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Fidelizar clientes: uma estratégia para o sucesso empresarial!

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Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre o quanto o cliente é importante para um negócio, certo? Mas, hoje, você vai descobrir que o cliente fiel é ainda mais importante. Esse tipo de cliente é capaz de se tornar um multiplicador do seu empreendimento, disseminando a sua marca de maneira positiva para outras pessoas.

Dessa maneira, ele funciona como um vendedor espontâneo para o seu negócio, com maior efetividade no resultado devido ao vínculo de confiança que existe entre ele e aqueles para quem indicará a marca. Ainda, por essa razão e pelo fato de ele ser um consumidor estável dos seus produtos e serviços, esse consumidor também gera uma grande economia para a empresa.

Por esse motivo, estratégias para fidelizar clientes estão em crescente discussão no mundo dos empreendimentos e, aqui, você encontrará algumas dicas para colocar isso em prática!

1. Fidelizar clientes não é o mesmo que bom atendimento

Alguns gestores acreditam que para fidelizar os clientes basta prestar um bom atendimento. Isso é realmente importante, mas não é suficiente pra gerar o encantamento que resulta na fidelização. Atualmente, considera-se que atender bem um cliente é obrigação da empresa, e não um diferencial. Portanto, tenha em mente que você precisa atender bem, mas precisa disso e mais algumas outras coisas se quiser clientes fiéis.

2. Você precisa conhecer bem o seu cliente

Uma das chaves mais importantes da fidelização de clientes é a capacidade de conhecê-los, algo que você precisa fazer conscientemente, objetivamente e de maneira engajada. Para isso, aplique questionários, que podem ser articulados com cadastros para promoções ou compras, por exemplo.

Nesses documentos, procure descobrir todas as características do consumidor do seu empreendimento: medos, desejos, hábitos, valores, dores, expectativas, gostos, fora as óbvias informações objetivas (idade, profissão, sexo, etc.). Para quê? Para você entender o que ele quer, o que ele considera que é ser bem atendido, o que é um diferencial para ele, como o seu negócio pode, realmente, encantá-lo.

3. Direcione suas ações para o cliente certo

Vamos começar com um alerta: um cliente só será fiel ao seu negócio se, em primeiro lugar, tiver interesse naquilo que você tem a oferecer. Apenas depois disso vem o bom atendimento, o diferencial e outros encantos. Dessa forma, você precisa encontrar os seus verdadeiros clientes em potencial!

A pesquisa que mencionamos ajudará nisso, a partir dela você poderá investir em ações de marketing estratégicas para atrair o cliente certo para o seu empreendimento, isto é, aquele que poderá fidelizar com outras ações posteriormente.

4. Treine sua equipe para fidelizar clientes

Não adianta ter boas estratégias para encantar os clientes no planejamento e elas não serem efetivadas na prática. Todavia, a concretização dessas ações estará nas mãos da sua equipe, daqueles que estão em contato constante e direto com os clientes.

Eles são vendedores, recepcionistas, atendentes, entregadores e afins. Todos eles devem ser capacitados para atender o cliente de maneira única, fazendo com que ele se sinta especial e satisfeito no que necessita.

Além dessas dicas, é importante ressaltar que para fidelizar clientes, o uso da criatividade também está em jogo. Quanto mais diferenciada e memorável for a experiência que você oferecer ao seu consumidor, mais ele irá se vincular ao seu negócio.

Então, coloque a sua cabeça e a da sua equipe para funcionar! Você também pode ampliar seus conhecimentos e inspirações curtindo a página do IDEBRASIL no Facebook para continuar acompanhando esse e outros assuntos!

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