas das finanças, até aqueles que não sabem basicamente nada sobre a área.

Portanto, uma instituição especializada, voltada para empresários, como é o caso do IDEBRASIL, precisa oferecer diferentes alternativas nesse sentido. Por outro lado, algo que todo empreendedor tem em comum é pouco tempo para se dedicar aos estudos e a necessidade primordial de que os conhecimentos possam ser aplicados em seu negócio de maneira imediata, certo?

Mais do que saber, todo gestor de empresas precisa de resultados o mais rápido possível! Por isso, um curso de gestão financeira ideal para essas pessoas é sempre aquele que oferece um grande potencial prático e de adaptação a condições realistas.

Nesse caso, as alternativas se reduzem consideravelmente, mas aqui você já terá acesso a possibilidades que atendem ao seu perfil.

O IDEBRASIL oferece variados cursos que abordam a gestão financeira, desde uma alternativa mais completa, que articula essa área com outros elementos fundamentais da gestão empresarial, até outros voltados para questões mais específicas.

Os cursos do IDEBRASIL são oferecidos nas modalidades presencial e à distância, com duração variável, que pode ser desde um dia até alguns meses, englobando também workshops e palestras.

Todos os cursos são ministrados por especialistas, com amplo conhecimento no universo empresarial tanto a partir da teoria quanto da prática. São empreendedores de fato, que aprenderam com suas experiências e com os estudos, isto é, tem experiência real com empresas.

Além disso, os cursos do IDEBRASIL estão sempre se atualizando, acompanhando as novidades e necessidades do mercado empresarial. Para que você entenda melhor, vamos falar um pouco sobre a proposta do IDEBRASIL!

7. A filosofia e a metodologia do IDEBRASIL

O IDEBRASIL foi fundado por Elton Lívio Petterle, como resultado da sua experiência e estudos posteriores, no qual procurou entender o porquê do “fracasso” de muitos negócios no Brasil.

Partindo tanto de suas frustrações como empreendedor, quanto da pesquisa com mais de 1500 outros empreendedores, ele chegou à conclusão de que o insucesso de qualquer negócio estava relacionado com a falta de conhecimento para geri-los, independentemente de qual fosse o porte.

Mas, afinal, porque isso era o problema, se muitos dos gestores de empresa são formados na área de administração e afins? Esse foi outro ponto de sua descoberta: a de que os cursos tradicionais não contemplam a realidade dos empresários, principalmente os responsáveis por micro, pequenas e médias empresas.

Isso tornava o problema ainda mais grave, uma vez que muitos donos de empresa investiam justamente nessa formação e acabavam frustrados e desgastados por, mesmo depois de todo o investimento na qualificação, não conseguirem fazer com que os conhecimentos aprendidos realmente favorecessem o próprio negócio.

Diante dessa trajetória, Elton fundou o IDEBRASIL com a proposta de subsidiar aos empreendedores uma qualificação que atendesse a sua realidade, tanto no que compete aos conhecimentos ensinados, quanto no que diz respeito à adaptabilidade do curso à sua atuação simultânea no negócio.

Nessa perspectiva, o IDEBRASIL cultiva como filosofia difundir o conhecimento em gestão empresarial de maneira simples e prática, visando o crescimento com harmonia e liberdade, partindo da premissa de que o simples é sempre o correto.

8. Os cursos que abordam a gestão financeira do IDEBRASIL

Agora que você conhece um pouco sobre o IDEBRASIL, vamos apresentar algumas da propostas de curso que você poderá encontrar nesta instituição.

8.1 Curso de Desenvolvimento Empresarial: Uma abordagem completa!

Voltado para empreendedores que precisam se qualificar e atualizar os conhecimentos em gestão de empresas. De modo geral, o CDE é um curso que abrange os principais temas para gerir um negócio com sucesso, dentre os quais as finanças estão presentes, obviamente.

Trata-se de um curso presencial, realizado por temporada em regiões do Brasil onde o IDEBRASIL atua, com duração de 120 horas, com 6 módulos de 20 horas, distribuídos em 5 dias para cada módulo.

O grande diferencial do CDE em relação a qualquer curso na área de gestão de empresas, é que depois de cada módulo existe um intervalo de 5 semanas antes que outro comece.

Esse tempo é destinado para que o gestor da empresa aplique os conhecimentos aprendidos em cada módulo e possa, no retorno ao curso, trazer suas dúvidas, desafios e experiências. Isto é, busca-se realmente harmonizar experiência e prática.

Dois módulos do curso são especialmente focados em temas da área de gestão financeira: o módulo 1 – Custos e o módulo 2 – Finanças.

a. Módulo 1: Custos

Nesse módulo do CDE o empreendedor aprende o conhecimento primordial para a boa gestão financeira, que diz respeito aos custos do negócio, como já mencionamos. O conteúdo programático deste tópico engloba:

·         Empresário x Empreendedor;

·         Conceito de Custos;

·         Conceito de Investimento;

·         Custo Fixo e Custo Variável;

·         Custos Invisíveis;

·         Cálculo de Folha de Pagamento;

·         Depreciação;

·         Cálculo de Imposto;

·         CMV – Custo da Mercadoria Vendida;

·         Construindo uma Planilha de Custos;

·         Apuração de Lucro;

·         Roteiro Básico para minha Planilha de Custos;

·         Fórmula Estrutural de Custos;

·         Fórmula Estrutural de Custo Desdobrada;

·         Grupo CMV;

·         Grupo OCV – Outros Custos Variáveis;

·         Ponto de Equilíbrio;

·         Técnica do Pastel Chinês;

·         Markup;

·         Formação do Preço de Venda;

·         Política de Desconto;

·         Orçamento Previsto x Realizado.

Com isso, os resultados oferecidos ao empreendedor na conclusão desse módulo, dentre outros, são:

·         Saber como apurar seu lucro real mensal;

·         Ter uma visão clara do que acontece na empresa;

·         Ter o domínio da sua empresa em suas mãos;

·         Conhecer seus números para tomar decisões corretas e que tragam retorno imediato;

·         Potencial para aumentar a sua lucratividade;

·         Saber elaborar e utilizar uma planilha de Custos;

·         Dominar a “fórmula mágica” para desenvolver estratégias lucrativas de gestão de custos;

·         Saber como extrair o máximo de lucro do negócio;

·         Discernimento e desmistificação do Markup;

·         Conhecimento para formar o preço de venda de maneira estratégica;

·         Desenvolver políticas de descontos inteligentes para dobrar as vendas;

·         Racionalização dos custos.

b. Módulo 2: Finanças

Nesse módulo do CDE, o  gestor de empresas aprende a dominar os conhecimentos e ferramentas indispensáveis para a gestão financeira, que oferecerão subsídio para um planejamento financeiro e orçamentário estratégico:

·         Juros Por Dentro e Juros por Fora;

·         Juros Simples e Juros Compostos;

·         Índice para facilitar a venda a prazo;

·         Balanço Patrimonial e como fazer a leitura correta de seus índices;

·         Ciclos: Financeiro, Econômico e Operacional;

·         PMR – Prazo Médio de Recebimento;

·         AMR – Atraso Médio de Recebimento;

·         PME – Prazo Médio de Estoque;

·         PMP – Prazo Médio de Pagamento;

·         DMD – Dispêndio Médio Diário;

·         NKG – Necessidade de Capital de Giro;

·         Visão Estratégica para controle da NKG;

·         Movimento de Caixa Integrado;

·         Contas a Pagar e Contas a Receber;

·         Fluxo de Caixa Tático/Operacional (Curto e Médio Prazo);

·         Fluxo de Caixa Estratégico (Longo Prazo);

·         Fluxograma de Sistematização Financeira.

Com a realização desse módulo, os seguintes resultados são proporcionados ao empreendedor:

·         Capacidade de diferenciar os diversos tipos de juros;

·         Saber como calcular o custo real de um empréstimo;

·         Saber como utilizar os juros compostos e acumular riqueza;

·         Saber como calcular o valor de sua empresa;

·         Entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade;

·         Conhecer e dominar o ciclo financeiro da empresa;

·         Saber de quanto dinheiro precisa para o negócio girar;

·         Estratégias para diminuir a necessidade de capital de giro;

·         Identificar fatores que aumentam e diminuem o dinheiro no caixa;

·         Saber como evitar antecipação de recebíveis;

·         Capacidade para projetar cenários e objetivos de médio e longo prazo;

·         Entender como blindar a sua movimentação financeira.

Além desses módulos, o CDE também conta com um módulo sobre gestão de estoque e negociação com fornecedores: Módulo 4. Negociação, Compras e Estoque, que são temáticas influentes para as questões financeiras da empresa.

O empresário que opta por esse curso aprende também a dominar a gestão de pessoas, processos, marketing, vendas e administração estratégica. Conheça o curso completo: CDE IDEBRASIL.

8.2 Custos e Finanças Online

O CDE é um curso completo que pode trazer resultados incríveis para os empreendedores. Contudo, o IDEBRASIL sabe que muitos precisam de algo mais pontual e ainda mais flexível.

Por isso, os módulos 1. Custo e 2. Finanças do CDE podem ser feitos on-line com o mesmo conteúdo programático! Nesses cursos, além das vídeo-aulas, o aluno terá todo o material didático em PDF e planilhas de custo. Acesse e confira!

Combo CDE custos e finanças.

8.3 Fique atento a outras alternativas do IDEBRASIL

O IDEBRASIL tem uma proposta dinâmica que busca a atender às principais demandas dos empresários, nas diferentes regiões onde atua. Por isso, diversos cursos de curta duração são lançados com especificidades variadas no decorrer do ano.

Por exemplo, já tivemos um curso de gestão financeira especialmente voltado para médicos e outro com uma abordagem avançada, ideal para aqueles que já dominam a área, mas desejam atualizar e otimizar ainda mais seus conhecimentos.

Para ficar por dentro de novas alternativas você pode acompanhar nossa página de cursos e também se inscrever para ser avisado quando algum tema de seu interesse for lançado!

9. 5 erros que o gestor não irá mais cometer após fazer um curso de gestão financeira

Todo gestor consciente sabe que os problemas da empresa não são obra de fatalidades e, muitas vezes, nem mesmo de questões externas, mas de erros na gestão. Nesse contexto, a gestão financeira é uma das áreas que mais tem capacidade de abalar o negócio, pois interfere no que é essencial para o seu funcionamento: os recursos.

Sendo assim, além dos benefícios, é importante ressaltar também quais serão os problemas que serão exterminados a partir de uma gestão financeira qualificada e profissional. Vamos aos principais deles!

9.1 Falta de planejamento e controle do caixa

Já falamos sobre a importância do fluxo de caixa. Ele, simplesmente, é a atividade responsável por permitir que a empresa saiba exatamente o que está acontecendo com o dinheiro. Dentre as informações que se perdem quando esse fluxo não é devidamente registrado, estão:

  • Lucro obtido no último mês;
  • Curva de lucratividade do negócio;
  • Custos e gastos por período;
  • Ponto de equilíbrio entre despesas e ganhos;
  • Projeção de retorno do investimento;
  • Projeção de lucro para os próximos meses.

Isso quer dizer que, se não há um controle de caixa eficiente, é impossível planejar as finanças da empresa! Isto é, um único erro resulta num segundo e tudo isso repercute de maneira muito negativa no negócio. Resumidamente, sem fluxo de caixa e planejamento, o negócio anda no escuro e acabará mal.

9.2 Falta de controle com os gastos

Um erro muito comum por parte de gestores que não dominam as finanças empresariais é subestimar o impacto de pequenos gastos. Em um único dia, isso não parece um problema, mas, imagine todos os gastos mínimos somados no decorrer de um mês sem que se tenha controle disso?

Aquele deficit que você percebe nas finanças da empresa e que não consegue identificar, provavelmente, vem disso. Não é exagero ter registro de absolutamente tudo o que foi gasto, desde um cafezinho até uma bala!

A importância disso está principalmente no fato de que aquilo que a empresa receberá por mês é sempre “imprevisível”, no sentido de que ela está sujeita a instabilidades. Portanto, sem planejamento nenhum, sem controle de gastos, os prejuízos serão certos.

9.3 Misturar finanças pessoais e empresariais

Esse é um erro comum principalmente entre empreendedores de pequenas empresas. Por serem os donos do negócio, acabam pensando que é válido tirar dinheiro do caixa para um gasto pessoal, ou pegar um empréstimo no banco para resolver coisas da empresa, dentre outros equívocos.

O resultado disso é que ele não sabe, no fim das contas, nem o que tem para viver, nem o que a empresa tem para funcionar e tudo se torna confuso. Além disso, deixa de aproveitar os benefícios financeiros da pessoa jurídica e pode até se complicar com impostos.

Quando o gestor se qualifica em um curso de gestão empresarial, ele não apenas entende a importância de fazer essa separação, como também acessa conhecimentos fundamentais para realizá-la e assegurar, como é fundamental, não só a sobrevivência da empresa, mas também a sua própria.

9.4 Conhecimento insuficiente sobre o negócio

Para além das finanças, é indispensável que o gestor de empresa saiba tudo sobre o próprio negócio, pois isso interfere nos rumos da gestão financeira. Como ele saberá o momento de economizar e o de expandir? Como entenderá se a empresa está em risco ou se está apta a correr atrás de novas oportunidades?

São as finanças que orientam muitas dessas decisões, mas não apenas elas. Correr atrás de novas oportunidades, por exemplo, sem ter certeza se o negócio já está estabelecido no que se propôs, pode significar perda de investimentos. Tentar expandir sem uma gestão de pessoas preparada, trará dores de cabeça. E por aí vai.

Por isso, para que as decisões em geral, dentre elas as financeiras, sejam bem direcionadas, deve-se conhecer o negócio na totalidade, dentro de sua realidade naquele contexto:

Forças – Fraquezas – Oportunidades – Ameaças

Além dos aspectos internos, para analisar esses elementos deve-se também considerar o ambiente no qual a empresa atua, isto é, aquilo que afeta o mercado e os clientes.

9.5 Negligenciar os setores de compras e estoque

É um equívoco comum principalmente entre gestores que não entendem amplamente a gestão financeira, focar muito nas vendas e esquecer de pensar no estoque e nas negociações com fornecedores.

Acontece que, uma empresa que não tem domínio sobre o seu estoque e não faz boas negociações, pode vender feito água que não alcançará resultados. Muitas vezes é nesses setores que estão o problema.

Portanto, eles devem ser considerados estrategicamente na gestão financeira, além de interferirem em outros pontos cruciais do negócio, como na relação com os clientes.

Conclusão

O interessante de observar os problemas e erros decorrentes de uma qualificação insuficiente em gestão financeira na empresa é perceber que, quando você resolve o problema da falta de qualificação, você não chega em um ponto “zero”, mas passa a colher os benefícios de uma boa gestão.

No entanto, é válido sinalizar que a escolha do curso de gestão financeira pelo gestor deve ser bem feita para que ele obtenha bons resultados. Deve-se considerar a expertise da instituição de ensino, se ela é voltada para pessoas com o seu perfil, se é comprometida, se atuará como parceira para além de te encher de conteúdos.

No mais, a qualificação deve ser sempre encarada como um investimento, e não como um gasto, uma vez que ela traz retornos vitalícios para o negócio e, também, para o empreendedor.

Afinal, quando o empresário domina a gestão de suas empresa em todos o seus aspectos, dentre os quais as finanças estão entre os mais importantes, ele também passa a ter maior facilidade e praticidade para realizar suas atividades, encontrando tempo para dedicar à sua vida pessoal, tal como ficar mais tempo com sua família, cuidar da saúde, realizar hobbies e afins.Os empreendedores que escolhem o IDEBRASIL conseguem esse tipo de resultado, que abrange tanto as necessidades da empresa, quanto consideram igualmente a pessoa do empreendedor. Acesse o site e confira os depoimentos dos empresários que passaram pelo IDEBRASIL!

Comentários estão fechados