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6 sinais de que é preciso mudar os processos empresariais

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Ter processos empresariais eficientes e alinhados com a estratégia da empresa é fundamental para o sucesso do negócio. A ineficiência dos processos pode trazer inúmeros prejuízos para o empreendimento, como desperdício, lentidão e insatisfação do cliente.

Empresas que não realizam a gestão dos processos empresariais, contudo, podem encontrar dificuldades para identificar quando eles não estão ocorrendo de maneira satisfatória. A seguir vamos listar alguns sintomas de que é preciso mudar o tratamento dos processos. Confira!

1. Informações insuficientes sobre os processos empresariais

Os processos empresariais são fundamentais para uma boa gestão empresarial. Se não há informações suficientes sobre eles, decisões e resolução de problemas ficarão comprometidas. Um pequeno problema em um ponto de um processo pode refletir em todos os setores, inclusive estratégicos. Então, se a sua empresa ainda não tem uma maneira de mapear e acompanhar os processos, isso precisa ser feito.

2. A estratégia da empresa não consegue sair do papel

Sua empresa tem um planejamento estratégico, mas não consegue fazer com que ele funcione na prática? É muito provável que o problema seja a insuficiência de alinhamento dos processos empresariais com a sua estratégia.

Para que os processos funcionem conforme os objetivos da empresa e contribuam para bons resultados, é fundamental gerenciá-los nessa direção.

3. Retrabalho constante entre os colaboradores

Esse é um dos sintomas silenciosos de que há algo de errado com os processos empresariais. Geralmente ele reflete de maneira mais evidente em lentidão e baixa produtividade nas atividades.

O que acontece é que, quando os processos não estão devidamente organizados, definidos conforme o que deve ser feito, como deve ser feito, por quem e respectivo encaminhamento, acaba ocorrendo de mais de um colaborador fazer o mesmo trabalho.

4. Desperdício de recursos

Mais do que o desperdício de tempo ilustrado no problema anterior, o desperdício de recursos é outro sinal de que os processos não estão funcionando bem. Sua motivação é semelhante: falta informação, instrução e supervisão quanto ao modo correto de fazer as atividades.

5. Constante insatisfação do cliente

O cliente é um dos termômetros mais eficientes para identificar quando há algo errado com a empresa. Se os processos empresariais não estão ocorrendo devidamente, isso chega ao cliente de várias maneiras: atraso na entrega de produtos, produtos com defeito, má prestação de serviços, falta de informação dos colaboradores diante da necessidade de resolução de problemas, dentre outras questões.

As reclamações do cliente podem ser grandes auxiliares para sinalizar que os seus processos estão precisando de uma revisão.

6. Conflitos ou distanciamento entre setores

Cada processo de uma empresa envolve diferentes setores. Cada função é importante e interfere no produto final, na satisfação do cliente, na reputação da marca. Quando colaboradores e setores não estão alinhados nesse sentido, a empresa fica no prejuízo.

Em alguns casos esse problema está relacionado à gestão de pessoas. Contudo, em outros está relacionado a problemas nos processos. A integração entre as atividades, os fluxos e a comunicação é fundamental para que os processos sejam eficientes. Sem isso, os setores ficam desorientados e funcionam como se não estivessem atuando na mesma empresa.

Esses são apenas alguns sinais de que o modo com que a sua empresa está lidando com os processos empresariais precisa mudar. A verdade é que a gestão de processos, como algo constante e estruturado, é o que realmente pode garantir a melhora e eficiência dos processos do seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto lendo também o artigo: Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

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