Home Dicas 3 passos para ter sucesso nos negócios familiares

3 passos para ter sucesso nos negócios familiares

aprenda a ter sucesso nos negócios familiares
3 minutos lido
Comentários desativados em 3 passos para ter sucesso nos negócios familiares

Falamos anteriormente sobre os principais desafios das empresas familiares. É fato que esse tipo de empreendimento, por envolver relações entre pessoas muito próximas, apresenta algumas particularidades que precisam ser vencidas a fim de que a empresa tenha sucesso.

Contudo, não é preciso sempre tratar do tema com uma abordagem “negativa”. Por isso, neste artigo vamos destacar algumas ações que essas empresas podem e devem fazer para superar as expectativas de sucesso dos negócios familiares. Confira!

1. Profissionalização da família

É comum que empresas familiares surjam “da prática” e assim se desenvolvam, sem que um maior investimento na profissionalização do negócio seja empreendido. Isso pode até funcionar para microempresas familiares, no sentido de mantê-las de pé por um tempo.

Todavia, para que os negócios familiares alcancem o sucesso, é preciso abrir mão do amadorismo: a profissionalização é indispensável! É preciso pensar nisso principalmente quanto aos jovens, pois é a cultura empreendedora associada à técnica, métodos e atualização, que fortalecerá o interesse deles na continuidade da empresa, trazendo maiores garantias e estabilidade para a sucessão.

A profissionalização também é importante para manter a empresa atualizada. Por mais que a tradição possa ser parte dos valores de um empreendimento familiar, isso não quer dizer que ele possa parar no tempo no que se refere a gestão: é preciso estar por dentro do mercado e metodologias de negócio.

2. Abertura para talentos externos

Por maior que uma família possa ser, abrangendo inúmeros talentos em seu seio, os seus membros nunca serão o suficiente se a empresa desejar crescer. Por isso, a abertura e a iniciativa para atrair talentos a fim de compor os recursos humanos da empresa é fundamental.

Existem casos de sucesso, como o Grupo Pão de Açúcar, que estiveram próximos da falência e alcançaram uma reviravolta após uma reestruturação da empresa, colocando a gestão nas mãos de profissionais excepcionalmente competentes. Em resumo: cada cargo da empresa deve ser ocupado pela pessoa que cumprirá a função da melhor maneira possível, faça ela parte da família ou não.

3. Qualificação das relações familiares

Não são apenas os aspectos empresariais que precisam de cuidado para que os negócios familiares tenham sucesso, é preciso também gerir bem a família. Quanto mais saudáveis forem as relações entre os parentes, mais fácil será a realização dos processos fundamentais da empresa sem que as emoções se aflorem e prejudiquem o empreendimento.

Cada família terá uma maneira de lidar com isso. Terapias familiares, atividades em conjunto, reuniões de família, fluxos de comunicação e, em qualquer caso, transparência e diálogo, são algumas das medidas possíveis para qualificar as relações familiares de modo a beneficiar a empresa. É válido ressaltar que a própria profissionalização já contribui para que os membros consigam separar negócios de emoções parentais.

É claro que, além desses passos, a sua empresa familiar precisará também contar com todos os recursos gerenciais comuns a qualquer outra empresa, como planejamentos, planos de ação, ferramentas de gestão, atualização tecnológica, dentre outros. Você pode conferir um pouco mais sobre o assunto lendo também o artigo: Como transformar sua empresa em um ótimo negócio.

Comentários estão fechados