Home Dicas Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

saiba porque fazer um curso de gestão de processos
4 minutos lido
Comentários desativados em Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

Toda empresa tem suas atividades marcadas por pelo menos três tipos de processos:

– Os processos primários, que são os que refletem diretamente na relação com o cliente, pois estão relacionados com a trajetória da produção à entrega do produto;

– Os processos de apoio, que dizem respeito ao fornecimento de recursos necessários à produção, serviços, equipamentos e afins;

– Os processos de gestão, que gerenciam todo o funcionamento do negócio, inclusive os processos mencionados.

O gerenciamento de processos é uma proposta que tem como finalidade qualificar essas trajetórias, a partir de diferentes ações e estratégias. Entenda a seguir um pouco mais sobre o que é essa proposta e por que é importante fazer um curso de gestão de processos.

O que é gestão de processos?

A gestão de processos é uma estratégia administrativa que tem como finalidade analisar e qualificar, continuamente, os processos que compõem um empreendimento, a fim de corresponder às expectativas do cliente.

Para isso, se utiliza da pesquisa, análise, definição, execução e monitoramento dos processos da organização. Nesse sentido, é preciso diferenciar processos de setores. É possível que um processo passe por diversos setores e, dessa maneira, o gerenciamento de processos deverá considerar a comunicação e articulação deles.

Por exemplo, da produção de um objeto até sua comercialização, todo o processo diz respeito ao produto, certo? Cada momento desse processo irá influenciar na satisfação do cliente com o produto e a empresa.

Contudo, ele passa pelos setores de: fabricação/produção ou compra, estoque, logística, venda, entrega e pós-venda. Aqui temos mais de um setor que influencia no mesmo processo e todos eles deverão atuar bem para que o cliente receba o produto em perfeito estado, seja bem atendido e fique satisfeito.

Por que fazer um curso de gestão de processos?

A partir do que explicamos sobre a gestão de processos, é possível entender que ela tem como principal função mapear os processos de modo que seja possível identificar com precisão o que é e como cada coisa precisa ser feita por cada responsável.

Contudo, os processos envolvem setores em articulação, assim como cada processo é interdependente do outro. Isso exige do gestor uma visão ampla dos processos da empresa e suas relações, de modo a gerenciar bem cada um deles, assim como designar e coordenar os responsáveis por eles.

Existe mais de uma maneira de fazer isso e quanto mais o empreendedor entender sobre o assunto, melhor ele saberá como aplicar essa tática em seu negócio. Em qualquer caso, esse modo de gestão busca realizar os seguintes objetivos:

– Mapear os processos existentes no negócio;

– Identificar e solucionar problemas relacionados aos processos;

– Otimizar e qualificar a gestão interna da empresa;

– Elaborar planos de ação para atualização e melhoria dos processos;

– Monitorar e avaliar os resultados das estratégias propostas pela gestão.

Para conseguir colocar em prática esse modo de gestão, percebe-se que algum conhecimento e dedicação são necessários, mas os benefícios são inúmeros, pois a qualificação dos processos irá repercutir, no mínimo, na satisfação do cliente, na gestão financeira e na organização do empreendimento como um todo.

É por isso que não só vale a pena fazer um curso de gestão de processos, como fica esta iniciativa como uma missão para o gestor que deseja ampliar as possibilidades de crescimento e sucesso para o seu negócio. Se você é um gestor buscando se qualificar para que o seu empreendimento prospere, conheça os cursos do IDEBRASIL e encontre aquele que melhor poderá contribuir para o momento atual do seu negócio!

Comentários estão fechados