Home Gestão de Pessoas O empreendedor precisa fazer um curso de gestão de pessoas?

O empreendedor precisa fazer um curso de gestão de pessoas?

4 minutos lido
Comentários desativados em O empreendedor precisa fazer um curso de gestão de pessoas?

Toda empresa tem, em maior ou menor número, colaboradores fundamentais para fazer o negócio acontecer de fato. Por isso, a gestão de pessoas se realiza de alguma maneira: por profissionais contratados ou pelo próprio dono. Contudo, principalmente no caso de pequenas empresas, é comum que o responsável não tenha um curso de gestão de pessoas ou qualificação suficiente para essa função.

Acontece que a ilusão de que lidar com pessoas é algo simples e intuitivo pode fazer com que muitas empresas atuem com as pessoas “erradas” ou, ainda, com as pessoas certas nos lugares errados e da maneira errada. Não só para escolher bem os colaboradores, mas também para usufruir ao máximo do que eles têm a oferecer, um curso de gestão de pessoas é necessário ao gestor. Entenda o porquê.

O que é a gestão de pessoas?

Muitos gestores confundem gestão de pessoas com os setores de Departamento Pessoal (DP), Recursos Humanos (RH) e afins. Essas áreas são responsáveis por lidar principalmente com questões burocráticas relacionadas à contratação, pagamento, carreira e demissão de funcionários.

Entretanto, embora a gestão de pessoas também lide com essas questões, ela é muito diferente dessas perspectivas. Ela encara todos esses elementos e outros de maneira estratégica, pois compreende a importância dos colaboradores para a empresa.

Elementos como liderança, motivação, retenção de talentos e cultura organizacional passam a fazer parte do tratamento de pessoal. A gestão de pessoas sempre parte e se mantém alinhada com a estratégia da empresa, com seus objetivos e metas.

Por que a gestão de pessoas é importante?

Muitos estudos, teorias e metodologias sobre comportamentos e motivações das pessoas no trabalho já foram realizados. Acreditou-se por muito tempo que o ser humano tinha como principal fator motivador o pagamento. Contudo, foi comprovado que essa crença não é um fato.

A relação das pessoas com o trabalho é muito mais complexa. Diante disso é preciso pensar não apenas no aporte empresarial, mas em todo o contexto vivenciado. É isso que a gestão de pessoas faz. Ela é uma maneira de gerenciar o pessoal da empresa a partir da compreensão do contexto, do perfil de pessoas desejado, e no que seria capaz de atraí-las e mantê-las na organização.

Mais do que isso, ela também compreende maneiras de deslocar cada colaborador para o cargo ou função onde ele melhor poderá se desenvolver e, consequentemente, mais terá a oferecer para a empresa. De maneira indireta, ela também lida com a saúde mental do trabalhador, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e desejável.

O gestor da empresa precisa fazer um curso de gestão de pessoas?

Quando uma empresa não tem colaboradores ou um setor responsável pela gestão de pessoas, é obrigatório que o gestor se qualifique nessa área. Afinal, como já mencionamos, caso contrário, ele estará lidando com as contratações e outras ações relacionadas aos colaboradores de maneira intuitiva.

Mas isso não quer dizer que gestores que não necessariamente são os únicos responsáveis por essa área, não devem fazer um curso de gestão de pessoas, já que eles lidam com seus colaboradores de alguma maneira. Além disso, até para se assegurar de que o setor pertinente esteja em conformidade com a empresa, é fundamental que ele tenha esse conhecimento.

Um curso de gestão de pessoas voltado para o cotidiano empresarial, isto é, para a prática, trabalha pontos fundamentais para um gestor de empresas, como estabelecimento e alcance de objetivos e metas pessoais e profissionais, comunicação eficaz, liderança e motivação, delegação de funções, dentre outros.

Por isso, concluímos que todo gestor de empresa poderá se beneficiar e, consequentemente, beneficiar o seu negócio fazendo um curso de gestão de pessoas de qualidade, como o que é oferecido pelo IDEBRASIL: conheça nossa proposta!

Comentários estão fechados