Home Gestão Financeira O que é a gestão de riscos e por que ela é importante?

O que é a gestão de riscos e por que ela é importante?

Qual a importância da gestão de riscos
3 minutos lido
Comentários desativados em O que é a gestão de riscos e por que ela é importante?

O risco é um elemento sempre presente na vida. Contudo, o que diferencia a sua presença no universo empresarial é a gestão de riscos. Isso quer dizer que no contexto dos negócios, os riscos são encarados como algo a ser gerenciado.

Esse elemento pode se referir a problemas ou oportunidades. Por exemplo, um investimento mais ousado ou uma transformação no negócio são oportunidades, mas envolvem riscos. Por outro lado, existem falhas que também resultam em riscos para a empresa.

Em qualquer um dos casos, o segredo é administrar bem a situação e evitar que algo dê errado. É para isso que a gestão de riscos existe. A seguir, você poderá entender melhor sobre o assunto. Confira!

O que é a gestão de riscos?

De maneira sucinta, podemos dizer que a gestão de riscos é uma estratégia desenvolvida pela empresa para lidar com as incertezas do negócio. Ela identifica as situações que indicam possibilidades de perdas e falhas que possam comprometer o empreendimento. A partir disso, são criadas ações para evitá-las.

Dessa maneira, trata-se de uma metodologia planejada, que orienta as decisões e determina quais serão os recursos envolvidos em cada ação. Esses recursos podem ser materiais, mas também humanos. Ela precisa compreender mais de uma alternativa de solução para problemas, projetando os possíveis cenários a partir de um estudo do contexto.

Quais as principais características da gestão de riscos?

Para cumprir sua capacidade preditiva a fim de evitar o comprometimento do negócio devido a imprevistos, a gestão de riscos deverá considerar:

  • Identificação dos riscos;

  • Análise quantitativa e qualitativa dos riscos;

  • Projeção de cenários possíveis;

  • Elaboração de respostas aos riscos identificados;

  • Monitoramento e controle dos riscos;

  • Amortização dos riscos a partir do compartilhamento com parceiros;

  • Ações preventivas aos riscos relacionados ao cotidiano da empresa.

Todos esses pontos e outros pertinentes ao negócio deverão ser organizados e detalhados em um planejamento de gestão de riscos. De modo geral, as empresas apresentarão riscos que fazem parte do cotidiano e outros pontuais. A gestão deverá lidar com todos eles, mas o acompanhamento e atualização do documento são fundamentais.

Por que a gestão de riscos é importante?

Como já mencionamos anteriormente, a gestão de riscos auxilia a garantir o futuro da empresa. Ela é uma maneira de prevenir falhas e problemas que poderiam comprometer o negócio. Ainda que não seja possível extinguir completamente os imprevistos, o fato de ter consciência e estratégias para lidar com eles são sempre uma vantagem.

O índice de confiabilidade do negócio também será favorecido por essa ação. Isso porque uma vez que o gestor entenda e saiba falar sobre os riscos do seu empreendimento, seu diálogo com investidores e outros parceiros será muito mais sólido e convincente.

Resumindo, uma boa gestão de riscos fará com que você esteja sempre um passo à frente no seu empreendimento. Para essa e outras ações, entretanto, é importante que o gestor permaneça sempre atualizado. O mercado está em constante mudança e você precisa acompanhá-las. Sendo assim, continue ampliando seus conhecimentos sobre gestão empresarial acompanhando o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados