Home Controle de Estoque Como otimizar a organização de estoque?

Como otimizar a organização de estoque?

saiba a importância da organização de estoque
3 minutos lido
Comentários desativados em Como otimizar a organização de estoque?

A organização de estoque parece uma tarefa muito simples, por ter como principal característica o armazenamento de produtos. Contudo, essa atividade precisa ser encarada em sua complexidade e é decisiva para o sucesso do negócio, pois influencia em diversos ciclos do empreendimento, culminando na chegada da mercadoria ao cliente.

As características da empresa e aquilo que ela produz farão com que as maneiras de organização e manutenção do seu estoque apresente particularidades, portanto, esse deve ser o primeiro elemento considerado na hora de pensar os meios para gerenciar esse espaço. No entanto, de um modo geral, podemos revelar algumas dicas para otimizar a organização dos estoques. Confira!

Planeje a organização de estoque

Ter um documento que oriente seus colaboradores quanto a estratégia para organizar o estoque é fundamental. Na elaboração desse instrumento deve-se fazer o levantamento de todos os tipos de produtos armazenados, suas finalidades, o fluxo de saída ou permanência de acordo com cada época, e aspectos afins. A partir disso, pode-se definir qual a melhor localização para cada item a ser armazenado, de modo a facilitar o acesso e manuseio.

Mapeie os processos

É interessante que se identifique os principais processos que atravessam o estoque, pois com a oscilação do movimento comercial, os momentos de pico poderão desestabilizar esses procedimentos e prejudicar a organização de estoque. A partir do mapeamento é possível aumentar o controle sobre os processos e obter mais eficiência na sua execução.

Implante uma estratégia de controle

A supervisão periódica do estoque para verificar quantidade e condição dos produtos armazenados é indispensável para evitar problemas maiores e garantir a organização. Essa periodicidade é variável conforme as particularidades do que é comercializado.

Monitore o fluxo de vendas

Saber quais são os produtos mais vendidos no estabelecimento é uma informação valiosa para a organização de estoque, pois permitirá um melhor planejamento do armazenamento. Além disso, esse dado será útil para determinar as compras e investimentos em mercadoria pela empresa.

Programe as compras

Muito da organização de estoque tem a ver com a capacidade de análise e previsão da empresa quanto ao seu funcionamento. Nesse sentido, as compras que visam repor ou renovar o estoque devem ser planejadas com antecedência. Deixar essa ação para o momento em que algo acabar pode desordenar todas as medidas estabelecidas e acabar em um prejuízo que afetará vários processos da empresa, inclusive, poderá refletir no cliente também.

Faça uso da tecnologia

Como você deve ter percebido, a organização de estoque envolve vários dados e procedimentos que dizem respeito a um acompanhamento minucioso e recorrente. Para lidar com isso de maneira ágil e evitar ter que envolver diversos colaboradores nessa atividade, a melhor saída é fazer uso da tecnologia como auxilio. Atualmente existem softwares de gestão que podem automatizar boa parte das ações desse processo, desonerando o tempo gasto com ele e permitindo maior precisão na sua execução.

Essas são algumas dicas que podem auxiliar na organização de estoque, mas conforme o negócio e o tipo de produto com o qual se trabalha, será possível encontrar outras estratégias e medidas que ajudem nesse sentido. Por isso, o planejamento com base em um análise da realidade do empreendimento é o mais importante.

Para manter-se atualizado e acessar outras dicas, siga o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados