Home Gestão de Pessoas Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade

Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade

4 minutos lido
Comentários desativados em Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade

A ideia de trabalho como uma coisa estagnada, na qual um trabalhador entra em um emprego e permanece nele fazendo as mesmas coisas por anos, sem muitas alterações, não acompanha mais o mercado. O mundo dos negócios, atualmente, é dinâmico e a competitividade ultrapassou a disputa pelos clientes: ela também envolve a retenção e, até mesmo, “criação” dos melhores profissionais.

Tanto para reter talentos, quanto para descobrir e criar um talento a partir da sua empresa, a capacitação de colaboradores é fundamental. Mas ela oferece muito mais do que isso! Entenda como investir na qualificação dos seus empregados poderá trazer sucesso para o seu empreendimento:

A capacitação de colaboradores melhora o atendimento e satisfação dos clientes

O primeiro ponto a destacar sobre o efeito de uma política de treinamentos corporativos periódicos  é como ele irá refletir na relação com o seu cliente. Treinar os profissionais sobre os produtos e serviços da empresa na qual ele trabalha o tornará um especialista nisso. Os clientes darão mais credibilidade para a empresa, desenvolvendo a confiança nela.

Fora isso, a capacitação poderá ser complementada pelo aspecto “desenvolvimento”, que trabalha habilidades pessoais como empatia, atenção, autoestima, senso de oportunidade e outras. O desenvolvimento dessas competências em seus colaboradores fará com que eles se tornem melhores atendentes para o cliente, aumentando o nível de satisfação do seu público.

Ela também aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores

Se os seus funcionários conhecem bem o produto e serviço com o qual estão trabalhando, entendem os mecanismos de funcionamento da empresa, estão por dentro dos fluxos, do mercado e outras informações pertinentes, sabe o que vai acontecer? Eles vão, de fato, se sentir parte da empresa.

A consequência disso é que eles trabalharão de forma mais engajada e esclarecida, contribuindo com inovações, soluções, dedicação e disponibilidade para aqueles momentos em que o seu negócio precisar de mais atenção. Como se diz por aí: eles vão vestir a camisa da empresa!

E, ainda, transforma seus colaboradores em multiplicadores da sua marca

Receber maior qualificação, particularmente para os colaboradores mais competentes, não é um trabalho extra: é um benefício. Isso quer dizer que ao investir na capacitação de colaboradores você fará com que eles se sintam satisfeitos e valorizados. Dessa forma, eles vão olhar o seu negócio como mais que um trabalho, percebendo como um investimento e, assim, tenderão a indicá-lo e defendê-lo, contribuindo para o branding da sua marca.

A capacitação também garante que o seu negócio fique sempre atualizado em relação ao mercado

Como falamos antes, o mundo dos negócios hoje é dinâmico! Sempre surgem novas tecnologias e inovações metodológicas para qualificar produtos e serviços, acirrando a competitividade e, não raro, eliminando aqueles que insistem em não se adaptar às mudanças.

Contudo, para se adequar às transformações é preciso estudo e treinamento sobre a utilização das novas ferramentas e implementação de novos modos de gestão, fluxos de comunicação, dentre outras possibilidades. Sendo assim, capacitar os colaboradores é necessário para aplicação dessas atualizações que vão manter o seu empreendimento no ritmo do mercado.

Uma vez que você investir na qualificação dos seus colaboradores, além desses efeitos práticos, perceberá que eles se desdobram em outras vantagens como: melhor clima organizacional, profissionais mais motivados, produtividade a mil sem deixar qualquer espaço para ociosidade. Eles vão querer aplicar o que aprenderam e provar o seu valor!

Se isso não acontecer com todos, esteja certo de que a capacitação de colaboradores também funcionará como uma espécie de filtro, te mostrando quem vale a pena manter na sua equipe. Agora, que tal nos contar o que mais você espera dos efeitos de uma capacitação de profissionais além destes que mencionamos? Deixe a sua opinião nos comentários!

Comentários estão fechados