Home Negócios Planejamento estratégico: tudo o que você precisa saber

Planejamento estratégico: tudo o que você precisa saber

4 minutos lido
0

O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial de muita importância para todas as empresas, não importa o tamanho. A ausência desse planejamento é um dos principais fatores que pode contribuir para o fechamento de um negócio.

Ele surgiu há décadas atrás como resposta para a superação de um momento de crise no mercado. Com ele, houve a recuperação da economia e o surgimento de aspectos como a alta competitividade. Assim, essa forma de gestão se estabeleceu como premissa para que uma empresa consiga se manter funcionando e uma possibilidade para que alcance o sucesso. Conheça mais sobre o planejamento estratégico a seguir.

O que é o planejamento estratégico?

Ele é um meio de adequar a empresa ao contexto em que se encaixa. Planejar é moldar os objetivos e recursos disponíveis às oportunidades oferecidas pelo mercado. Ele deve trabalhar o momentâneo, mas também com uma perspectiva de médio e longo prazo, conforme o nicho do negócio. Assim, a leitura da empresa deve ser feita de forma articulada ao ambiente, a fim de viabilizar a previsão de atuação.

Qual a importância desse planejamento?

O planejamento permite que a empresa conheça seus potenciais e pontos fracos, desse modo, é possível gerenciá-los em direção ao alcance dos seus objetivos. O plano permite ainda a integração dos setores da empresa e faz com que eles trabalhem de forma harmônica. Assim, vemos que o planejamento garante a sobrevivência da empresa no mercado.

Qual é o momento ideal de iniciar o planejamento estratégico?

O ideal é que uma empresa tenha um planejamento estratégico bem definido desde a sua fundação. Porém, isso não quer dizer que você não possa elaborá-lo posteriormente, o importante é que você tenha um planejamento!

Uma vez elaborado, não necessariamente esse planejamento será permanente. Ele precisa ser revisado e modificado periodicamente, de acordo com o ciclo de atualização do nicho de negócio. Por isso, conhecimento amplo do mercado e constante capacitação do gestor da empresa são fundamentais.

Qual período reelaborar o planejamento varia de acordo com seu nicho. Existem aqueles mercados que demandam uma renovação em menos de um ano. Alguns outros que se mantém estáveis, sem muitas variações, por vários anos. Deve-se identificar o ciclo da empresa para definir a recorrência de revisão do planejamento estratégico.

Como fazer um planejamento estratégico?

De modo geral, o planejamento deve apresentar um panorama da empresa, compreendendo o registro de seu trajeto até determinado momento. Então, deve-se estabelecer objetivos e metas, além de traçar os meios e ações necessários para o alcance dessas determinações. Alguns tópicos comuns são:

  • Definição da visão, missão e valores da organização;

  • Análise dos aspectos internos da empresa, identificando seus potenciais e desafios;

  • Análise dos aspectos externos à empresa, como o mercado, concorrentes e clientes potenciais;

  • Recorte de objetivos e metas a serem alcançados pela empresa em curto, médio e longo prazo;

  • Elaboração de linhas de ação para alcance dos objetivos e metas de acordo com o contexto interno e externo;

  • Previsão de um cronograma de acompanhamento, avaliação e renovação do planejamento estratégico.

É válido reforçar que o planejamento estratégico deve ser compreendido como um instrumento orgânico. Ele demanda recorrente revisão e retomada, acompanhando a empresa como um orientador cotidiano. E não esqueça que cada empreendimento deve adaptar esse planejamento de acordo com sua realidade.

Leia também o texto “Descubra como alcançar os seus objetivos empresariais” para enriquecer a elaboração do seu planejamento estratégico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *