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O que todo empreendedor deve saber sobre gestão de marketing

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Uma gestão de marketing eficiente pode ser o ponto crítico quanto ao sucesso ou fracasso de um negócio. Alguns donos de empresa têm a ilusão de que isso só é verdade para grandes marcas. Contudo, o que ignoram é que as grandes marcas nem sempre foram o que são e, certamente, o marketing foi um dos elementos mais importantes para que chegassem onde chegaram.

É fato que o empreendedor não tem como assumir todos os setores do seu negócio, e isso nem é o ideal. No entanto, existem alguns conhecimentos fundamentais que ele deve ter, no mínimo, para nortear a equipe e as estratégias do empreendimento: a gestão de marketing é um desses conhecimentos.

A seguir vamos listar alguns pontos importantes que o empreendedor deve saber sobre a gestão de marketing, confira!

A gestão de marketing é inseparável da gestão de vendas

Seja qual for o seu produto ou serviço, é obrigatório que a sua empresa lide com as vendas de alguma maneira, certo? As vendas são fundamentais para a manutenção e sucesso de qualquer empreendimento.

O que muitos gestores desconhecem é que de nada adianta investir pesado nas vendas sem equilibrar esse investimento com o marketing. Na realidade, as vendas são um dos elementos previstos na gestão de marketing, a “ponta” estratégica dessa área.

Diante disso, se o seu negócio tiver uma gestão de marketing competente, as vendas fluirão melhor, inclusive no que se refere aos resultados posteriores a elas, como o relacionamento com o cliente e fidelização.

É importante escolher bem quem fará o marketing da empresa acontecer

Particularmente no caso de pequenas empresas, não se dispõe de recursos para ter uma enorme equipe de marketing trabalhando. Em contrapartida, a gestão de marketing exige uma série de ações e trabalhos que dificilmente podem ser feitos apenas por uma pessoa.

Há a necessidade de estudar o contexto de interesse da empresa, isto é, o mercado, a concorrência, os clientes e seus comportamentos. Segue-se a isso a necessidade de gerenciar e elaborar uma estratégia de marketing com base nessas informações. A partir disso, deve-se produzir os materiais necessários para chegar até os clientes.

Para além dessas ações ainda é preciso acompanhar cada trabalho, estabelecer indicadores e acompanhá-los, avaliar e reestruturar ações, fazer projetos pontuais em certas datas e conforme as necessidades da empresa, dentre outras atividades.

A fim de lidar com essa diversidade de demandas para o setor de marketing e vendas, o dono da empresa pode articular profissionais especializados trabalhando internamente com a contratação de serviços terceirizados em agências de marketing. Só o que não pode é deixar de fazer.

Para escolher bem pessoas que irão atuar com a gestão de marketing da empresa, uma dica é não se prender à formação oficial. Uma vez que o gestor tenha qualificação suficiente na área, saberá que os melhores profissionais para atuar nesse setor são os mais criativos, curiosos, atualizados, persistentes e dedicados.

Toda gestão de marketing precisa de uma boa estratégia e plano de ação

Se você ainda não tiver um planejamento estratégico, será impossível ter uma boa gestão de marketing. Isso porque essa gestão parte das informações da sua empresa e do contexto no qual ela está inserida.

O plano de marketing pegará as informações fundamentais da empresa e a partir dos conhecimentos próprios da área, irá apontar como ela deverá atuar para conquistar os clientes e o mercado. Diante disso, ele compreenderá alguns pontos como:

– Identificação de ameaças e oportunidades, forças e desafios conforme as informações estudadas no planejamento estratégico;

– Definição do público-alvo e persona base para direcionamento das estratégias de marketing;

– Elaboração de estratégias relacionadas a preço, promoção, público para o qual cada produto será direcionado e questões afins;

– Definição de indicadores fundamentais e plano de acompanhamento e avaliação.

Esses e outros elementos, que se mostrarem necessários conforme a realidade da empresa, é que farão a gestão de marketing acontecer e mostrar seu potencial. O gestor que domina essa área também domina o que diz respeito ao posicionamento da empresa, clientes, valor, lucro e competitividade.

Por isso, mais do que se tornar hábil para assegurar uma ótima gestão de marketing para a própria empresa, o gestor que se qualifica nessa área se torna mais competente e competitivo. Confira no site do IDEBRASIL o que você pode aprender em um curso rápido sobre marketing!

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