Home Gestão Financeira A importância de separar as finanças pessoais e da empresa

A importância de separar as finanças pessoais e da empresa

4 minutos lido
Comentários desativados em A importância de separar as finanças pessoais e da empresa

Disciplina é uma característica recorrente entre empreendedores de sucesso, como você pode conferir na história de figuras de destaque no mundo dos negócios. Nesse sentido, um dos grandes desafios, principalmente para quem tem pequenos empreendimentos é o gerenciamento financeiro.

Por falta de conhecimento ou por uma percepção equivocada sobre “ser o próprio patrão”, não raro, donos de empresa confundem as finanças pessoais com as do negócio e, com isso, acabam quebrando ou entrando em situações complicadas.

Entenda, a seguir, a importância de ações que visam separar as finanças pessoais e da empresa, e como elas podem garantir a prosperidade do seu empreendimento.

Separar as finanças pessoais e da empresa ajuda a estabelecer objetivos nos dois sentidos

Ter metas e objetivos realistas e bem definidos é uma das formas mais bem-sucedidas de alcançar resultados positivos, tanto na vida pessoal quanto nos empreendimentos. Os objetivos são como direcionadores que demarcam onde você deseja chegar, de modo que você tenha uma referência para construir o caminho. E o que isso tem a ver com separar as finanças pessoais e da empresa? Tudo!

Vamos visualizar a partir de um exemplo: uma pessoa deseja alcançar um status pessoal X a partir de uma renda mensal e prestígio social. Para que isso aconteça sem que ela se perca, poderá analisar a atual situação do seu negócio e planejar o quanto ele precisa crescer para alcançar esse objetivo pessoal. Entendeu?

O que acontece se ela utilizar o dinheiro do negócio para isso, sem essa diferenciação? Seu empreendimento provavelmente entrará em apuros! E usar o dinheiro pessoal para sanar problemas do negócio, pode? Melhor não! Prossiga e vai entender porquê.

Você poderá encontrar maior facilidade em fazer seu negócio prosperar

Alguns empreendedores não sabem que como pessoa jurídica eles podem obter mais vantagens e facilidades em empréstimos e investimentos, e acabam comprometendo a qualidade de vida utilizando recursos pessoais para tratar das finanças da empresa.

Esse tipo de ação não vale a pena e nem é necessária. Para evitar esse problema, tenha contas separadas para a empresa e para sua vida pessoal. Além disso, procure conhecer sobre os benefícios e serviços que o seu banco oferece para pessoa jurídica.

Seu negócio será mais atrativo para parceiros e investidores se a gestão financeira for organizada

Separar as finanças pessoais dos recursos do empreendimento é um indicativo de organização importantíssimo para a imagem da sua empresa diante de possíveis investidores e parceiros. Você terá dados mais sólidos sobre rentabilidade, lucro, estabilidade e outros aspectos de gestão financeira fundamentais para apresentar propostas e resultados.

Sem a diferenciação do dinheiro pessoal e da empresa, isso seria impossível, pois as inconsistências ficariam visíveis e seriam questionadas nessas situações, comprometendo a credibilidade no profissionalismo do seu empreendimento.

Não temos dúvidas que com esses três pontos você já compreende a importância de separar as finanças pessoais e da empresa, e já tem algum direcionamento sobre como lidar com essa situação. Agora é começar as buscas para se informar melhor, se qualificar e colocar em prática essa nova perspectiva!

Sugerimos, também, que você não se acomode: desenvolver disciplina e outras características necessárias a um empreendedor de sucesso é um trabalho de dedicação. Uma das formas de nutrir a motivação e energia para isso é se inspirar. Você está pronto para fazer parte do time dos vencedores? Conheça os cursos do IDEBRASIL e se torne um gestor vencedor!

Comentários estão fechados