Home Dicas Palestra Empresarial: 5 dicas importantes para quem vai participar

Palestra Empresarial: 5 dicas importantes para quem vai participar

3 minutos lido
Comentários desativados em Palestra Empresarial: 5 dicas importantes para quem vai participar

Participar de palestras tem se tornado uma ótima forma de adquirir conhecimento e se manter atualizado sobre assuntos do seu segmento. Quem começa a ter o hábito de frequentar este tipo de evento, rapidamente aprimora seu entendimento sobre negócios, principalmente, se comparado a grande parte dos concorrentes.

Para você que vai participar de uma palestra empresarial e quer extrair o máximo possível de conhecimento, preparamos 5 dicas essenciais para aplicar imediatamente. Vamos lá!

Chegue, pelo menos, 10 minutos antes do horário

Não importa se você está acostumado a ir em palestras ou acreditar que chegar alguns minutinhos, após iniciar, não fará diferença. É essencial que você esteja presente logo no início para que o entendimento sobre o assunto não fique prejudicado. Além disso, se você chegar muito em cima da hora, é quase certo que não conseguirá pegar um bom lugar, ficando atrás de alguma pilastra, com pessoas prejudicando sua visão ou onde o áudio não está bom.

Comunique às pessoas que tem mais contato que estará indisponível

Palestras são uma excelente forma de aprendizado. Na maioria das vezes os palestrantes trazem informações novas e atualizadas sobre diversos assuntos. Por isso, é importante manter o foco e evitar distrações. Evite ficar consultando o celular para ler e-mails, mensagens ou até ligações. Lembre-se que muitas vezes uma informação que você absorve pode mudar completamente seu negócio, sendo assim, um segundo desfocado pode fazer toda a diferença.

Evite conversa paralela com os participantes ao lado

Digamos que você resolveu seguir a dica acima deixando o celular no modo avião, mas tem aquela pessoa ao seu lado que insiste em comentar sobre tudo que o palestrante diz. Com certeza, essa pessoa não irá contribuir tanto quanto quem está lá na frente. Neste caso, o melhor é, educadamente, não render conversa para que ela perceba o inconveniente. Considere que, para as pessoas que estão ao redor, essas conversas também são muito incomodas. Então, se não funcionar, você vai acabar tendo que dizer a pessoa que prefere prestar atenção na palestra.

Leve muitos cartões de visita

Você está diante de uma ótima oportunidade para criar um network, afinal, se é uma palestra empresarial, todos ali estão interessados no mesmo assunto que você. Procure fazer contatos, principalmente se houver um coffee break. Deixe os cartões de visita sempre acessíveis e não perca uma oportunidade de trocá-los. É possível que você crie bons contatos e até faça alguns negócios.

Anote tudo que for possível

Procure levar um caderno ou um bloco de notas. Uma das melhores formas de fixar conhecimento é anotando. Registre as frases mais marcantes e as dicas mais importantes. Depois, na sua empresa, você pode revisá-las e extrair várias informações da memória para aplicar no dia a dia.

Essas foram nossas cinco dicas para você aproveitar ao máximo sua participação em uma palestra empresarial. Incentivamos você a ficar por dentro da agenda de palestras em sua região e sempre que possível marcar presença.

O IDEBRASIL está constantemente promovendo palestras empresariais em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de diversas regiões. A maioria delas é gratuita, então, não deixe de nos acompanhar através de nossa Newsletter ou nossas redes sociais.

Comentários estão fechados