Home Sem categoria Desenvolva sua visão empreendedora e alavanque seu negócio!

Desenvolva sua visão empreendedora e alavanque seu negócio!

4 minutos lido
Comentários desativados em Desenvolva sua visão empreendedora e alavanque seu negócio!

A visão empreendedora é algo fundamental para o sucesso nos negócios. Existe um mito muito difundido de que ela é inata, isto é, nasce como a pessoa. Então, quem não tem “vocação” não pode ser um empreendedor bem-sucedido? Para começar, se você acredita em vocação, tudo bem, mas a verdade é que tudo tem a ver com aprendizado.

Se você tem o desejo e o gosto por empreender, já tem o suficiente no que se refere a “habilidades naturais” para isso. No mais, a visão empreendedora pode ser desenvolvida e aprimorada, como tantos outros conhecimentos e habilidades. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto!

O que é visão empreendedora?

Visão empreendedora não é um dom paranormal. Se livrar dessa crença é um dos primeiros passos para desenvolvê-la e ampliar o seu potencial de sucesso. O fato é que o universo dos negócios é muito mais racional: tem a ver com um treinamento crônico que articula qualificação e experiência.

O próprio significado de visão empreendedora confirma isso. Ela significa ter a capacidade de olhar para um contexto e enxergar nele oportunidades que a maioria das pessoas não vê. Não se trata de algo intuitivo: isso quer dizer ter um olhar treinado, voltado para um determinado objetivo, área, etc.

Por exemplo, um arquiteto terá o seu olhar treinado para analisar edificações, avaliar a sua estética, compreender como ela foi construída, a qual estilo corresponde, seus problemas e possíveis consequências, o que poderia melhorá-la, certo? O empreendedor terá essa mesma acuidade, só que voltada para os negócios.

Estão articuladas à visão empreendedora algumas qualidades como noção de gestão, visão de mercado, controle emocional, competência para liderança, capacidade de automotivação, criatividade aplicada, dentre outras. Pensando nisso, a seguir vamos te oferecer algumas dicas para desenvolver a sua visão empreendedora:

Desenvolva sua inteligência emocional

Inteligência emocional é uma habilidade ampla, que engloba o autoconhecimento, a capacidade de escuta, comunicação assertiva, autoconfiança, motivação e responsabilidade.

Uma pessoa com inteligência emocional desenvolvida saberá que sempre tem parte no próprio sucesso ou fracasso e, diante desse conhecimento, procurará agir da melhor maneira. Ela também é capaz de conquistar e influenciar as pessoas, pois está “bem resolvida” consigo mesma e consegue se expressar bem.

Isso é algo indispensável para um empreendedor que deseja alcançar o sucesso, principalmente na atualidade, quando os fatores humanos se tornam um elemento crítico no universo dos negócios, uma vez que se tem conhecimento quanto à importância dos colaboradores e dos clientes.

Desenvolver inteligência emocional é um desafio, mas existem diversos recursos para isso atualmente: terapias diversas, cursos, práticas saudáveis voltadas para esporte e lazer, dentre outras.

Cultive relacionamentos positivos

A visão empreendedora não se constrói sozinha. Ela é estimulada pelo meio, e o meio tem como principal fator de peso as pessoas. Conviver com pessoas criativas, motivadas, articuladas e que têm interesses e objetivos em comum é um ótimo tônico para estimular essa visão.

Portanto, reavalie as pessoas da sua convivência e, se necessário, faça uma reforma! Deixar ir o que não te faz bem é um dos elementos da inteligência emocional e será muito positivo para os seus negócios.

Qualifique-se sempre em áreas diversas!

A lógica do ensino formal é na especialidade, certo? Por exemplo, uma pessoa faz um curso de medicina, depois se especializa em cirurgia, depois se especializa em cirurgia plástica, depois se especializa em cirurgia plástica facial e se bobear em uma única parte do rosto. No universo dos empreendimentos isso é diferente!

A visão empreendedora precisa englobar elementos muito diversificados. Lida-se com pessoas, com estratégias de divulgação e conquista, com design, com mensagens, com finanças, com logística e tantas outras áreas! O empreendedor genuíno é aquele que tem disposição e abertura para aprender sobre tudo o que está relacionado ao seu negócio.

O fato é que a qualificação abrangente e os relacionamentos são os pilares para o desenvolvimento da visão empreendedora. Isso porque eles influenciam tanto em questões práticas quanto em mudanças internas. Portanto, seja ágil e comece agora a desenvolver sua visão empreendedora: qualifique-se para gestão com o IDEBRASIL.

Comentários estão fechados