Home Gestão de Pessoas Gestão por competência: o que é e como funciona?

Gestão por competência: o que é e como funciona?

gestão por competência
4 minutos lido
Comentários desativados em Gestão por competência: o que é e como funciona?

O funcionamento de uma empresa e sua competitividade tem como um dos principais pilares o modo com que gerencia as pessoas. Nesse contexto, um dos modelos que vem ganhando destaque é a gestão por competência.

Esse é um modo de lidar com os colaboradores de um negócio. Um dos seus grandes diferenciais é o fato de ser voltado ao desenvolvimento dos talentos a partir da atribuição adequada de funções, cargos e responsabilidades.

A seguir você poderá ampliar seus conhecimentos sobre esse tipo de gestão de pessoas e entender quais as vantagens para sua empresa.

O que é a gestão por competência?

Em primeiro lugar é importante saber que competência não é o mesmo que habilidade. Na verdade, as habilidades de uma pessoa compõem, junto a outras características, o que qualifica a sua competência.

Esses outros atributos são: conhecimentos, atitudes, capacidade, comportamento, aptidão técnica e afins. Deve-se saber também que a competência não é estática, ela pode ser desenvolvida ou ampliada por meio da aprendizagem.

A gestão por competência gerencia as pessoas a partir dessa percepção. Ela realiza a análise das competências presentes nos colaboradores e das que são necessárias aos cargos disponíveis. Assim, direciona as pessoas certas para os lugares certos. Mais do que isso, esse modo de gestão busca também desenvolver e explorar as competências dos colaboradores e seus potenciais.

Com base nesse objetivo são desenvolvidos modos de análise, acompanhamento e avaliação. São indicadores mensuráveis que permitem o desenvolvimento progressivo dos trabalhadores e da empresa. Isso favorece o negócio e todos os colaboradores envolvidos.

Quais os benefícios da gestão por competência?

Quando uma organização implanta a gestão por competência corretamente, ela colhe muitos benefícios. A começar pelo fato de que os colaboradores, uma vez mais satisfeitos, realizam um trabalho de maior qualidade e se comprometem mais com a empresa. Outros reflexos positivos são:

  • Maior conhecimento e aproveitamento dos talentos da empresa;

  • Aumento da motivação e da produtividade dos colaboradores;

  • Com a otimização da qualidade dos serviços, os clientes também ficam mais satisfeitos;

  • Redução da rotatividade na empresa;

  • Diferencial competitivo proporcionado pela qualidade dos profissionais.

É importante ressaltar que a empresa precisará investir constantemente em seus colaboradores. Pois, como já mencionamos, trata-se de uma característica dinâmica, que precisa ser alimentada e atualizada em sincronia com o negócio.

Como a gestão por competência funciona?

Para implantação do gerenciamento de pessoas por competência é preciso considerar os seus quatro ciclos, que são:

1) Mapeamento das competências necessárias aos cargos da empresa e dos colaboradores, seguida da alocação de cada funcionário ao posto mais adequado;

2) Avaliação do desempenho dos colaboradores nas funções em relação a cada competência, de modo a identificar aquelas que precisam ser desenvolvidas;

3) Desenvolvimento das competências dos colaboradores a partir de treinamentos e capacitações que contribuam para potencializá-las;

4) Monitoramento dos resultados da aplicação da gestão por competência, seguido das devidas adequações e apontamentos para a sua continuidade.

A gestão por competência não é algo que se aplica uma vez. Na verdade é um compromisso para a gestão de pessoas e, ainda que o processo se concentre nas competências individuais, ele só será efetivo se também houver uma estratégia para trabalhar o grupo.

Saiba mais sobre como aproveitar melhor as qualidades da sua equipe lendo também o artigo: Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade!

Comentários estão fechados