Home Empreendedorismo Benefícios dos cursos de curta duração para empreendedores

Benefícios dos cursos de curta duração para empreendedores

empreendedora-assistindo-curso-de-curta-duracao
4 minutos lido
Comentários desativados em Benefícios dos cursos de curta duração para empreendedores

A vida de empreendedor envolve uma contradição entre a necessidade constante de se qualificar e atualizar e a dificuldade em encontrar tempo para isso. Embora os cursos de curta duração sejam uma ótima alternativa para resolver esse impasse, muitos gestores adiam a decisão. Isso porque inclusive eles têm dúvidas quanto ao nível de qualidade desses cursos.

O fato é que a duração de um curso não mede sua qualidade. O que define o quanto uma qualificação pode ser interessante ou não para uma pessoa diz respeito ao quanto a proposta contribui para o que ela precisa naquele momento e à metodologia aplicada. A seguir vamos falar sobre o assunto.

Por que o empreendedor deve fazer cursos de curta duração?

Mesmo empresários graduados na área administrativa e afins podem se beneficiar dos cursos de curta duração voltados para a área empresarial. O motivo é muito simples. A metodologia dos cursos de curta duração em muito se diferencia dos cursos tradicionais, geralmente de longa duração.

Desde uma imersão de poucos dias a cursos que duram por alguns meses, o importante é entender se a proposta metodológica abrange teoria e prática. Desse modo, é possível vislumbrar na prática os resultados do investimento na qualificação. Por isso, os cursos de curta duração são importantes para todo empreendedor.

Quais os benefícios dos cursos de curta duração para os empreendedores?

Com um investimento de tempo e recursos financeiros menores do que o demandado por cursos longos, o empreendedor irá usufruir, no mínimo, dos seguintes benefícios ao fazer um curso de curta duração:

Ampliação dos seus conhecimentos teóricos e práticos em um menor período de tempo

Os cursos de curta duração desenvolvem seus métodos de modo que o aluno possa simultaneamente aprender, aplicar e fixar. Seu foco é na plenitude da experiência e não no tempo de duração do curso. Isso permite, também, que o investimento na qualificação seja pontual. Além disso, é de acordo com as necessidades mais urgentes do negócio naquele momento.

Otimização das habilidades práticas

Nem todo gestor de empresas tem dificuldade em seus negócios por falta de conhecimento teórico. Na verdade, o maior desafio, para muitos deles, é aplicar esses conhecimentos. Os cursos de curta duração, nesse sentido, são ótimos aliados, pois em sua maioria são voltados justamente para a prática.

Maior compreensão do mercado

Enquanto os cursos tradicionais são voltados a estudos de cânones e teorias “atemporais”, os cursos de curta duração são mais atualizados e tem como foco o presente. Afinal, o objetivo principal é ampliar o potencial de execução dos saberes e metodologias aprendidos. Essa proposta é muito mais interessante para empresários que buscam alternativas para melhorar o próprio negócio.

Oportunidade para ampliar o networking

Por serem mais específicos, os cursos breves têm alunos com finalidades e questões parecidas. Dessa maneira, oferecem uma oportunidade para criar novos vínculos profissionais com pessoas de interesse comum. Assim, é possível estabelecer relações favoráveis ao negócio.

Resultados mais rápidos

Como já mencionamos, os cursos de curta duração são voltados para a prática. Eles permitem até mesmo um acompanhamento simultâneo de casos reais, algo semelhante a uma consultoria. Sendo assim, o alcance de resultados mais rápidos e palpáveis desse investimento pelos empreendedores é um dos principais pontos.

Para gozar de todos os benefícios citados, contudo, é preciso que o empresário selecione bem a instituição na qual irá realizar o curso. De modo, assim, a entender se a proposta atende a suas necessidades.

Se você está em busca de ser um empreendedor de sucesso, comece agora mesmo a ampliar seus conhecimentos para isso acessando o nosso e-book Quero ser um Empreendedor de Sucesso.

Comentários estão fechados