Home Empreendedorismo Como escolher o curso de gestão empresarial certo?

Como escolher o curso de gestão empresarial certo?

saiba como escolher o curso de gestão empresarial ideal
4 minutos lido
Comentários desativados em Como escolher o curso de gestão empresarial certo?

Com a popularização do empreendedorismo o número de pequenas e médias empresas tem se ampliado, mas acompanha essa expansão a dificuldade dos empreendedores de manter o seu negócio funcionando. Um dos grandes problemas que causam essa situação é a falta de conhecimento e suporte adequado para esses empresários, que apesar de todas as qualidades, precisam de muito mais para sobreviver ao mercado.

Em contrapartida, existem diversos cursos que se apresentam como alternativa para os gestores de empresa, desde a formação tradicional na faculdade até workshops oferecidos pelas mais variadas instituições. Contudo, muitas dessas propostas não têm correspondido ao que os empreendedores atuais realmente precisam, de modo que na prática os conhecimentos adquiridos não são aproveitados.

Pensando nesse contexto, é fundamental que o empresário entenda o que um curso de gestão empresarial precisa ter para que ele realmente auxilie no sucesso do negócio, inclusive, enquanto ainda se está em processo de aprendizagem. A seguir, você poderá descobrir quais são algumas dessas características. Prossiga!

O curso de gestão empresarial precisa ser simples

Considerando a pluralidade de perfis de empreendedores que existe no mercado atual, um curso de gestão empresarial comprometido em abranger essa diversidade precisa saber traduzir a complexidade dos conhecimentos de gestão para uma linguagem simples e acessível.

Isso não significa reduzir a qualidade e profundidade dos assuntos abordados, mas simplesmente ser realista: na maior parte das vezes, não é preciso usar palavras e metodologias complicadas para tratar do que esses conhecimentos dizem respeito na prática.

Mesmo os empresários com formação mais avançada se beneficiam dessa característica, pois poderão se apropriar do conhecimento compartilhado mais rapidamente e poderão direcionar seus esforços para questões mais profundas e elaboradas.

Um bom curso de gestão empresarial é voltado para praticidade

Existe um contraponto comum na experiência de muitos empreendedores com um curso de gestão: nas aulas ele entende tudo e fica muito animado, mas na hora de aplicar o conhecimento no negócio, nada funciona. Isso não é um reflexo da incompetência do empresário, nem da ineficácia da teoria. A falha está na metodologia do curso.

O ideal é que durante o curso os conhecimentos técnicos sejam articulados com a realidade dos participantes, isto é, com os problemas e questões reais da empresa deles. Dessa maneira é possível desenvolver uma metodologia de ensino que se volta para a prática e cujos resultados serão visíveis para o empreendedor ainda enquanto estuda.

O curso de gestão também é uma oportunidade de desenvolver a sinergia de grupo

Quando falamos de empreendedores, automaticamente pensamos em indivíduos isolados e concebemos um ambiente de aprendizado voltado para essas pessoas da mesma forma. Isso, contudo, é um equívoco. Na verdade, essa é uma das grandes falhas dos empresários que precisa ser trabalhada no curso de gestão. Por que?

Os fatores que rodeiam o empreendimento e o empresário influenciam de diversas maneiras e em vários níveis o negócio, o que abrange elementos como: família, outros comércios, a comunidade na qual a empresa está instalada, dentre outros.

É preciso ter consciência desses elementos e entender como eles refletem no negócio, pois assim será possível trabalhar com eles de maneira harmônica e positiva, de modo que um contribua para o sucesso do outro.

Esses são alguns dos principais fatores que você deve observar em um curso de gestão empresarial para ter certeza de que está fazendo a escolha certa. Agora, há mais uma coisa muito importante que você precisa saber: você encontra essas características e ainda outros benefícios no IDEBRASIL. Confira a nossa proposta e descubra qual curso melhor responde às necessidades do seu negócio!

Comentários estão fechados