Home Gestão de Pessoas Os principais desafios para gerenciar uma empresa familiar

Os principais desafios para gerenciar uma empresa familiar

4 minutos lido
Comentários desativados em Os principais desafios para gerenciar uma empresa familiar

Empresas familiares representam uma boa parte dos negócios atuantes no Brasil. A principal característica desse tipo de empreendimento é ter sua fundação e gestão na responsabilidade de parentes em comum e, muitas vezes, boa parte dos seus recursos humanos também é composta por familiares.

Essas empresas podem ter o objetivo de qualificar a renda familiar ou intenções mais ambiciosas. Independentemente do caso, quem toca o barco de um negócio familiar precisa ter consciência de que tem alguns desafios a mais do que teria para gerenciar um empreendimento de outra natureza, pois as relações entre parentes precisam ser levadas em consideração.

1º Desafio: Separar os negócios das relações familiares

Podemos dizer que esse é o desafio mais difícil para negócios entre parentes e, ao mesmo tempo, a maior conquista que uma empresa familiar pode ter. Sejamos honestos: não é 100% possível separar negócios e família, na realidade, nem é interessante.

A grande questão é conseguir identificar e investir no potencial de cada membro de forma objetiva e com base em conhecimento de gestão organizacional, executando simultaneamente uma postura diplomática e conciliadora para evitar que essas escolhas desencadeiem conflitos.

Digamos que não se trata, exatamente, de separar, mas de manobrar as relações familiares, de modo que elas sirvam ao negócio em vez de prejudicá-lo. Os próximos passos poderão ajudar o gestor de um empreendimento familiar a ter sucesso nesse primeiro desafio e, consequentemente, em seu negócio.

2º Desafio: Elaborar e executar um planejamento

Gerenciar uma empresa sem um bom planejamento é algo que tende ao fracasso! O planejamento é a base de qualquer negócio e, no caso dos empreendimentos familiares, ele auxilia no estabelecimento de regras, fluxos, posse de cargos, finanças, relacionamento interpessoal, critérios de sucessão e outras questões que poderiam gerar conflitos e prejuízos se não estiverem bem definidas.

O seu planejamento deve prever e estabelecer normas, metas, objetivos, critérios de avaliação e organização de cada aspecto do negócio, desde questões operacionais até ações de administração.

3º Desafio: Seleção e adequação dos membros às funções

Deve-se buscar conhecer e aplicar os conhecimentos da área de recursos humanos para identificar competências, habilidades e potenciais dos membros da família, de modo a encaixá-los nos cargos adequados aos seus perfis.

Jamais permita que suas afinidades ou afetos determinem quem vai fazer o quê, pois, além de criar conflitos gigantescos, esse tipo de atitude poderá te levar à ruína. Ter bem definido e fundamentado a escolha de cada membro para cada função fará com que seu negócio flua, e conflitos sejam resolvidos com base em informações sólidas e documentadas.

4º Desafio: Estabelecer um fluxo de comunicação para gerenciar uma empresa

A comunicação clara, objetiva e fluida é um desafio para qualquer empresa e quando os recursos humanos envolvem parentes, ela é ainda mais fundamental. O fluxo de comunicação deve ser bem organizado e os membros devem ser incentivados a segui-lo. Isso evitará “fofocas” e “burburinhos” dentre outros problemas de maiores dimensões na relação entre os membros.

Ademais, um fluxo de comunicação bem elaborado e executado irá facilitar a relação com o cliente e repercutir em seu nível de satisfação, pois tornará mais ágil a identificação e resolução de problemas.

Se os responsáveis por gerenciar uma empresa familiar superarem esses desafios, o que poderia ser uma dor de cabeça passa a ser uma vantagem. Uma vez que a proximidade é bem gerida, a comunicação e os interesses são claros e o líder consegue conquistar respeito, autoridade e admiração dos outros membros, a parceria e o engajamento da equipe será mais bem-sucedido do que se fosse composto por pessoas que não possuem vínculos pessoais com o negócio.

Você concorda com esses desafios? Já enfrentou outras situações semelhantes em seu negócio familiar? Compartilhe suas experiências nos comentários e interaja com outros empreendedores!

Comentários estão fechados