Home Controle de Estoque Gerenciamento de estoque e alinhamento com os fornecedores

Gerenciamento de estoque e alinhamento com os fornecedores

A boa escolha e relação com os fornecedores têm um impacto determinante para o gerenciamento de estoque da sua empresa. Entenda como através do texto!
4 minutos lido
Comentários desativados em Gerenciamento de estoque e alinhamento com os fornecedores

A maior parte do trabalho de gerenciamento de estoque consiste em lidar com pesquisas, métodos e ferramentas. Isso em busca da organização do espaço e de seus fluxos. Agora, vamos supor que sua empresa conseguiu fazer tudo isso com perfeição, o que ainda pode atrapalhar? A má escolha de fornecedores.

Uma escolha acertada de fornecedores é muito relevante para assegurar a funcionalidade do gerenciamento de estoque. Se o fornecedor não estiver alinhado em vários sentidos com a empresa, isso poderá comprometer boa parte do trabalho dedicado ao controle do estoque. Entenda a seguir.

Por que a escolha correta dos fornecedores é tão importante para o gerenciamento de estoque?

Imagine a seguinte situação: você organizou todos os elementos necessários para o bom gerenciamento de estoque da sua empresa. Dessa maneira, a expectativa é de um trabalho mais ágil e de maior qualidade, repercutindo positivamente na entrega ao cliente, reduzindo seu fluxo financeiro, aumentando o potencial de vendas e lucratividade da empresa.

Como uma das consequências disso, você tem conquistado mais clientes e mais compras. Assim, sua demanda aumentou e você está fazendo tudo certo, atualizando o mapeamento dos fluxos e prevendo suas necessidades.

Tudo está fluindo, até que você negocia com um fornecedor a reposição do seu estoque, combina um prazo e outras condições. Chega o dia de receber os produtos e… eles não chegam. O atraso se prolonga e quando você finalmente recebe os produtos, o controle do seu estoque está por um fio. Para piorar, você descobre que vários produtos não estão em boas condições de conservação ou foram danificados.

Poderíamos continuar narrando essa história, mas você certamente pode imaginar os diversos desdobramentos dessa situação. O resumo do final dessa narrativa é que a irresponsabilidade do fornecedor comprometeu todo o seu trabalho e lhe trouxe prejuízos. Por isso, escolher bem é importante.

Como escolher fornecedores favoráveis a um bom gerenciamento de estoque?

Para começar, a palavra-chave da escolha dos fornecedores certos para a sua empresa está no título desse artigo: alinhamento. Nem sempre os problemas com a escolha de fornecedores são como a história que narramos. Às vezes, embora com prejuízos menores, a relação não flui porque a dinâmica do fornecedor não corresponde à dinâmica da empresa.

Existem alguns pontos fundamentais que devem ser considerados para a escolha e negociação de fornecedores. Os principais são:

Pesquise a reputação do fornecedor

Não adianta perder tempo verificando se as condições de um fornecedor são alinhadas com a da sua gestão se ele não cumprir o que promete. Por isso, a primeira coisa a avaliar em relação a um parceiro é se ele é responsável. Além disso, se presta um bom atendimento, tem um empreendimento regular e ético.

Avalie o sistema e prazos de entrega do fornecedor

A entrega é um elemento fundamental para decidir sobre o fornecedor por duas razões. A primeira, é óbvio, é saber se os prazos dele correspondem às necessidades da sua empresa. Mas, além disso, é preciso saber se o sistema de entrega é benéfico para conservação e segurança dos produtos.

Preços, modos de pagamento e flexibilidade para negociação

Outro fator fundamental para escolher fornecedores favoráveis ao seu gerenciamento de estoque diz respeito às finanças. O ideal é buscar por parceiros que ofereçam um bom custo-benefício. Além disso, é importante verificar também se é possível negociar prazos interessantes para o ciclo financeiro e operacional da empresa.

Essas são algumas considerações sobre a importância da escolha de fornecedores para o gerenciamento de estoque. Continue se atualizando sobre esse e outros assuntos seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais.

Comentários estão fechados