Home Negócios O que são indicadores de qualidade e sua importância

O que são indicadores de qualidade e sua importância

cinco-estrelas-de-indicador-de-qualidade
3 minutos lido
Comentários desativados em O que são indicadores de qualidade e sua importância

A relação entre preço e qualidade de um produto é uma das questões mais importantes para os clientes. Diante disso, é fundamental que as empresas estejam atentas a proporção quanto a esses aspectos em seus produtos e serviços. Os indicadores de qualidade são grandes auxiliares nesse sentido.

Mais do que isso, esses indicadores permitem a abrangência e qualificação de vários pontos do negócio. A seguir vamos esclarecer sobre o que são os indicadores de qualidade e por que são tão importantes.

O que são indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são métricas que funcionam como uma referência para monitorar e avaliar a eficiência dos processos de um negócio. Eles compõem as ferramentas de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) e são uma espécie de KPI (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de desempenho).

Dessa maneira, esses indicadores são parâmetros que, dentro de uma gestão profissional, permitem mensurar de maneira precisa e objetiva o progresso do negócio no que se refere à qualidade dos seus resultados.

Para que servem os indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade, assim como outros KPIs, têm a finalidade de tirar a empresa da subjetividade em sua gestão. Eles permitem uma visualização realista e abrangente dos resultados oriundos dos processos em uso. Sendo assim, é possível identificar padrões, problemas e forças do negócio.

Com essas informações em mãos, a gestão empresarial poderá tomar decisões a fim de melhorar o nível de qualidade dos seus produtos e serviços de maneira equilibrada com os custos e investimentos. Isto é, pode-se melhor investir os recursos empresariais, obtendo melhores resultados sem, necessariamente, aumentar os gastos ou até mesmo reduzindo-os.

Cabe ressaltar que os indicadores de qualidade devem ser definidos de acordo com as particularidades do negócio. O ponto de referência para definir qualquer métrica é o planejamento estratégico da empresa, no qual constam seus objetivos, valores, metas e outras informações.

Nesse âmbito, os indicadores servem para auxiliar no alcance do que foi estabelecido no planejamento com a melhor performance possível.

A importância dos indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são particularmente importantes em sua contribuição para o relacionamento com o cliente e valorização da marca. Uma vez que a qualidade corresponda ou que supere as expectativas do cliente, ele se tornará fiel à empresa e a valorização da marca para os consumidores e o mercado será uma consequência.

Para além disso, esses indicadores também contribuem para:

— Ter um maior controle dos processos empresariais e seus resultados;

— Auxiliar nas tomadas de decisões;

— Contribuir com informações para avaliar a performance dos colaboradores;

— Identificar problemas e apontar suas resoluções;

— Alimentar a constante melhoria da marca e dos processos da empresa;

— Direcionar e gerir melhor os investimentos.

Para além dos indicadores de qualidade, é importante que toda gestão profissional lance mão de métricas que a auxiliem no acompanhamento e avaliação do negócio de maneira realista.

Somente assim será possível tomar decisões e implementar mudanças com base em dados e análises e não de maneira intuitiva. Isto é, eles têm um efeito preditivo fundamental para o sucesso de um empreendimento.

Continue se informando sobre assuntos de interesse do empreendedor seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados