Home Vendas Como montar um site de vendas para a minha empresa?

Como montar um site de vendas para a minha empresa?

4 minutos lido
Comentários desativados em Como montar um site de vendas para a minha empresa?

Gestores atentos estão cientes que a concorrência para os mais diversos tipos de negócio não é mais apenas física. Por isso, saber como montar um site de vendas tem se tornado mais que uma curiosidade, mas uma necessidade para muitos deles.

A seguir, iremos demonstrar que as instruções sobre como montar um site de vendas envolvem mais do que a montagem da loja virtual. Elas estão relacionadas com ações de planejamento, o que para os gestores poderá ser o aspecto mais importante. Entenda abaixo!

Como montar um site de vendas: etapa off-line

Você provavelmente esperava que começássemos a instruir sobre o assunto falando de plataformas e outros termos próprios da internet, certo? Contudo, o primeiro passo e o mais importante por parte da gerência de uma empresa sobre como montar um site de vendas acontece off-line.

Trata-se da elaboração de um plano de negócios específico para a loja virtual. Isso é fundamental tanto se você mesmo for arriscar a montar o site, quanto se for terceirizar o serviço. Esse planejamento deverá conter os seguintes pontos:

1. Definição de produtos e serviços que serão oferecidos on-line, com base no público-alvo ou persona;

2. Projeção orçamentária dos recursos disponíveis para o investimento na loja virtual e custos dessa ação;

3. Definição do espaço físico no qual ocorrerão as ações relacionadas às vendas realizadas on-line;

4. Seleção e designação da equipe que será responsável pelo e-commerce, considerando inclusive as atividades necessárias que poderão ser terceirizadas;

5. Auxílio jurídico para assegurar que as atividades on-line da empresa estejam regulares, assim como para lidar com os direitos do consumidor específicos dessa modalidade de vendas;

6. Planejamento logístico com definição das regiões de entrega, prazos e prestadora de serviços de frete com seus respetivos valores;

7. Definição quanto às formas de pagamento que serão aceitas para a compra on-line.

Como você já deve estar pensando, cada um desses elementos precisa ser detalhado e avaliado estrategicamente. Afinal, é muito provável que quando você procura saber sobre como montar um site de vendas, queira ampliar os lucros da sua empresa e não acabar com prejuízos e problemas.

Quando o plano de negócios para a loja virtual estiver pronto, aí sim, é hora de criar o site de vendas literalmente.

Como criar um site de vendas: etapa on-line

Para ter a sua loja virtual concretizada, é preciso considerar em cada etapa on-line o plano de negócios previamente elaborado. A partir disso seguem-se três passos relativamente simples:

1. Registro de um domínio para o e-commerce, serviço oferecido por diferentes empresas como a LocaWeb e HostGator. Evite domínios gratuitos, como wix.com e afins, pois são vistos como pouco profissionais;

2. Escolha um servidor de hospedagem para o site de vendas, que ofereça um bom desempenho e interface amigável;

3. Escolha uma plataforma para o seu site de vendas, que proporcione a alternativa de um site responsivo em smartphones.

É comum encontrar plataformas para e-commerce que ofereçam também o servidor de hospedagem. Essas três etapas são bastante intuitivas e os próprios prestadores de serviços oferecem instruções específicas para o uso de suas plataformas e funcionalidades.

Contudo, o grande segredo sobre como montar um site de vendas profissional e eficiente é: que a empresa se responsabilize pela parte off-line e construa a loja on-line em conjunto com profissionais especializados na área. Assim, garante-se inclusive o seu funcionamento satisfatório.

Se você deseja continuar se informando sobre assuntos relevantes para o seu negócio, não deixe de seguir o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados