Home Negócios A importância da cultura organizacional de uma empresa

A importância da cultura organizacional de uma empresa

4 minutos lido
Comentários desativados em A importância da cultura organizacional de uma empresa

Todo grupo de pessoas reunido com um propósito ou ambiente comum, precisa de alguma orientação ou direcionamento em relação aos modos de interagir com o espaço e entidade que o relacionam. A cultura organizacional de uma empresa tem essa função.

A identidade corporativa de um negócio determina muitas coisas sobre ele, exercendo impacto principalmente sobre o seu capital humano. É justamente os elementos que conferem identidade ao empreendimento que chamamos de cultura organizacional de uma empresa.

A seguir, vamos esclarecer sobre o que ela é e sua importância. Confira!

O que é a cultura organizacional de uma empresa?

A cultura organizacional de uma empresa engloba as normas corporativas, escritas ou não, sua visão e valores. Esses aspectos são desenvolvidos a partir de processos internos e políticas, além de direcionarem e personalizarem o perfil da empresa, conferindo a ela uma identidade única e diferente.

Embora muitos não valorizem ou sequer conheçam bem o que é a cultura organizacional, ela é determinante, principalmente para nortear o capital humano do empreendimento. Desde o tipo de profissional que ela atrai até o modo de interação dos colaboradores com o negócio sofrem grande influência dela.

O motivo é que os elementos que compõem a cultura organizacional de uma empresa, sejam eles explícitos ou não, decididos ou não, oferecem um norte aos colaboradores sobre seu lugar e sua mobilidade na empresa.

A cultura organizacional de uma empresa, quando bem gerida, é capaz, portanto, de fazer com que os colaboradores atuem em harmonia, visando um objetivo em comum.

O que acontece quando a cultura organizacional de uma empresa não é efetiva?

Ainda que um negócio não tenha domínio sobre a própria cultura organizacional, é difícil falar que ele não tem uma. Isso significa que a cultura organizacional de uma empresa pode ser, simplesmente, ruim e desorganizada, prejudicando tanto os colaboradores quanto o próprio negócio.

Nesse contexto, a empresa lida constantemente com conflitos interpessoais, rotatividade de colaboradores, ineficiência das lideranças, dentre outros problemas. Naturalmente, isso repercute de maneira negativa na recepção do cliente, comprometendo também a imagem da empresa no mercado.

Empreendimentos sem uma cultura organizacional bem definida acabam atuando com profissionais com perfil inadequado para o seu negócio, não oferecem perspectivas de crescimento e valorização de recursos humanos e não cuidam em proporcionar um bom ambiente de trabalho.

A consequência é que os colaboradores também não se engajam com a empresa e todos os problemas mencionados e mais alguns se manifestam em sua rotina.

A importância e os benefícios da cultura organizacional de uma empresa

Diante do exposto, fica claro que a cultura organizacional de uma empresa é fundamental para garantir um rumo a atuação dos profissionais, evitar conflitos interpessoais e proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Tudo isso contribui para que eles, de fato, colaborem com a empresa, atuando de maneira mais engajada e comprometida com o negócio. Os benefícios que uma cultura organizacional eficiente proporciona ao negócio são diversos, tais como:

  • Profissionais mais motivados e engajados com o empreendimento;
  • Maior potencial para retenção de talentos;
  • Ações de recrutamento e seleção mais assertivas;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores.

Ao observar esses benefícios e tudo o que trouxemos sobre a cultura organizacional de uma empresa, fica claro que ela é indispensável para garantir uma aplicação efetiva do capital humano, recurso de base para o funcionamento de um negócio. Agora, compartilhe conosco: como está a cultura organizacional da sua empresa? Deixe um comentário!

Comentários estão fechados