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6 coisas que você precisa saber sobre a sucessão empresarial

Saiba mais sobre a Sucessão Empresarial
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A sucessão empresarial é uma questão inevitável para empresas familiares, mas pode ser relevante também para qualquer organização. Afinal, ela não acontece apenas devido a transferência para herdeiros, abrangendo mudanças de direções, gerências, sócios e afins. Essa ação precisa ser bem planejada, pois dela depende a continuidade da empresa e sua estabilidade. Diante disso, trouxemos algumas dicas para te auxiliar com esse processo. Veja a seguir!

Conheça as principais questões relacionadas à sucessão empresarial

Uma empresa que já está encaminhada apresenta uma série de recursos e situações que serão assumidas pelo novo gestor. É importante, portanto, estar ciente de como essa transferência ocorre formalmente. As principais questões que devem ser conhecidas quanto a sucessão empresarial são:

1. O que acontece com as dívidas da empresa?

As dívidas da empresa serão de responsabilidade do sucessor e o alienante será devedor solidário, conforme estabelece o Código Civil. Sendo assim, a dívida poderá ser cobrada de qualquer um dos dois.

2. E o que ocorre com os créditos?

Os créditos, isto é, valores devidos à empresa até o momento da sucessão, passam a ser do sucessor. Entretanto, o devedor poderá quitar as dívidas ao sucessor ou alienante.

3. Qual providência se deve tomar em relação aos contratos?

Os contratos empresariais permanecem inalterados, exceto os que foram realizados com pessoa jurídica, situação na qual o contratante será modificado.

Como fazer uma sucessão empresarial bem-sucedida?

Para dar continuidade às informações importantes que você deve considerar sobre a sucessão empresarial, vamos oferecer algumas dicas para que essa ação tenha sucesso:

4. O planejamento é fundamental

Uma sucessão empresarial bem-feita envolve uma série de fatores. Você pode ter que lidar com a identificação dos candidatos ideais, preparação deles, adaptação com os colaboradores e resolução das diversas burocracias. Sendo assim, não é algo que pode ser feito de última hora.

O ideal é que o planejamento da sucessão seja realizado com anos de antecedência, principalmente no caso das empresas familiares.

5. Treinar os candidatos a sucessores é regra

Se a ideia é que a empresa continue existindo e tenha sucesso, jamais se pode passá-la para uma pessoa despreparada. Com isso, deve-se treinar minuciosamente os candidatos antes mesmo de decidir qual deles será o sucessor de fato. Como mencionamos antes, isso leva anos! Mas no momento mais próximo, capacitações pontuais e objetivas deverão ser providenciadas.

6. Realize o processo com transparência e comunicação

Os mais diversos contextos de sucessão empresarial envolvem expectativas e competições que, se não forem bem administradas, poderão se tornar conflitos prejudiciais ao negócio. A melhor maneira de manter essa tensão sob controle é realizando o processo da maneira mais transparente e ética possível.

A comunicação é fundamental no sentido de informar e garantir que todos saberão o que está acontecendo. Assim, evita-se boatos e contaminações do ambiente.

Para finalizar, não podemos deixar de considerar que o gestor atual também precisa se preparar, inclusive emocionalmente, para a sucessão empresarial. Quanto mais apegado e centralizador ele for às funções da empresa, mais difícil e complicado se tornará o processo.

Portanto, desde agora, não hesite em delegar funções e começar a passar adiante, paulatinamente, as responsabilidades do negócio. Como você acha que vai lidar com a sucessão empresarial? Deixe um comentário com a sua opinião!

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