Home Sem categoria Como conquistar uma equipe de trabalho unida?

Como conquistar uma equipe de trabalho unida?

4 minutos lido
Comentários desativados em Como conquistar uma equipe de trabalho unida?

As relações corporativas já foram orientadas pelo individualismo e brilho pessoal. Contudo, há muito tempo tem-se consciência da importância da coletividade para o sucesso de um empreendimento. Nesse contexto, um dos grandes desafios das empresas tem sido a conquista de uma equipe de trabalho unida.

O trabalho em equipe não é algo tão natural quanto se imagina. A convivência e modo de interação com o outro são aprendidos e se diferenciam de acordo com cada pessoa: conforme sua cultura, educação familiar e formal, aspectos subjetivos, dentre outras questões.

Por isso, conquistar uma equipe de trabalho unida exige uma série de atitudes por parte da organização, começando por olhar o próprio reflexo. Muitos dos problemas relacionados aos recursos humanos da empresa dizem respeito ao seu mal gerenciamento. Vamos começar falando disso!

Por que é tão difícil ter uma equipe de trabalho unida?

Todo gestor de empresas deveria saber que o trabalho em equipe é mais do que a simples realização de tarefas em conjunto. De qualquer maneira, isso é algo que fica evidente na prática: quando se tem uma porção de profissionais atuando na mesma empresa, mas não agem como equipe.

Essa situação é sempre prejudicial para o empreendimento, pois, uma vez que as tarefas são interdependentes, compromete-se o resultado final, fora problemas operacionais e processuais que se tornam rotina na empresa, desgastando ainda mais as relações.

Além das dificuldades comuns do ser humano em viver como coletividade, o que é acentuado ainda mais na nossa época, o ambiente também contribui para isso. A promoção da competição, o tratamento diferenciado de colaboradores, comunicação falha, valorização insuficiente dos profissionais, dentre outras questões que são alcunha da empresa, influenciam muito no quanto a equipe de trabalho pode ser unida ou não.

Felizmente, o contrário também é verdade: se uma organização se esforça em promover ações e atitudes que favoreçam a coesão da equipe, isso irá acontecer. Deve-se ter em mente, contudo, que alcançar bons resultados nesse sentido exige tempo e dedicação. Portanto, pensar na redução da rotatividade também é importante nesse contexto. Agora, vamos às dicas para conquistar uma equipe de trabalho unida!

Atitudes da empresa que conquistam uma equipe de trabalho unida

Alinhamento entre os objetivos da empresa e dos profissionais

Uma maneira de valorizar os colaboradores e aproximar a equipe é respeitar e contribuir para os objetivos de cada profissional. Isso deve ser considerado desde a seleção dos profissionais. Deve-se perguntar o que eles querem, o que é mais importante: crescimento profissional? Qualidade de vida? Desafios? Estabilidade? Multiplicidade de experiências?

É relevante que seus colaboradores tenham objetivos que sua empresa possa conter e nos quais também possa investir. Ter sua equipe focada nos objetivos do empreendimento e atuando harmonicamente para realizá-los depende, também, do quanto sentem que essa ação contribui para os objetivos de cada um.

Compreensão de que gestores e líderes são parte da equipe

Quando a gestão e as lideranças têm uma relação mais transparente e próxima de toda a equipe, as chances de conquistar uma equipe de trabalho unida se ampliam. Primeiro, porque é previsível do ser humano se mobilizar diante de uma figura de liderança carismática e acolhedora.

Mas, outro motivo, é que isso desestabiliza muito dos fatores que geram a desunião, como a percepção dos empregados de que são inferiores, menos importantes, trabalham mais e ganham menos, dentre outras coisas do gênero. Quando a gestão e liderança demonstram que também estão se esforçando, enfrentando desafios e estão ali, ao lado dos demais, as relações se transformam e tendem a ser mais empáticas.

Além dessas questões, não ignore recursos já bastante usuais, como momentos de descontração e ferramentas que fortalecem a comunicação, como reuniões e aplicativos. Tudo o que se faz para ter uma equipe de trabalho unida é investimento, afinal, esse é um dos elementos importantes para o sucesso do negócio. Falando em sucesso, aproveite e confira outras dicas lendo o nosso e-book: QUERO ME TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO!

Comentários estão fechados