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O que você precisa saber sobre os indicadores de processos?

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Na busca pelo sucesso do empreendimento, é comum que as empresas busquem pela redução de custos, maior lucratividade, melhor retorno sobre os investimentos e questões afins. Nesse contexto, os indicadores de processos podem ser ótimos auxiliares.

Os processos empresariais envolvem diferentes setores e ações da empresa. Visualizá-los é como ver uma fotografia do negócio. Contudo, os indicadores de processos vão além, e permitem mensurar os valores envolvidos em diferentes aspectos dos processos da empresa. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.

O que são os indicadores de processos?

Os indicadores de processos são elementos associados com métricas, que permitem mensurar aspectos das atividades realizadas. A partir deles pode-se medir: o desempenho de colaboradores, equipes e setores; custos e retornos financeiros dos diferentes processos; o alinhamento entre os objetivos estabelecidos e seus alcances, dentre outras questões.

Para que servem os indicadores de processos?

Os indicadores de processos têm como principal função oferecer aos gestores a compreensão quanto à performance dos processos da empresa. Mensurar como e o quanto as atividades estão contribuindo para os resultados da empresa e seu objetivo fim.

A partir dos indicadores de processos alimenta-se a produção de informações sobre cada etapa dos processos, permitindo tomadas de decisões baseadas em dados precisos, o que proporciona maior eficiência e agilidade para as ações da gestão.

Como definir os melhores indicadores de processos para a empresa?

Existem diferentes metodologias para criação de indicadores em qualquer aspecto de uma empresa. Contudo, uma das mais eficientes é a SMART. Segundo essa metodologia, os indicadores precisam ser:

– Específicos (Specific);

– Mensuráveis (Measurable);

– Atingíveis (Attainable);

– Relevantes (Relevant);

– Temporais (Time-bound).

Junto a essa metodologia, a seleção de possíveis indicadores de processos poderão ser aplicadas a partir do planejamento estratégico e de outras informações oferecidas pela gestão de processos. É fundamental, também, envolver as lideranças de cada setor para escolher indicadores que realmente sejam relevantes para a realidade da empresa.

Alguns exemplos de indicadores de processos

Embora o ideal seja a construção de indicadores a partir da análise das necessidades do negócio, de seu contexto e outras particularidades, existem alguns que são bastante representativos. Alguns dos indicadores de processos que se destacam no auxílio da gestão são:

Eficiência: diz respeito a relação entre os resultados projetados e os que foram alcançados;

Eficácia: estabelece uma relação entre o alcance dos resultados e os recursos empregados nos processos;

Efetividade: realiza uma conjugação entre os indicadores de eficácia e eficiência;

Capacidade: verifica a relação entre o tempo para realização de cada processo com a quantidade do que foi produzido;

Produtividade: compreende as saídas geradas pelos processos relacionadas com os recursos empregados nele;

Qualidade: diz respeito à adequação dos produtos e serviços em relação ao que foi produzido.

Esses são alguns indicadores de processos genéricos, que podem ser ainda mais específicos e detalhados conforme informações pertinentes ao negócio. Nesse contexto, os objetivos e projeções financeiras são determinantes para a escolha de bons indicadores.

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