Home Dicas Saúde emocional e qualidade de vida X sucesso nos negócios

Saúde emocional e qualidade de vida X sucesso nos negócios

Saúde emocional e qualidade de vida
4 minutos lido
Comentários desativados em Saúde emocional e qualidade de vida X sucesso nos negócios

Não é raro entre os empreendedores que os cuidados pessoais sejam deixados de lado em detrimento do trabalho. Em princípio isso pode ser bem visto e considerado uma dedicação excepcional. Contudo, essa atitude compromete a saúde emocional e qualidade de vida. O problema é que quando esses aspectos da vida são prejudicados, o negócio também poderá sofrer consequências. Dessa maneira, se o gestor está visando o melhor para a empresa, é paradoxal deixar de cuidar de si mesmo. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Como a saúde emocional e qualidade de vida interferem no seu empreendimento?

Todo empreendedor é gestor de uma empresa, de modo que precisa lidar com certas ações próprias dessa função, como tomada de decisão e relações profissionais. Nesse contexto, ele deverá estar apto a tomar decisões sensatas e ser assertivo no trato com as pessoas.

Acontece que isso se torna impossível de praticar se a sua saúde emocional estiver abalada. Contudo, o próprio contexto de gerir um empreendimento pode dificultar essa manutenção. É recorrente ter que lidar com a pressão de ter um negócio, responsabilidades, cobranças e excesso de atividades.

Sendo assim, o empreendedor se torna vulnerável a ter problemas com a saúde emocional. Diante disso, investir impreterivelmente na qualidade de vida é uma saída segura para manter a mente saudável e o crescimento profissional em evolução.

Entenda o que é ter saúde emocional e qualidade de vida

Você provavelmente já sabe o que é qualidade de vida. Cuidar da saúde, ter atividades de lazer, descansar, conseguir manter uma organização das atividades são alguns de seus aspectos. São coisas corriqueiras que todos sabem o que é. Mas e saúde emocional, você entende o que isso significa?

Saúde emocional não é estar sempre feliz como se a vida fosse um mar de rosas. Isso é só uma ilusão. Quando falamos que a saúde emocional precisa ser cultivada, estamos falando de uma perspectiva bem mais amadurecida. Podemos dizer que saúde emocional é a capacidade de um indivíduo de administrar suas emoções e comportamentos.

Mas como alcançar essa saúde emocional?

Dicas para desenvolver a saúde emocional e ter mais qualidade de vida

Falando do assunto, cultivar a saúde emocional e qualidade de vida parecem coisas muito simples. Entretanto, todo mundo sabe que na prática não é bem assim. O que pode ajudar então? Algumas atitudes e hábitos poderão contribuir nesse sentido, tais como:

  • Primeiro de tudo: faça terapia. Ter uma pessoa com quem conversar e poder aliviar as tensões é sempre fundamental;

  • Organizar-se de modo a ter tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal;

  • Quando os problemas estiverem recorrentes e pesados, alivie-se e dê um tempo antes de tomar uma decisão;

  • Preste atenção em seu modo de pensar e agir, identifique padrões negativos e substitua-os por atitudes positivas;

  • Invista em sua autoestima, pratique exercícios, melhore a alimentação, cuide do seu corpo e a mente refletirá isso;

  • Encare o prazer como uma responsabilidade periódica para manter-se de pé, ativo e saudável;

  • Cuide da sua saúde física e mental, se a situação ficar complicada, sempre procure ajuda;

  • Delegue funções, terceirize, aceite ajuda, não carregue o mundo nas costas.

Agora você sabe a importância da saúde emocional e qualidade de vida para que você mantenha o desempenho nas atividades de gestão. Portanto, invista nisso e não espere que a falta desses elementos comprometa o sucesso da sua empresa! Como andam essas questões na sua vida? Compartilhe sua experiência com outros leitores nos comentários!

Comentários estão fechados