Home Empreendedorismo Curso de gestão empresarial: curta, média ou longa duração?

Curso de gestão empresarial: curta, média ou longa duração?

4 minutos lido
Comentários desativados em Curso de gestão empresarial: curta, média ou longa duração?

Mais do que importante, é basicamente obrigatório que todo dono de empresa se qualifique com no mínimo um curso de gestão empresarial. Contudo, na busca por essa qualificação, existem uma série de possibilidades: cursos à distância, presenciais e semipresenciais, de curta, média e longa duração.

Nesse contexto é importante fazer a escolha certa, por um curso que atenda às suas necessidades mais urgentes como gestor e se adapte aos seus objetivos e rotinas. A seguir, vamos falar um pouco sobre a proposta geral dessas diferentes modalidades de curso de gestão empresarial para te ajudar!

Curso de gestão empresarial à distância ou presencial?

Os cursos à distância já sofreram muito preconceito. Mas hoje já se sabe que eles podem ter tanta qualidade quanto um curso presencial. O benefício desse tipo de curso é a flexibilidade de adaptação dos horários e tempo de estudo, de acordo com a rotina da pessoa.

Por outro lado, para que sejam realmente efetivos é preciso que se tenha disciplina. O curso à distância, no entanto, tem suas limitações. Ele não promove, por exemplo, uma boa oportunidade de networking, o que é fundamental para empresários.

Esse é o principal ponto de vantagem de um curso de gestão empresarial presencial. Além dos conhecimentos, da motivação para desenvolver disciplina e da interação imediata com professores e outros alunos, há um potencial enorme para ampliar os contatos, fazer parcerias e acessar ideias mais diversas.

Curso de gestão empresarial de curta, média ou longa duração?

Assim como no caso dos cursos presenciais ou à distância, os cursos de curta, média e longa duração tem suas vantagens e desvantagens, que vão de acordo com cada perfil. Nesse caso, a diferença entre eles pode ser mais relevante do que no primeiro caso. Por isso, vamos falar com mais detalhes!

Curta duração

Os cursos de curta duração dificilmente vão abordar amplamente os temas da gestão empresarial. Devido à duração menor, que gira em torno de 30 horas, são voltados a temas mais específicos. Portanto, eles são ideais para conhecer ou aprofundar-se em uma determinada área, como finanças, marketing, vendas, logística, dentre outras.

Média duração

Os cursos de média duração são mais aprofundados do que os de curta duração. A carga horária aproximada fica entre 100 e 200 horas. São cursos capazes de abranger uma quantidade maior de temas relacionados a uma área completa, como a gestão de empresas.

No caso de um curso de gestão empresarial, a principal diferença em relação às propostas de longa duração, é a concentração em aspectos possíveis de serem aplicados na prática, isto é, no negócio já existente. Portanto, essa é a alternativa mais interessante para donos de empresa, que buscam por uma formação completa, aplicável e adaptável à rotina de quem já é atuante no mercado.

Longa duração

Os cursos de longa duração compreendem principalmente a formação acadêmica: graduação e pós-graduação. Atualmente existem também os mestrados e doutorados profissionais. São cursos que duram por anos, geralmente exigindo o mínimo de 360 horas.

Eles são ideais para quem deseja se aprofundar em teorias e metodologias. No âmbito da gestão de empresas, eles são interessantes particularmente para quem tem interesse em pesquisa ou está iniciando a carreira, e tem tempo para se dedicar a esse tipo de estudo, para depois complementar com outros mais específicos e práticos.

Agora que você já sabe o que os diferentes modos de curso de gestão empresarial podem te oferecer, conheça uma proposta real, feita sob medida para empresários como você: acesse o site do IDEBRASIL-SC!

Comentários estão fechados